7 de dezembro de 2023

Memória de Santo Ambrósio

Santo Ambrósio, Bispo e doutor da Igreja. Nascido em Treves, Alemanha, em 340. Estudou direito e retórica em Roma, sendo depois nomeado governador do norte da Itália. Quando morreu o bispo de Milão, embora fosse apenas catecúmeno, o próprio povo o proclamou bispo. Foi um dos principais instrumentos da Providência para a conversão de Santo Agostinho.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 26,1-6

1Naquele dia, cantarão este canto em Judá: “Uma cidade fortificada é a nossa segurança; o Senhor cercou-a de muros e antemuro. 2Abri as suas portas, para que entre um povo justo, cumpridor da palavra, 3firme em seu propósito; e tu lhe conservarás a paz, porque confia em ti. 4Esperai no Senhor por todos os tempos, o Senhor é a rocha eterna. 5Ele derrubou os que habitam no alto, há de humilhar a cidade orgulhosa, deitando-a por terra até fazê-la beijar o chão. 6Hão de pisá-la os pés, os pés dos pobres, as passadas dos humildes”.

Salmo responsorial: Sl 117(118),1.8-9.19-21.25-27a (R. 26a)

R. Bendito é aquele que vem vindo em nome do Senhor! Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.

1Dai graças ao Senhor, porque ele é bom! *”Eterna é a sua misericórdia!” 8É melhor buscar refúgio no Senhor, *do que pôr no ser humano a esperança; 9é melhor buscar refúgio no Senhor, *do que contar com os poderosos deste mundo!” R.

19Abri-me vós, abri-me as portas da justiça; *quero entrar para dar graças ao Senhor! 20“Sim, esta é a porta do Senhor, *por ela só os justos entrarão!” 21Dou-vos graças, ó Senhor, porque me ouvistes *e vos tornastes para mim o Salvador! R.

25Ó Senhor, dai-nos a vossa salvação, *ó Senhor, dai-nos também prosperidade!” 26Bendito seja, em nome do Senhor, *aquele que em seus átrios vai entrando! Desta casa do Senhor vos bendizemos. * 27aQue o Senhor e nosso Deus nos ilumine! R.

Evangelho: Mt 7,21.24-27

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21“Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos Céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. 24Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. 25Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. 26Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. 27Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!”


Santos em destaque

Santo Atenodoro, mártir (†c. 304). Após suportar inúmeros suplícios por não renegar a Fé, foi condenado à pena capital durante as perseguições de Diocleciano na Síria.

São João, o Silencioso, Bispo (†558). Renunciou ao governo da diocese de Taxara, Armênia, para ingressar no mosteiro de São Sabas, na Palestina, onde viveu servindo humildemente seus irmãos.

Santa Fara, abadessa (†657). Religiosa beneditina, irmã de São Faron, Bispo de Meaux e São Cagnoaldo, Bispo de Laon. Eleita abadessa, presidiu o mosteiro por 36 anos.

Santa Maria Josefa Rossello, virgem (†1880). Fundou em Savona, Itália, o Instituto das Filhas de Nossa Senhora da Misericórdia, para instrução de meninas pobres.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

11 de dezembro de 2023

Segunda-feira da 2ª semana do Advento Memória facultativa de São Dâmaso I,...

10 de dezembro de 2023

Domingo da 2ª semana do Advento Leituras da Missa ...

9 de dezembro de 2023

Sábado da 1ª semana do Advento Memória facultativa de São...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever