21 de junho de 2024

Memória de São Luís Gonzaga

São Luís Gonzaga, (†1591). Religioso jesuíta. Herdeiro do Marquês de Castiglione, aos 10 anos decidiu consagrar-se a Deus e fez voto de castidade. Rezando a Nossa Senhora do Bom Conselho, sentiu-se chamado a ser jesuíta. Renunciou ao marquesado em favor de seu irmão e entrou no noviciado da Companhia de Jesus, tendo como diretor espiritual São Roberto Belarmino. Já sonhava com as missões e o martírio, quando uma terrível peste irrompeu em Roma, em 1591. Os jesuítas abriram um hospital para socorrer as infelizes vítimas. Atendendo aos doentes, São Luís foi contagiado e morreu pouco depois.

Leituras da Missa

Primeira leitura: 2Rs 11,1-4.9-18.20

Naqueles dias, 1Quando Atália, mãe de Ocozias, soube que o filho estava morto, pôs-se a exterminar toda a família real. 2Mas Josaba, filha do rei Jorão e irmã de Ocozias, raptou o filho dele, Joás, do meio dos filhos do rei, que iriam ser massacrados, e colocou-o, com sua ama, no quarto de dormir. Assim, escondeu-o de Atália e ele não foi morto. 3E ele ficou seis anos com ela, escondido no templo do Senhor, enquanto Atália reinava no país. 4No sétimo ano, Joiada mandou chamar os centuriões dos quereteus e da escolta, e introduziu-os consigo no templo do Senhor. Fez com eles um contrato, mandou que prestassem juramento no templo do Senhor e mostrou-lhes o filho do rei. 9Os centuriões fizeram tudo o que o sacerdote Joiada lhes tinha ordenado. Cada um reuniu seus homens, tanto os que entravam de serviço no sábado, como os que saíam. Vieram para junto do sacerdote Joiada, 10e este entregou aos centuriões as lanças e os escudos de Davi, que estavam no templo do Senhor. 11Em seguida, os homens da escolta, de armas na mão, tomaram posição a partir do lado direito do templo até ao esquerdo, entre o altar e o templo, em torno do rei. 12Então Joiada apresentou o filho do rei, cingiu-o com o diadema e entregou-lhe o documento da Aliança. E proclamaram-no rei, deram-lhe a unção e, batendo palmas, aclamaram: “Viva o rei!” 13Ouvindo os gritos do povo, Atália veio em direção da multidão no templo do Senhor. 14Quando viu o rei de pé sobre o estrado, segundo o costume, os chefes e os trombeteiros do rei junto dele, e todo o povo do país exultando de alegria e tocando as trombetas, Atália rasgou suas vestes e bradou: “Traição! Traição!” 15Então o sacerdote Joiada ordenou aos centuriões que comandavam a tropa: “Levai-a para fora do recinto do templo e, se alguém a seguir, seja morto à espada”. Pois o sacerdote havia dito: “Não seja morta dentro do templo do Senhor”. 16Agarraram-na e levaram-na aos empurrões pelo caminho da porta dos Cavalos até ao palácio, e ali foi morta. 17Em seguida, Joiada fez uma aliança entre o Senhor, o rei e o povo, pela qual este se comprometia a ser o povo do Senhor. Fez também uma aliança entre o rei e o povo. 18Todo o povo do país dirigiu-se depois ao Templo de Baal e demoliu-o. Destruíram totalmente os altares e as imagens e mataram Matã, sacerdote de Baal, diante dos altares. E o sacerdote Joiada pôs guardas na casa do Senhor. 20Todo o povo do país o festejou e a cidade manteve-se calma.

Salmo responsorial: Sl 131(132),11.12.13-14.17-18 (R. 13)

R. O Senhor preferiu Jerusalém por sua morada.

11O Senhor fez a Davi um juramento, *uma promessa que jamais renegará: “Um herdeiro que é fruto do teu ventre *colocarei sobre o trono em teu lugar! R.

12Se teus filhos conservarem minha Aliança *e os preceitos que lhes dei a conhecer, os filhos deles igualmente hão de sentar-se *eternamente sobre o trono que te dei!” R.

13Pois o Senhor quis para si Jerusalém *e a desejou para que fosse sua morada: 14“Eis o lugar do meu repouso para sempre, *eu fico aqui: este é o lugar que preferi!” R.

17“De Davi farei brotar um forte Herdeiro, *acenderei ao meu Ungido uma lâmpada. 18Cobrirei de confusão seus inimigos, *mas sobre ele brilhará minha coroa!” R.

Evangelho: Mt 6,19-23

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 19“Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. 22O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23Se o teu olho está doente, todo o teu corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão”.


Santos em destaque

São Meveno (ou Mévio), abade (†séc. VI). Tendo nascido no País de Gales, se recolheu numa floresta da Bretanha. Fundou na atual comuna de Saint-Meén-le-Grand, França, o mosteiro que hoje leva o seu nome.

São Leufredo, abade (†738). Fundou em Évreux, França, a Abadia da Santa Cruz e a regeu por quase quarenta e oito anos.

São Rodolfo de Bourges, Bispo (†866). Abade beneditino eleito Bispo de Bourges, França. Demonstrou grande solicitude pelo aperfeiçoamento do clero.

São Raimundo de Barbastro, Bispo (†1126). Era cônego regular da Igreja de São Saturnino em Toulouse, França, quando foi nomeado Bispo de Barbastro-Roda, Espanha.

São João Rigby, mártir (†1600). Jovem leigo arrestado e executado em Londres, durante o reinado de Elizabeth I da Inglaterra por ter se reconciliado com a Igreja.

São José Isabel Flores, presbítero e mártir (†1927). Capelão de Matatlán, México, degolado durante as perseguições religiosas, em Zapotlanejo.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

23 de janeiro de 2025

Quinta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Leituras da...

22 de janeiro de 2025

Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memória Facultativa de...

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever