24 de junho de 2023

Solenidade da Natividade de São João Batista

São João Batista. Precursor do Messias. Ainda no claustro materno, São João Batista recebeu o Espírito Santo e exultou de alegria quando ouviu a saudação da Virgem Maria à sua mãe, Santa Isabel.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 49,1-6

1Nações marinhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção: o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome; 2fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim uma flecha aguçada, escondida em sua aljava, 3e disse-me: ‘Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado’. 4E eu disse: ‘Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente; entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus me dará recompensa’. 5E agora diz-me o Senhor – ele que me preparou desde o nascimento para ser seu Servo – que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória. 6Disse ele: ‘Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra’.

Salmo responsorial: Sl 138(139), 1-3.13-14ab.14c-15 (R. 14a)
R. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!

1Senhor, vós me sondais e conheceis, + 2sabeis quando me sento ou me levanto; * de longe penetrais meus pensamentos; 3percebeis quando me deito e quando eu ando, * os meus caminhos vos são todos conhecidos. R.

13Fostes vós que me formastes as entranhas, * e no seio de minha mãe vós me tecestes. 14aEu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, * 14bporque de modo admirável me formastes! R.

14cAté o mais íntimo, Senhor me conheceis; * 15nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis, quando eu era modelado ocultamente, *
era formado nas entranhas subterrâneas. R.

Segunda leitura: At 13,22-26

Naqueles dias, Paulo disse: 22Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade’. 23Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus. 24Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel. 25Estando para terminar sua missão, João declarou: ‘Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele, do qual nem mereço desamarrar as sandálias’. 26Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação.

Evangelho: Lc 1,57-66.80

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe porém disse: ‘Não! Ele vai chamar-se João.’ 61Os outros disseram: ‘Não existe nenhum parente teu com esse nome!’ 62Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse. 63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: ‘João é o seu nome.’ 64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judéia. 66E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: ‘O que virá a ser este menino?’ De fato, a mão do Senhor estava com ele.


Santos em destaque

São Goardo, Bispo e mártir (†843). Morto pelos normandos, juntamente com muitos fiéis, quando celebrava uma Missa solene na Catedral de Nantes.

São Teodgaro, presbítero (†c. 1065). Missionário que construiu em Vestervig, Dinamarca, a primeira igreja de madeira da região.

São José Yuan Zaide (†1817). Presbítero cruelmente estrangulado por ódio à Fé na província chinesa de Sichuan.

Santa Maria de Guadalupe García Zavala, virgem (†1963). Cofundadora da Congregação das Servas de Santa Margarida Maria e dos Pobres, em Guadalajara, México, canonizada em 12 de maio último.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

31 de março de 2024

Domingo da Páscoa na Ressureição do Senhor Para os cristãos,...

30 de março de 2024

Sábado Santo Na mais sagrada e santa das noites, a...

29 de março de 2024

Sexta-feira da Paixão do Senhor No dia em que a...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever