19 de outubro de 2025

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ex 17,8-13

Naqueles dias, 8os amalecitas vieram atacar Israel em Rafidim. 9Moisés disse a Josué: “Escolhe alguns homens e vai combater contra os amalecitas. Amanhã estarei, de pé, no alto da colina, com a vara de Deus na mão”. 10Josué fez o que Moisés lhe tinha mandado e combateu os amalecitas. Moisés, Aarão e Ur subiram ao topo da colina. 11E, enquanto Moisés conservava a mão levantada, Israel vencia; quando abaixava a mão, vencia Amalec. 12Ora, as mãos de Moisés tornaram-se pesadas. Pegando então uma pedra, colocaram-na debaixo dele para que se sentasse, e Aarão e Ur, um de cada lado, sustentavam as mãos de Moisés. Assim, suas mãos não se fatigaram até o pôr do sol, 13e Josué derrotou Amalec e sua gente a fio de espada.

Salmo responsorial: Sl 120(121),1-2.3-4.5-6.7-8 (R. cf. 2)

R. Do Senhor é que me vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra.

1Eu levanto os meus olhos para os montes: *de onde pode vir o meu socorro? 2“Do Senhor é que me vem o meu socorro, *do Senhor que fez o céu e fez a terra!” R.

3Ele não deixa tropeçarem os meus pés,*e não dorme quem te guarda e te vigia. 4Oh! não! ele não dorme nem cochila,*aquele que é o guarda de Israel! R.

5O Senhor é o teu guarda, o teu vigia,*é uma sombra protetora à tua direita. 6Não vai ferir-te o sol durante o dia,*nem a lua através de toda a noite. R.

7O Senhor te guardará de todo o mal,*ele mesmo vai cuidar da tua vida! 8Deus te guarda na partida e na chegada.*Ele te guarda desde agora e para sempre! R.

Segunda leitura: 2Tm 3,14-4,2

Caríssimo, 14permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade; tu sabes de quem o aprendeste. 15Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras: elas têm o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus. 16Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar, para argumentar, para corrigir e para educar na justiça, 17a fim de que o homem de Deus seja perfeito e qualificado para toda boa obra. 4,1Diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de vir a julgar os vivos e os mortos, e em virtude da sua manifestação gloriosa e do seu Reino, eu te peço com insistência: 2proclama a Palavra, insiste oportuna ou importunamente, argumenta, repreende, aconselha, com toda a paciência e doutrina.

Evangelho: Lc 18,1-8

Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre e nunca desistir, dizendo: 2“Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ 4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus e não respeito homem algum. 5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha a agredir-me!’” 6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do Homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?”


Santos em destaque

São Joel, profeta. Anunciou o grande “Dia do Senhor” e o mistério da efusão do seu Espírito sobre os homens, que a majestade divina Se dignou realizar admiravelmente em Cristo, no dia de Pentecostes.

São Varo, mártir (†307). Soldado egípcio que, ao visitar seis santos eremitas cristãos na prisão, foi encarcerado junto com eles e sofreu terríveis torturas.

Santa Fridesvida, virgem (†1257). Abandonou a vida de corte e passou a ser abadessa em Oxford, Inglaterra.

Santos Lucas Afonso Gorda, sacerdote e Mateus Kohioye, religioso, mártires (†1634). Dominicanos intrépidos pregadores do Evangelho nas Filipinas e no Japão onde sofreram o  martírio.

Santos João Brébeuf, Isaac Jogues, presbíteros, e companheiros, mártires (†1649).

São Paulo da Cruz, sacerdote (†1775). Fundador dos Passionistas, Congregação da Paixão de Jesus Cristo.

Beato Tomás Hélye, presbítero (†1595). Sacerdote da diocese de Coutances, na Normandia. Exercia seu ministério durante o dia e dedicava à oração e à penitência as horas da noite.

Beata Inês de Jesus Galand, virgem (†1634). Priora do mosteiro dominicano de Langeac (França). Vítima de calúnias e invejas, ofereceu esses sofrimentos a Deus pela formação dos sacerdotes na França.

Beato Jorge Popieluzko, presbítero e mártir (†1984). Sacerdote da diocese de Varsóvia, assassinado em Wloclawek, Polônia, por defender a Fé.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

14 de outubro de 2025

Terça-feira da 28ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

13 de outubro de 2025

Segunda-feira da 28ª semana do Tempo Comum Leituras da...

12 de outubro de 2025

Solenidade de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever