23 de junho de 2022

Solenidade da Natividade de São João Batista – (antecipada este ano)

São João Batista. Precursor do Messias. Ainda no claustro materno, São João Batista recebeu o Espírito Santo e exultou de alegria quando ouviu a saudação da Virgem Maria à sua mãe, Santa Isabel.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 49,1-6

1Nações marinhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção: o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome; 2fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim uma flecha aguçada, escondida em sua aljava, 3e disse-me: ‘Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado’. 4E eu disse: ‘Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente; entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus me dará recompensa’. 5E agora diz-me o Senhor – ele que me preparou desde o nascimento para ser seu Servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória. 6Disse ele: ‘Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra’.

Salmo responsorial: Sl 138(139), 1-3.13-14ab.14c-15 (R. 14a)
R. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!

1Senhor, vós me sondais e conheceis, + 2sabeis quando me sento ou me levanto; * de longe penetrais meus pensamentos; 3percebeis quando me deito e quando eu ando, * os meus caminhos vos são todos conhecidos. R.

13Fostes vós que me formastes as entranhas, * e no seio de minha mãe vós me tecestes. 14aEu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, * 14bporque de modo admirável me formastes! R.

14cAté o mais íntimo, Senhor me conheceis; * 15nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis, quando eu era modelado ocultamente, *
era formado nas entranhas subterrâneas. R.

Segunda leitura: At 13,22-26

Naqueles dias, Paulo disse: 22Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade’. 23Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus. 24Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 25Estando para terminar sua missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele, do qual nem mereço desamarrar as sandálias’. 26Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação.

Evangelho: Lc 1,57-66.80

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe porém disse: ‘Não! Ele vai chamar-se João.’ 61Os outros disseram: ‘Não existe nenhum parente teu com esse nome!’ 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: ‘João é o seu nome.’ 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judéia. 66E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: ‘O que virá a ser este menino?’ De fato, a mão do Senhor estava com ele.


Santos em destaque

Santa Ediltrudis, abadessa (†679). Filha de rei e ela mesma rainha da Northumbria, Inglaterra, fez-se religiosa no mosteiro Eliense.

São Bílio, Bispo e mártir (†c. 914). Segundo a tradição, foi morto pelos normandos quando saquearam a cidade de Vannes, França.

São Tomás Garnet, presbítero e mártir (†1608). Sacerdote jesuíta inglês, executado no reinado de Jaime I da Inglaterra.

São José Cafasso, presbítero (†1860). Dedicou-se à formação espiritual e cultural dos futuros clérigos e a reconciliar com Deus os condenados à morte, em Turim, Itália.

Beata Maria de Oignies, viúva (†1213). Sendo ainda jovem, com o consenso do seu esposo, renunciou ao mundo e dedicou-se às obras de misericórdia. Fundou e regulamentou o instituto das beguinas.

Beato Pedro Tiago de Pêsaro, presbítero (†c. 1496). Religioso da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho falecido no Êremo de São Nicolau de Valmanente, junto a Pesaro, Itália.

Beata Maria Rafaela Cimatti, virgem (†1945). Religiosa da Congregação das Irmãs da Misericórdia para os Enfermos, demonstrou grande caridade na assistência aos doentes e aos pobres.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior22 de junho de 2022
Próximo artigo24 de junho de 2022

Próximas liturgias

4 de julho de 2022

Segunda-feira da 14ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

5 de julho de 2022

Terça-feira da 14ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

6 de julho de 2022

Quarta-feira da 14ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...
Artigo anterior22 de junho de 2022
Próximo artigo24 de junho de 2022

Redes sociais

1,600,460FãsCurtir
103,000SeguidoresSeguir
8,500SeguidoresSeguir
253,000InscritosInscrever