25 de junho de 2024

Terça-feira da 12ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: 2Rs 19,9b-11.14-21.31-35a.36

Naqueles dias, 9bSenaquerib, rei da Assíria, enviou de novo mensageiros a Ezequias para dizer-lhe: 10“Não te seduza o teu Deus, em quem confias, pensando: ‘Jerusalém não será entregue nas mãos do rei dos assírios’. 11Porque tu mesmo tens ouvido o que os reis da Assíria fizeram a todas as nações e como as devastaram. Só tu te vais salvar?” 14Ezequias tomou a carta da mão dos mensageiros e leu-a. Depois subiu ao templo do Senhor, estendeu a carta diante do Senhor 15e, na presença do Senhor, fez a seguinte oração: “Senhor, Deus de Israel, que estás sentado sobre os querubins! Tu és o único Deus de todos os reinos da terra. Tu fizeste o céu e a terra. 16Inclina o teu ouvido, Senhor e ouve. Abre, Senhor, os teus olhos e vê. Ouve todas as palavras de Senaquerib, que mandou emissários para insultar o Deus vivo. 17É verdade, Senhor, que os reis da Assíria devastaram as nações e seus territórios; 18lançaram os seus deuses ao fogo, porque não eram deuses, mas obras das mãos dos homens, de madeira e pedra, por isso os puderam destruir. 19Mas agora, Senhor, nosso Deus, livra-nos de suas mãos, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus”. 20Então Isaías, filho de Amós, mandou dizer a Ezequias: “Assim fala o Senhor, Deus de Israel: Ouvi a prece que me dirigiste a respeito de Senaquerib, rei da Assíria. 21Eis o que o Senhor disse dele: ‘A virgem filha de Sion despreza-te e zomba de ti. A filha de Jerusalém meneia a cabeça nas tuas costas. 31Pois um resto sairá de Jerusalém, e sobreviventes, do monte Sião. Eis o que fará o zelo do Senhor Todo-poderoso’. 32Por isso, assim diz o Senhor acerca do rei da Assíria: ‘Ele não entrará nesta cidade, nem lançará nenhuma flecha contra ela, nem a assaltará com escudo, nem a cercará com trincheira alguma. 33Pelo caminho, por onde veio, há de voltar, e não entrará nesta cidade, diz o Senhor. 34Protegerei esta cidade e a salvarei em atenção a mim mesmo e ao meu servo Davi'”. 35aNaquela mesma noite, saiu o Anjo do Senhor e exterminou no acampamento assírio cento e oitenta e cinco mil homens. 36Senaquerib, rei da Assíria, levantou acampamento e partiu. Voltou para Nínive e aí permaneceu.

Salmo responsorial: Sl 47(48),2-3a.3b-4.10-11 (R. cf. 9d)

R. O Senhor estabelece sua cidade para sempre.

2Grande é o Senhor e muito digno de louvores *na cidade onde ele mora; 3aseu Monte santo, esta colina encantadora *é a alegria do universo. R.

bMonte Sião, no extremo norte situado, *és a mansão do grande Rei! 4Deus revelou-se em suas fortes cidadelas *um refúgio poderoso. R.

10Recordamos, Senhor Deus, vossa bondade *em meio ao vosso templo; 11com vosso nome vai também vosso louvor *aos confins de toda a terra. R.

Evangelho: Mt 7,6.12-14

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6“Não deis aos cães as coisas santas, nem atireis vossas pérolas aos porcos; para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem. 12Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas. 13Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! 14Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram”!


Santos em destaque

São Máximo de Turim, Bispo, séc. V.

São Próspero de Aquitânia, monge (†c.e 463). Combateu com energia os hereges semipelagianos. É autor de várias obras de teologia, muitas delas para defender a doutrina agostiniana sobre a graça e o dom da perseverança. Foi chanceler de São Leão Magno.

Santo Adalberto, Diácono e abade (†séc. VIII). Discípulo de São Wilibrordo, ajudou-o a evangelizar a região de Egmond, Holanda.

Santa Eurósia, virgem e mártir (†714). Princesa da Boêmia, casada com o herdeiro de Aragão e Navarra, morreu confessando a Fé.

São Salomão, mártir (†874). Enquanto foi rei da Bretanha, ampliou os mosteiros, instituiu sedes episcopais e manteve a justiça. Mas, tendo abdicado, foi cegado e morto dentro de uma igreja por seus inimigos.

São Guilherme de Vercelli, abade (†1142). Grande apóstolo da vida de oração e contemplação, fundou numerosos mosteiros na Itália meridional. Morreu em Goleto.

São João de Espanha, monge (†1160). Nascido na Espanha, foi fundador e primeiro prior da Cartuxa
de Le Reposoir, Suíça. A pedido de Santo Anselmo, superior geral, iniciou o ramo feminino.

Beata Doroteia de Montau, viúva (†1394). Após a morte do marido, encerrou-se numa cela construída junto à parede da Catedral de Marienwerder, atual Polônia, dedicando-se à oração e à penitência.

Beata Maria Lhuillier, virgem e mártir (†1794). Religiosa das Irmãs Hospitaleiras da Misericórdia decapitada em Laval, França, durante a Revolução Francesa por sua fidelidade à Igreja nos votos religiosos.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

20 de abril de 2025

Domingo da Páscoa na Ressureição do Senhor Para os cristãos,...

19 de abril de 2025

Sábado Santo Na mais sagrada e santa das noites, a...

18 de abril de 2025

Sexta-feira da Paixão do Senhor No dia em que a...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever