19 de junho de 2025

Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo

Ao criar o homem com necessidade de se alimentar, quis Deus estabelecer na nutrição o sustento da vida natural. Esta situação é imagem da vida da graça, cuja base também é um alimento celeste: a Eucaristia.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Gn 14,18-20

Naqueles dias, 18Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho e, como sacerdote do Deus altíssimo, 19abençoou Abrão, dizendo: “Bendito seja Abrão pelo Deus altíssimo, criador do céu e da terra! 20Bendito seja o Deus altíssimo, que entregou teus inimigos em tuas mãos!” E Abrão entregou-lhe o dízimo de tudo.

Salmo responsorial: Sl 109(110),1.2.3.4 (R. 4bc)

R. Tu és sacerdote eternamente * segundo a ordem do rei Melquisedec!

1Palavra do Senhor ao meu Senhor: *”Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus *como escabelo por debaixo de teus pés!” R.

2O Senhor estenderá desde Sião †vosso cetro de poder, pois Ele diz: *”Domina com vigor teus inimigos; R.

3tu és príncipe desde o dia em que nasceste; †na glória e esplendor da santidade, *como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!” R.

4Jurou o Senhor e manterá sua palavra: †”Tu és sacerdote eternamente, *segundo a ordem do rei Melquisedec!” R.

Segunda leitura: 1Cor 11,23-26

Irmãos, 23o que eu recebi do Senhor, foi isso que eu vos transmiti: na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão 24e, depois de dar graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo, que é dado por vós. Fazei isto em minha memória”. 25Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: “Este cálice é a Nova Aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória”. 26Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha.

Evangelho: Lc 9,11b-17

Naquele tempo, 11Jesus acolheu as multidões, falava-lhes sobre o Reino de Deus e curava todos os que precisavam. 12A tarde vinha chegando. Os doze apóstolos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Despede a multidão, para que possa ir aos povoados e campos vizinhos procurar hospedagem e comida, pois estamos num lugar deserto”. 13Mas Jesus disse: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Eles responderam: “Só temos cinco pães e dois peixes. A não ser que fôssemos comprar comida para toda essa gente”. 14Estavam ali mais ou menos cinco mil homens. Mas Jesus disse aos discípulos: “Mandai o povo sentar-se em grupos de cinquenta”. 15Os discípulos assim fizeram, e todos se sentaram. 16Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os e os deu aos discípulos para distribuí-los à multidão. 17Todos comeram e ficaram satisfeitos. E ainda foram recolhidos doze cestos dos pedaços que sobraram.


Santos em destaque

São Romualdo, abade (†1027). Anacoreta e fundador da Ordem dos Camaldulenses. Nascido de nobre família ducal de Ravena, recolheu-se a um mosteiro beneditino onde se consolidou sua vocação  para a vida eremítica.

Santa Juliana Falconieri, virgem (†c. 1341). Fundou em Florença, Itália, o instituto das Irmãs da Ordem dos Servos de Maria, denominadas “Mantelatas” por causa de seu hábito religioso.

Santos Remígio Isoré e Modesto Andlauer, mártires (†1900). Presbíteros da Companhia de Jesus mortos durante a rebelião dos boxers na província de Hebei, China.

Beato Gerlando, religioso (†c. 1271). Cavaleiro da Ordem de São João de Jerusalém, protetor das viúvas e dos órfãos.

Beata Miquelina, viúva (†1356). Ingressou na Ordem Terceira Franciscana, em Pesaro (Itália), vendeu  todos os seus bens, deu o dinheiro aos pobres e dedicou-se a uma vida de oração.

Beato Tomás Woodhouse, sacerdote e mártir (†1573). Jesuíta que ficou encarcerado durante onze anos e foi levado ao patíbulo em Tyburn, Inglaterra, no reinado de Isabel I.

Beata Helena Aiello, virgem (†1961). Fundou em Cosenza, Itália, a Congregação das Irmãs Mínimas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

4 de julho de 2025

Sexta-feira da 13ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

3 de julho de 2025

Festa de São Tomé, Apóstolo Quando os discípulos lhe anunciaram...

2 de julho de 2025

Quarta-feira da 13ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever