28 de fevereiro de 2024

Leituras da Missa

Primeira leitura: Jr 18,18-20

Naqueles dias, 18disseram eles: “Vinde para conspirarmos juntos contra Jeremias; um sacerdote não deixará morrer a lei; nem um sábio, o conselho; nem um profeta, a palavra. Vinde para o atacarmos com a língua, e não vamos prestar atenção a todas as suas palavras”. 19Atende-me, Senhor, ouve o que dizem meus adversários. 20Acaso pode-se retribuir o bem com o mal? Pois eles cavaram uma cova para mim. Lembra-te de que fui à tua presença, para interceder por eles e tentar afastar deles a tua ira.

Salmo responsorial: Sl 30(31),5-6.14.15-16 (R. 17b)

R. Salvai-me pela vossa compaixão, ó Senhor Deus!

5Retirai-me desta rede traiçoeira, *porque sois o meu refúgio protetor! 6Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, *porque vós me salvareis, ó Deus fiel! R.

14Ao redor, todas as coisas me apavoram; *ouço muitos cochichando contra mim; todos juntos se reúnem, conspirando *e pensando como vão tirar-me a vida. R.

15A vós, porém, ó meu Senhor, eu me confio, *e afirmo que só vós sois o meu Deus! 16Eu entrego em vossas mãos o meu destino; *libertai-me do inimigo e do opressor! R.

Evangelho: Mt 20,17-28

Naquele tempo, 17enquanto Jesus subia para Jerusalém, ele tomou os doze discípulos à parte e, durante a caminhada, disse-lhes: 18“Eis que estamos subindo para Jerusalém, e o Filho do Homem será entregue aos sumos sacerdotes e aos mestres da Lei. Eles o condenarão à morte 19e o entregarão aos pagãos para zombarem dele, para flagelá-lo e crucificá-lo. Mas no terceiro dia ressuscitará”. 20A mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com seus filhos e ajoelhou-se com a intenção de fazer um pedido. 21Jesus perguntou: “O que tu queres?” Ela respondeu: “Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda”. 22Jesus, então, respondeu-lhes: “Não sabeis o que estais pedindo. Por acaso podeis beber o cálice que eu vou beber?” Eles responderam: “Podemos”. 23Então Jesus lhes disse: “De fato, vós bebereis do meu cálice, mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou à minha esquerda. Meu Pai é quem dará esses lugares àqueles para os quais ele os preparou”. 24Quando os outros dez discípulos ouviram isso, ficaram irritados contra os dois irmãos. 25Jesus, porém, chamou-os e disse: “Vós sabeis que os chefes das nações têm poder sobre elas e os grandes as oprimem. 26Entre vós não deverá ser assim. Quem quiser tornar-se grande torne-se vosso servidor; 27quem quiser ser o primeiro seja vosso servo. 28Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor de muitos”.


Santos em destaque

Santas Marana e Cira, virgens (†séc. V). Viveram em silêncio num estreito recinto de um lugar ermo da Bereia, Síria, expostas às intempéries, recebendo os alimentos através de uma janela.

São Romão, abade (†463). Seguindo o exemplo dos antigos anacoretas, foi viver como eremita na região do Jura, França, e se tornou pai espiritual de muitos monges.

Beato Daniel Brottier, presbítero (†1936). Sacerdote francês da Congregação do Espírito Santo. Partiu
como missionário para o Senegal, mas teve de retornar por motivos de saúde à França, onde se dedicou à educação dos órfãos.

Beato Timóteo Trojanowski, presbítero e mártir (†1942). Religioso da Ordem dos Frades Menores Conventuais, foi preso e levado para o campo de concentração em Auschwitz, Polônia.

Beato Carlos Gnocchi, presbítero (†1956). Fundou em Milão, Itália, a obra “Fundação Pro Juventute”, hoje chamada Obra Don Gnocchi, para ajudar aos mutilados pela Guerra e aos filhos dos sobreviventes.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Próximas liturgias

31 de março de 2024

Domingo da Páscoa na Ressureição do Senhor Para os cristãos,...

30 de março de 2024

Sábado Santo Na mais sagrada e santa das noites, a...

29 de março de 2024

Sexta-feira da Paixão do Senhor No dia em que a...

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever