21 de março de 2024

Quinta-feira da 5ª semana da Quaresma


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Gn 17,3-9

Naqueles dias, 3Abrão prostrou-se com o rosto por terra. 4E Deus lhe disse: “Eis a minha aliança contigo: tu serás pai de uma multidão de nações. 5Já não te chamarás Abrão, mas o teu nome será Abraão, porque farei de ti o pai de uma multidão de nações. 6Farei crescer tua descendência infinitamente. Farei nascer de ti nações, e reis sairão de ti. 7Estabelecerei minha aliança entre mim e ti e teus descendentes para sempre; uma aliança eterna, para que eu seja teu Deus e o Deus de teus descendentes. 8A ti e aos teus descendentes darei a terra em que vives como estrangeiro, todo o país de Canaã como propriedade para sempre. E eu serei o Deus dos teus descendentes”. 9Deus disse a Abraão: “Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre”.

Salmo responsorial: Sl 104(105),4-5.6-7.8-9 (R. 8a)

R. O Senhor se lembra sempre da Aliança!

4Procurai o Senhor Deus e seu poder, *buscai constantemente a sua face! 5Lembrai as maravilhas que ele fez, *seus prodígios e as palavras de seus lábios! R.

6Descendentes de Abraão, seu servidor, *e filhos de Jacó, seu escolhido, 7ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, *vigoram suas leis em toda a terra. R.

8Ele sempre se recorda da Aliança, *promulgada a incontáveis gerações; 9da Aliança que ele fez com Abraão, *e do seu santo juramento a Isaac. R.

Evangelho: Jo 8,51-59

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 51“Em verdade, em verdade, eu vos digo, se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. 52Disseram então os judeus: “Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte’. 53Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes tu ser?” 54Jesus respondeu: “Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. 55No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. 56Vosso pai Abraão exultou por ver o meu dia; ele o viu e alegrou-se”. 57Os judeus disseram-lhe então: “Nem sequer cinquenta anos tens e viste Abraão!?” 58Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou”. 59Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do templo.


Santos em destaque

Santos Mártires de Alexandria (†339). Receberam a palma do martírio em uma Sexta-Feira Santa, quando arianos e pagãos invadiram as igrejas onde rezavam.

São Lupicino, abade (†480). Junto com seu irmão São Romano, fundou abadias no Jura francês, e um convento de freiras, dirigido por sua irmã.

Santo Endeu, abade (†542).Obteve do rei Oengus a ilha de Aran,na baía de Gallway, onde erigiu diversas igrejas e mosteiros.

São Tiago o Confessor, mártir (†c. 824). Em Constantinopla, defendeu firmemente o culto às imagens sagradas, motivo pelo qual foi morto.

São Nicolau de Flüe, eremita (†1487). Casado e com dez filhos, renunciou a importantes cargos, abandonou o mundo aos cinquenta anos e fez-se eremita. É o padroeiro da Suíça.

Beato Tomás Pilchard, presbítero e mártir (†1591). Varão douto e manso, foi executado durante o reinado de Isabel I da Inglaterra, por ser sacerdote católico.

Santo Agostinho Zhao Rong, presbítero e mártir (†1815). Sendo guarda de cristãos encarcerados, converteu-se e tornou-se sacerdote. Foi preso e morto em Sichuan, China.

Santa Benedita Cambiágio Frassinello, religiosa (†1858). De comum acordo com seu marido, renunciou à vida conjugal e fundou em Ronco Scrivia, perto de Gênova, o Instituto das Irmãs Beneditinas da Providência, para formação de meninas pobres e abandonadas.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de abril de 2024

Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa Leituras da Missa ...

21 de abril de 2024

Quarto Domingo da Páscoa Leituras da Missa Santos em...

20 de abril de 2023

Sábado da Terceira semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever