26 de agosto de 2023

Sábado da 20ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Rt 2,1-3.8-11;4,13-17

1Noemi tinha um parente por parte do marido, homem poderoso e muito rico, da família de Elimelec, chamado Booz. 2Rute, a moabita, disse à sua sogra: “Permite que eu vá ao campo apanhar espigas, onde possa encontrar quem se mostre clemente para comigo”. Noemi respondeu: “Vai, minha filha”. 3Rute foi, pois, colher espigas num campo atrás dos ceifeiros. Aconteceu que aquele era justamente o campo de Booz, parente de Elimelec. 8E Booz disse a Rute: “Ouve, minha filha, não vás apanhar espigas a outro campo, e não te afastes daqui, mas junta-te às minhas servas. 9Observa onde estão ceifando e vai atrás delas; pois ordenei aos meus servos que ninguém te moleste. Quando tiveres sede, vai aos cântaros e bebe da água de que bebem os meus servos”. 10Então Rute, caindo-lhe aos pés, inclinou-se profundamente e disse: “Como pude encontrar graça a teus olhos, e te dignaste fazer caso de mim, uma mulher estrangeira?” 11Respondeu-lhe Booz: “Contaram-me tudo o que fizeste por tua sogra, depois da morte de teu marido: como deixaste teus pais e a terra onde nasceste, e vieste para um povo que antes não conhecias”. 4,13Então Booz tomou Rute e recebeu-a como esposa. Uniu-se a ela e o Senhor concedeu-lhe a graça de conceber e dar à luz um filho. 14As mulheres diziam a Noemi: “Bendito seja o Senhor, que não permitiu que faltasse um sucessor à tua família e quis que o seu nome se conservasse em Israel, 15para que tenhas quem console a tua alma e te sustente na velhice, porque nasceu um menino de tua nora, que te ama e é para ti melhor que sete filhos”. 16E Noemi tomou o menino, colocou-o no colo, e serviu-lhe de ama. 17As vizinhas congratulavam-se com ela, dizendo: “Nasceu um filho a Noemi!”, e deram-lhe o nome de Obed. Ele foi o pai de Jessé, pai de Davi.

Salmo responsorial: Sl 127(128),1-2.3.4-5(R. 4)

R. Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.

1Feliz és tu se temes o Senhor *e trilhas seus caminhos! 2Do trabalho de tuas mãos hás de viver, *serás feliz, tudo irá bem! R.

3A tua esposa é uma videira bem fecunda *no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira *ao redor de tua mesa. R.

4Será assim abençoado todo homem *que teme o Senhor. 5O Senhor te abençoe de Sião, *cada dia de tua vida. R.

Evangelho: Mt 23,1-12

Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e a seus discípulos: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los ,nem sequer com um dedo. 5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas. 6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.


Santos em destaque

Nossa Senhora de Czestochowa, Padroeira da Polônia.

São Melquisedec. Rei de Salém e sacerdote do Deus altíssimo (cf. Gn 14, 18-20). Seu sacerdócio prefigura o de Cristo (Hb 5, 6).

Santa Joana Isabel Bichier des Âges, virgem (†1838). Fundou a Congregação das Filhas da Cruz.

Santa Maria de Jesus Crucificado Baouardy, virgem (†1878). Nascida na Galileia e educada na França, ingressou nas Carmelitas Descalças e fundou os conventos da ordem de Mangalore, Índia, e Belém, Palestina.

Santa Teresa de Jesus Jornet Ibars, virgem (†1897). Religiosa espanhola, fundou o Instituto das Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados. Um decreto da Santa Sé a proclama Padroeira dos Anciãos do Brasil.

Beato Tiago Retouret, presbítero e mártir (†1794). Religioso carmelita do mosteiro de Limoges preso durante a Revolução Francesa numa galera, onde morreu de hipotermia.

Beata Lourência Harasymiv, virgem e mártir (†1952). Religiosa da Congregação de São José, na Ucrânia, prestava assistência aos fiéis, na falta dos sacerdotes desaparecidos nos campos de concentração soviéticos. Foi presa e deportada para a Sibéria, onde morreu de tuberculose.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de abril de 2024

Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa Leituras da Missa ...

21 de abril de 2024

Quarto Domingo da Páscoa Leituras da Missa Santos em...

20 de abril de 2023

Sábado da Terceira semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever