16 de outubro de 2024

Quarta-feira da 28ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa de Santa Margarida Maria Alacoque, virgem. Aos 24 anos entrou no mosteiro da Visitação de Santa Maria, em Paray-le-Monial (França). Nosso Senhor lhe apareceu muitas vezes, pedindo que fosse dedicada uma festa ao seu Sagrado Coração. Foi o jesuíta São Cláudio de La Colombière, seu diretor espiritual, quem a apoiou na iniciativa de fazer públicos esse pedidos. Faleceu em 1690, aos 43 anos.

Santa Edwiges, religiosa. Duquesa da Silésia e da Polônia, tia de Santa Isabel da Hungria. Nasceu na Baviera, casou-se aos 12 anos e teve 7 filhos. Com seu marido, foi a advogada dos pobres e fundou o hospital de Wroclaw. Depois da morte do esposo e de 6 filhos, fez-se cisterciense no convento de Trzehnicz, onde era abadessa a sua única filha ainda viva. Faleceu em 1243.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Gl 5,18-25

Irmãos, 18se sois conduzidos pelo Espírito, então não estais sob o jugo da Lei. 19São bem conhecidas as obras da carne: fornicação, libertinagem, devassidão, 20idolatria, feitiçaria, inimizades, contendas, ciúmes, iras, intrigas, discórdias, facções, 21invejas, bebedeiras, orgias, e coisas semelhantes a estas. Eu vos previno, como aliás já o fiz: os que praticam essas coisas não herdarão o reino de Deus. 22Porém, o fruto do Espírito é: caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, lealdade, 23mansidão, continência. Contra estas coisas não existe lei. 24Os que pertencem a Jesus Cristo crucificaram a carne com suas paixões e seus maus desejos. 25Se vivemos pelo Espírito, procedamos também segundo o Espírito, corretamente.

Salmo responsorial: Sl 1,1-2.3.4 e 6 (R. cf. Jo 8,12)

R. Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida!

1Feliz é todo aquele que não anda *conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, *nem junto aos zombadores vai sentar-se; 2mas encontra seu prazer na lei de Deus *e a medita, dia e noite, sem cessar. R.

3Eis que ele é semelhante a uma árvore *que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, †e jamais as suas folhas vão murchar. *Eis que tudo o que ele faz vai prosperar, R.

4mas bem outra é a sorte dos perversos. †Ao contrário, são iguais à palha seca *espalhada e dispersada pelo vento. 6Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, *mas a estrada dos malvados leva à morte. R.

Evangelho: Lc 11,42-46

Naquele tempo, disse o Senhor: 42“Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. 43Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. 44Aí de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber”. 45Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!” 46Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo”.


Santos em destaque

São Longinos. Soldado romano que com sua lança atravessou o costado de Jesus Crucificado. Segundo a tradição, a linfa que fluiu do lado divino o curou de uma enfermidade ocular e o converteu.

São Galo, presbítero (†645). Educado por São Columbano no mosteiro de Bangor, Irlanda, propagou dedicadamente o Evangelho nessa região.

São Lulo de Magúncia, Bispo (†786). Companheiro de São Bonifácio na evangelização da Alemanha, foi por este ordenado Bispo.

Santo Anastácio, monge (†c. 1085). Sendo eremita na ilha de Tombelaine, perto de Mont-Saint-Michel, foi convidado por Santo Hugo a ingressar no mosteiro de Cluny. Faleceu em Pamiers, onde passou os últimos anos da sua vida em solidão.

São Bertrand de Comminges, Bispo (†1123). Bispo de Comminges, França, por nomeação de São Gregório VII. Dedicou-se à reforma da Igreja, instituiu na sua diocese a Ordem dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, reconstruiu a cidade e a catedral.

São Geraldo Majela, religioso (†1755). Irmão coadjutor redentorista italiano, santificou-se exercendo no convento as humildes funções de sacristão, jardineiro, porteiro, enfermeiro e alfaiate.

Beato Gerardo de Claraval, abade (†1177). Assassinado por um iníquo monge durante uma visita ao mosteiro de Igny, na região de Reims, França.

Beato Agostinho Thevarparampil, presbítero (†1973). Exerceu seu apostolado em Ramapuram, Índia, como pároco e trabalhou pela conversão de muitos fiéis, buscando forças diante do Santíssimo Sacramento.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...

20 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever