10 de junho de 2024

Segunda-feira da 10ª semana do Tempo Comum

Em Portugal Memória do santo Anjo da Guarda de Portugal, cujo culto era tradicional desde tempos remotos; foi oficializada pelo papa Leão X em 1504, passando a ser celebrada com a maior solenidade em todas as cidades e vilas portuguesas; mas popularizou-se mediante  a divulgação da tríplice aparição do Anjo de Portugal aos três pastorinhos em Fátima e o Papa Pio XII aprovou a inclusão desta memória no calendário litúrgico português.

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Rs 17,1-6

Naqueles dias, 1o profeta Elias, tesbita de Tesbi de Galaad, disse a Acab: “Pela vida do Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, não haverá nestes anos nem orvalho nem chuva, senão quando eu disser!” 2E a palavra do Senhor foi dirigida a Elias nestes termos: 3“Parte daqui e toma a direção do oriente. Vai esconder-te junto à torrente de Carit, que está defronte ao Jordão. 4Lá beberás da torrente. E eu ordenei aos corvos que te deem alimento”. 5Elias partiu e fez como o Senhor lhe tinha ordenado, e foi morar junto à torrente de Carit, que está defronte ao Jordão. 6Os corvos traziam-lhe pão e carne, tanto de manhã como de tarde, e ele bebia da torrente.

Salmo responsorial: Sl 120(121),1-2.3-4.5-6.7-8 (R. Cf. 2)

R. Do Senhor é que vem o meu socorro, do Senhor que fez o céu e fez a terra!

1Eu levanto os meus olhos para os montes: *de onde pode vir o meu socorro? 2“Do Senhor é que me vem o meu socorro, *do Senhor que fez o céu e fez a terra!” R.

3Ele não deixa tropeçarem os meus pés, *e não dorme quem te guarda e te vigia. 4Oh! Não! Ele não dorme nem cochila, *aquele que é o guarda de Israel! R.

5O Senhor é o teu guarda, o teu vigia, *é uma sombra protetora à tua direita. 6Não vai ferir-te o sol durante o dia, *nem a lua através de toda a noite. R.

7O Senhor te guardará de todo o mal, *ele mesmo vai cuidar da tua vida! 8Deus te guarda na partida e na chegada. *Ele te guarda desde agora e para sempre! R.

Evangelho: Mt 5,1-12

Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vós”.


Santos em destaque

Santo Itamar de Rochester, Bispo (†c. de 666). Primeiro presbítero de Kent, Inglaterra, a ser elevado à ordem episcopal.

São Bogumilo, Bispo (†1182). Renunciou à sede episcopal de Gniezno, Polônia, e seguiu vida eremítica em suprema austeridade, num local deserto perto de Dobrow.

Beata Diana de Andaló, virgem (†1236). Depois de sofrer todo tipo de oposição por parte de sua família, fundou um mosteiro beneditino no qual faleceu após uma santa vida.

Beato Henrique de Bolzano, leigo (†1315). Sendo carpinteiro e inculto, dava tudo o que possuía aos pobres. Já com a saúde debilitada, partilhava com os necessitados a precária esmola que mendigava.

Beato João Dominici, Bispo (†1419). Religioso dominicano eleito Bispo de Ragusa da Dalmácia. Faleceu  em Budapeste, Hungria, para onde foi enviado a fim de combater a heresia de João Huss.

Beatos Tomas Green e Gualter Pierson, mártires (†1537). Monges cartuxos que morreram de fome no cárcere, durante o reinado de Henrique VIII da Inglaterra, por sua fidelidade à Cátedra de Pedro.

Beato Eduardo Poppe, sacerdote (†1924). Ainda jovem, consagrou-se à Santíssima Virgem como escravo. Ordenado sacerdote em 1916, foi ardoroso apóstolo da Eucaristia e de Nossa Senhora. Faleceu aos 34 anos.

Beato Eustáquio Kugler, religioso (†1946). Religioso da Ordem Hospitaleira de São João de Deus.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

28 de junho de 2024

Memória de Santo Irineu Bispo e mártir (†202). Memória obrigatória....

27 de junho de 2024

Quinta-feira da 12ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

26 de junho de 2024

Quarta-feira da 12ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever