25 de agosto de 2025

Segunda-feira da 21ª semana do Tempo Comum


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Ts 1,1-5.8b-10

1Paulo, Silvano e Timóteo à Igreja dos tessalonicenses, reunida em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: a vós, graça e paz! 2Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. 3Diante de Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. 4Sabemos, irmãos amados por Deus, que sois do número dos escolhidos. 5Porque o nosso Evangelho não chegou até vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo; e isso com toda a abundância. Sabeis de que maneira procedemos entre vós para o vosso bem. 8A vossa fé em Deus propagou-se por toda parte. Assim, nós já nem precisamos falar, 9pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses para servir ao Deus vivo e verdadeiro, 10esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos: Jesus, que nos livra do castigo que está por vir.

Salmo responsorial: Sl 149,1-2.3-4.5-6a e 9b (R. 4a)

R. O Senhor ama seu povo de verdade. Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, *e o seu louvor na assembleia dos fiéis! 2Alegre-se Israel em Quem o fez, *e Sião se rejubile no seu Rei! R.

3Com danças glorifiquem o seu nome, *toquem harpa e tambor em sua honra! 4Porque, de fato, o Senhor ama seu povo *e coroa com vitória os seus humildes. R.

5Exultem os fiéis por sua glória, *e cantando se levantem de seus leitos, 6acom louvores do Senhor em sua boca. *9bEis a glória para todos os seus santos. R.

Evangelho: Mt 23,13-22

Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós, porém, não entrais nem deixais entrar aqueles que o desejam.[14] 15Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém e, quando o conseguis, o tornais merecedor do inferno duas vezes pior do que vós. 16Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: ‘Se alguém jura pelo templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do templo, então vale!’ 17Insensatos e cegos! O que vale mais: o ouro ou o templo, que santifica o ouro? 18Vós dizeis também: ‘Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!’ 19Cegos! O que vale mais: a oferta ou o altar, que santifica a oferta? 20Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21E quem jura pelo templo, jura por ele e por Deus, que habita no templo. 22E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado”.


Santos em destaque

São Severo, abade (†séc. V). Governou com sabedoria o mosteiro por ele fundado na cidade de Agde, França.

São Menas de Constantinopla, Bispo (†552). Como Patriarca de Constantinopla, esforçou-se por reparar os danos causados pelos monofisitas e restabelecer a paz religiosa no Oriente.

Santo Arédio, abade (†591). Fundou o mosteiro de Attane, perto de Limoges, França, do qual foi abade. Empreendeu muitas viagens pela Gália, para difundir o Evangelho.

São Gregório de Utrecht, abade (†775). Discípulo de São Bonifácio, acompanhou-o na evangelização de Hessen e da Turíngia, Alemanha, e foi por ele designado abade do mosteiro de São Martinho e Bispo de Utrecht.

São Tomás Cantelupe, Bispo (†1282). Culto, nobre, severo consigo mesmo e generoso com os pobres, foi ordenado Bispo de Hereford, Inglaterra.

São Luís, Rei de França (†1270). Filho de Branca de Castela, realizou de modo extraordinário a imagem ideal do rei cristão. Teve onze filhos, que educou piedosamente. Defendeu a fé, exerceu a justiça, amou os pobres e praticou a virtude mesmo nas piores adversidades. Foi amigo de São Tomás de Aquino. Fez construir a famosa Sainte Chapelle para guardar a coroa de espinhos de nosso Redentor. Contraiu a peste na Tunísia durante uma Cruzada e lá morreu.

São José de Calasanz, presbítero (†1648 Roma). Fundador da Ordem dos Clérigos Regulares da Mãe de Deu e das Escolas Pias para ensino de meninos e adolescentes pobres.

Beata Maria do Trânsito de Jesus Sacramentado, virgem (†1885). Fundou em Córdoba, Argentina, a Congregação das Irmãs Missionárias da Ordem Terceira de São Francisco.

Beata Maria Troncatti, virgem (†1969). Filha de Maria Auxiliadora que exerceu longa e generosa atividade entre os shuaras, ou jíbaros, do Equador.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior

Próximas liturgias

18 de agosto de 2025

Segunda-feira da 20ª semana do Tempo Comum Leituras da...

17 de agosto de 2025

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora Celebra-se a subida de...

16 de agosto de 2025

Sábado da 19ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...
Artigo anterior

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever