Memória de Santo Ambrósio
Santo Ambrósio, Bispo e doutor da Igreja. Nascido em Treves, Alemanha, em 340. Estudou direito e retórica em Roma, sendo depois nomeado governador do norte da Itália. Quando morreu o bispo de Milão, embora fosse apenas catecúmeno, o próprio povo o proclamou bispo. Foi um dos principais instrumentos da Providência para a conversão de Santo Agostinho.
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura: Is 40,25-31
25“Com quem haveis de me comparar, e a quem seria eu igual?”, fala o Santo. 26Levantai os olhos para o alto e vede: quem criou tudo isto? Aquele que expressa em números o exército das estrelas e a cada uma chama pelo nome: tal é a grandeza e força e poder de Deus, que nenhuma delas falta à chamada. 27Então, por que dizes, Jacó, e por que falas, Israel: “Minha vida ocultou-se da vista do Senhor e meu julgamento escapa ao do meu Deus”? 28Acaso ignoras ou não ouviste? O Senhor é o Deus eterno que criou os confins da terra; ele não falha nem se cansa, insondável é sua sabedoria; 29ele dá coragem ao desvalido e aumenta o vigor do mais fraco. 30Cansam-se as crianças e param, os jovens tropeçam e caem, 31mas os que esperam no Senhor renovam suas forças, criam asas como as águias, correm sem se cansar, caminham sem parar.
Salmo responsorial: Sl 102(103),1-2.3-4.8.10 (R. 1a)
R. Bendize, ó minha alma ao Senhor.
1Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *e todo o meu ser, seu santo nome! 2Bendize, ó minha alma, ao Senhor, *não te esqueças de nenhum de seus favores! R.
3Pois ele te perdoa toda culpa, *e cura toda a tua enfermidade; 4da sepultura ele salva a tua vida *e te cerca de carinho e compaixão. R.
8O Senhor é indulgente, é favorável, *é paciente, é bondoso e compassivo. 10Não nos trata como exigem nossas faltas, *nem nos pune em proporção às nossas culpas. R.
Evangelho: Mt 11,28-30
Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Santos em destaque
Santo Atenodoro, mártir (†c. 304). Após suportar inúmeros suplícios por não renegar a Fé, foi condenado à pena capital durante as perseguições de Diocleciano na Síria.
São João, o Silencioso, Bispo (†558). Renunciou ao governo da diocese de Taxara, Armênia, para ingressar no mosteiro de São Sabas, na Palestina, onde viveu servindo humildemente seus irmãos.
Santa Fara, abadessa (†657). Religiosa beneditina, irmã de São Faron, Bispo de Meaux e São Cagnoaldo, Bispo de Laon. Eleita abadessa, presidiu o mosteiro por 36 anos.
Santa Maria Josefa Rossello, virgem (†1880). Fundou em Savona, Itália, o Instituto das Filhas de Nossa Senhora da Misericórdia, para instrução de meninas pobres.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online