Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura: 2Sm 5,1-3
Naqueles dias, 1Todas as tribos de Israel vieram encontrar-se com Davi em Hebron e disseram-lhe: “Aqui estamos. Somos teus ossos e tua carne. 2Tempo atrás, quando Saul era nosso rei, eras tu que dirigias os negócios de Israel. E o Senhor te disse: ‘Tu apascentarás o meu povo Israel e serás o seu chefe’ “. 3Vieram, pois, todos os anciãos de Israel até ao rei em Hebron. O rei Davi fez com eles uma aliança em Hebron, na presença do Senhor, e eles o ungiram rei de Israel.
Salmo responsorial: Sl 121(122),1-2.4-5 (R. cf. 1)
R. Quanta alegria e felicidade: vamos à casa do Senhor!
1Que alegria, quando ouvi que me disseram: *”Vamos à casa do Senhor!” 2E agora nossos pés já se detêm, *Jerusalém, em tuas portas. R.
4Para lá sobem as tribos de Israel, *as tribos do Senhor. Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. *5A sede da justiça lá está e o trono de Davi. R.
Segunda leitura: Cl 1,12-20
Irmãos: 12Com alegria dai graças ao Pai, que vos tornou capazes de participar da luz, que é a herança dos santos. 13Ele nos libertou do poder das trevas e nos recebeu no reino de seu Filho amado, 14por quem temos a redenção, o perdão dos pecados. 15Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 16pois por causa dele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência. 18Ele é a Cabeça do corpo, isto é, da Igreja. Ele é o Princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, 19porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude 20e por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz.
Evangelho: Lc 23,35-43
Naquele tempo, 35os chefes zombavam de Jesus dizendo: “A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo, se, de fato, é o Cristo de Deus, o Escolhido!” 36Os soldados também caçoavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre, 37e diziam: “Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!” 38Acima dele havia um letreiro: “Este é o Rei dos Judeus.” 39Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo: “Tu não és o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós!” 40Mas o outro o repreendeu, dizendo: “Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma condenação? 41Para nós, é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal”. 42E acrescentou: ‘”Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado.” 43Jesus lhe respondeu: “Em verdade eu te digo: ainda hoje estarás comigo no Paraíso”.
Santos em destaque
São Clemente I, Papa e mártir. Terceiro sucessor de São Pedro, sofreu o martírio sob o império de Domiciano, em 97.
Santa Lucrécia, mártir (s. IV). Martirizada em Mérida, Espanha, durante a as perseguições no tempo do Império.
Santo Anfilóquio, Bispo (†a. 403). Exerceu seu ministério em Icônio, Ásia Menor, onde travou muitas lutas em defesa da Fé.
São Columbano, abade (†615). Monge irlandês, pregou o Evangelho em diversos reinos da Gália e fundou vários mosteiros, um dos quais o de Bóbio, onde morreu.
São Trudão, presbítero (†c. 690). Entregou todos os seus bens à Igreja de Metz e fundou ali um mosteiro, no qual reuniu muitos discípulos. Morreu em Saint-Trond, Bélgica.
Santa Cecília Yu So-sa, mártir (†1839). Viúva quase octogenária encarcerada durante a perseguição na Coréia, morreu esgotada em consequência dos numerosos espancamentos a que foi submetida.
Beata Margarida, religiosa (†1464). Obediente à vontade de sua nobre família, casou-se com o Marquês de Monteferrato. Foi dirigida espiritualmente por São Vicente Ferrer e tornou-se dominicana ao enviuvar-se.
Beato Miguel Agostinho Pro, presbítero e mártir (†1927). Sacerdote jesuíta, condenado sem processo e fuzilado no México durante a perseguição contra a Igreja.
Beata Maria Cecília Cendoya y Araquistain, virgem e mártir (†1936). Religiosa visitandina fuzilada durante a Guerra Civil espanhola, em Madri.
Beata Henriqueta Alfieri, virgem (†1951). Religiosa das Irmãs da Caridade de Santa Joana Antida Thouret, que exerceu seu apostolado junto aos encarcerados, em Milão, Itália.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online











