22 de junho de 2023

Quinta-feira da 11ª semana do Tempo Comum

Memórias facultativas de São João Fisher, Bispo, e São Tomás Moro, mártires (†1535). O primeiro foi bispo de Rochester e cardeal; o segundo, chanceler do Reino e homem de inabalável Fé. Ambos foram decapitados por se oporem ao divórcio do Rei Henrique VIII, da Inglaterra. E São Paulino de Nola, Bispo (†431). De nobre família romana, foi nomeado cônsul e governador em Campânia. Convertido por Santo Ambrósio e Santo Agostinho, abandonou carreira e riquezas pelo ideal evangélico, retirando-se à vida eremítica em Nola, onde posteriormente foi nomeado Bispo.

Leituras da Missa

Primeira leitura: 2Cor 11,1-11

Irmãos, 1oxalá pudésseis suportar um pouco de insensatez da minha parte. Na verdade, vós me suportais. 2Sinto por vós um amor ciumento, semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura. 3Porém, receio que, como Eva foi enganada pela esperteza da serpente, também vossos pensamentos se corrompam, afastando-se da simplicidade e pureza devidas a Cristo. 4De fato, se aparece alguém pregando outro Jesus, que nós não pregamos, ou prometendo um outro Espírito, que não recebestes, ou anunciando um outro Evangelho, que não acolhestes, vós o suportais de bom grado. 5No entanto, entendo que em nada sou inferior a esses “super-apóstolos”! 6Mesmo que eu seja inábil na arte de falar, não o sou quanto à ciência: eu vo-lo tenho demonstrado em tudo e de todas as maneiras. 7Acaso cometi algum pecado pelo fato de vos ter anunciado o Evangelho de Deus gratuitamente, humilhando-me a mim mesmo para vos exaltar? 8Para vos servir, despojei outras Igrejas, delas recebendo o meu sustento. 9E, quando, estando entre vós, tive alguma necessidade, não fui pesado a ninguém, pois os irmãos vindos da Macedônia supriram as minhas necessidades. Em todas as circunstâncias, cuidei – e cuidarei ainda – de não ser pesado a vós. 10Tão certo como a verdade de Cristo está em mim, essa minha glória não me será arrebatada nas regiões da Acaia. 11E por quê? Será porque eu não vos amo? Deus o sabe!

Salmo responsorial: Sl 110(111), 1-2.3-4.7-8 (R. 7a)

R. Vossas obras, ó Senhor, são verdade e são justiça. Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 1Eu agradeço a Deus de todo o coração *junto com todos os seus justos reunidos! 2Que grandiosas são as obras do Senhor, *elas merecem todo o amor e admiração! R.

3Que beleza e esplendor são os seus feitos! *Sua justiça permanece eternamente! 4O Senhor bom e clemente nos deixou *a lembrança de suas grandes maravilhas. R.

7Suas obras são verdade e são justiça, *seus preceitos, todos eles, são estáveis, 8confirmados para sempre e pelos séculos, *realizados na verdade e retidão. R.

Evangelho: Mt 6,7-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. 8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 13E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. 14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.


Santos em destaque

São Flávio Clemente, mártir (†96). Cônsul romano, martirizado por recusar-se a adorar os deuses pagãos, durante a perseguição de Domiciano.

Santo Albano da Inglaterra, mártir (†c. 287). Soldado pagão convertido pelo exemplo e ensinamentos de um sacerdote que alojara em sua casa. Morreu decapitado após sofrer atrozes torturas.

Santo Eusébio de Samósata, Bispo e mártir (†379). Morto ao ser golpeado na cabeça com uma telha lançada por uma mulher ariana, enquanto visitava os fiéis de Dülük, Turquia.

São Nicetas, Bispo (†c. 414). Bispo de Remesiana, atual Sérvia, evangelizou assiduamente os bárbaros, transformando-os em ovelhas de Cristo conduzidas ao redil da paz.

Beato Inocêncio V, Papa (†1276). Depois de haver recebido o hábito dominicano e ensinado teologia em Paris, foi  nomeado Bispo de Lyon e mais tarde eleito Papa. Nos quatro meses que durou seu pontificado, empenhou-se em unir à Sé Romana as igrejas separadas.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

31 de março de 2024

Domingo da Páscoa na Ressureição do Senhor Para os cristãos,...

30 de março de 2024

Sábado Santo Na mais sagrada e santa das noites, a...

29 de março de 2024

Sexta-feira da Paixão do Senhor No dia em que a...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever