18 de junho de 2024

Terça-feira da 11ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Rs 21,17-29

Após a morte de Nabot, 17a palavra do Senhor foi dirigida a Elias, o tesbita, nestes termos: 18“Levanta-te e desce ao encontro de Acab, rei de Israel, que reina em Samaria. Ele está na vinha de Nabot, aonde desceu para dela tomar posse. 19Isto lhe dirás: ‘Assim fala o Senhor: Tu mataste e ainda por cima roubas!’ E acrescentarás: ‘Assim fala o Senhor: No mesmo lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabot, lamberão também o teu'”. 20Acab disse a Elias: “Afinal encontraste-me, ó meu inimigo?” Elias respondeu: “Sim, eu te encontrei. Porque te vendeste para fazer o que desagrada ao Senhor, 21farei cair sobre ti a desgraça: varrerei a tua descendência, exterminando todos os homens da casa de Acab, escravos ou livres em Israel. 22Farei com a tua família como fiz com as famílias de Jeroboão, filho de Nabat, e de Baasa, filho de Aías, porque provocaste a minha ira e fizeste Israel pecar. 23Também a respeito de Jezabel o Senhor pronunciou uma sentença: ‘Os cães devorarão Jezabel no campo de Jezrael. 24Os da família de Acab que morrerem na cidade, serão devorados pelos cães, e os que morrerem no campo, serão comidos pelas aves do céu'”. 25Não houve ninguém que se tenha vendido como Acab, para fazer o que desagrada ao Senhor, porque a isto o incitava sua mulher Jezabel. 26Portou-se de modo abominável, seguindo os ídolos dos amorreus que o Senhor tinha expulsado diante dos filhos de Israel. 27Quando Acab ouviu estas palavras, rasgou as vestes, pôs um cilício sobre a pele e jejuou. Dormia envolto num pano de penitência e andava abatido. 28Então a palavra do Senhor foi dirigida a Elias, o tesbita, nestes termos: 29“Viste como Acab se humilhou diante de mim? Já que ele assim procedeu, não o castigarei durante a sua vida, mas nos dias de seu filho enviarei a desgraça sobre a sua família”.

Salmo responsorial: Sl 50(51),3-4.5-6a.11 e 16 (R. cf. 3a)

R. Misericórdia, ó Senhor, porque pecamos!

3Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! *Na imensidão de vosso amor, purificai-me! 4Lavai-me todo inteiro do pecado, *e apagai completamente a minha culpa! R.

5Eu reconheço toda a minha iniquidade, *o meu pecado está sempre à minha frente. 6aFoi contra vós, só contra vós, que eu pequei, *e pratiquei o que é mau aos vossos olhos! R.

11Desviai o vosso olhar dos meus pecados *e apagai todas as minhas transgressões! 16Da morte como pena, libertai-me, *e minha língua exaltará vossa justiça! R.

Evangelho: Mt 5,43-48

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.


Santos em destaque

São Leôncio, soldado (†séc. IV). Soldado que obteve em Trípoli, Líbano, a palma do martírio por causa das terríveis torturas sofridas na prisão.

Sanos Ciríaco e Paula, mártires (†séc. IV). Lapidados na África, durante a perseguição do Imperador Diocleciano.

Santo Amando, Bispo (†séc. V). Bispo de Bordeaux, França. Instruiu na doutrina cristã e batizou São Paulino de Nola.

São Calógero, eremita (†séc. V).Viveu como anacoreta nas proximidades de Sciacca, Itália.

São Gregório Barbarigo, Bispo (†1697). Generoso com todos e severo consigo mesmo, empenhou-se na formação do clero, ensinou catecismo às crianças e abriu várias escolas na sua Diocese de Pádua, Itália.

Santa Isabel, virgem (†1164). Superiora do mosteiro beneditino de Schönau, Alemanha.

Beata Hossana Andreasi, virgem (†1505). Religiosa dominicana de Mântua, Itália, que conseguiu unir com sabedoria a  contemplação das coisas divinas com os trabalhos e o exercício das boas obras.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

28 de junho de 2024

Memória de Santo Irineu Bispo e mártir (†202). Memória obrigatória....

27 de junho de 2024

Quinta-feira da 12ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

26 de junho de 2024

Quarta-feira da 12ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever