25 de agosto de 2022

Quinta-feira da 21ª semana do Tempo Comum

Memórias facultativas de São Luís, Rei de França (†1270 Túnis – Tunísia). Filho de Branca de Castela, realizou de modo extraordinário a imagem ideal do rei cristão. Teve onze filhos, que educou piedosamente. Defendeu a fé, exerceu a justiça, amou os pobres e praticou a virtude mesmo nas piores adversidades. Foi amigo de São Tomás de Aquino. Fez construir a famosa Sainte Chapelle para guardar a coroa de espinhos de nosso Redentor. Contraiu a peste na Tunísia durante uma Cruzada e lá morreu.

São José de Calasanz, presbítero (†1648 Roma). Fundador da Ordem dos Clérigos Regulares da Mãe de Deu e das Escolas Pias para ensino de meninos e adolescentes pobres.


Ver também:

Leituras da Missa

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Cor 1,1-9

1Paulo, chamado a ser apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, e o irmão Sóstenes 2à Igreja de Deus que está em Corinto: aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos junto com todos os que, em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. 3Para vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 4Dou graças a Deus sempre a vosso respeito, por causa da graça que Deus vos concedeu em Cristo Jesus: 5nele fostes enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, 6à medida que o testemunho sobre Cristo se confirmou entre vós. 7Assim, não tendes falta de nenhum dom, vós que aguardais a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo. 8É ele também que vos dará perseverança em vosso procedimento irrepreensível, até o fim, até o dia de nosso Senhor, Jesus Cristo. 9Deus é fiel; por ele fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso.

Salmo responsorial: Sl 144(145),2-3.4-5.6-7 (R. cf. 1b)

R. Bendirei o vosso nome, pelos séculos, Senhor!.

Todos os dias haverei de bendizer-vos, *hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, *e ninguém pode medir sua grandeza. R.

Uma idade conta à outra vossas obras *e publica os vossos feitos poderosos; proclamam todos o esplendor de vossa glória *e divulgam vossas obras portentosas! R.

Narram todos vossas obras poderosas, *e de vossa imensidade todos falam. Eles recordam vosso amor tão grandioso *e exaltam, ó Senhor, vossa justiça. R.

Evangelho: Mt 24,42-51

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 42“Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor. 43Compreendei bem isto: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 44Por isso, também vós ficai preparados! Porque, na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá. 45Qual é o empregado fiel e prudente que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? 46Feliz o empregado cujo senhor o encontrar agindo assim quando voltar. 47Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48Mas, se o empregado mau pensar: ‘Meu senhor está demorando’ 49e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados, 50então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera e na hora que ele não sabe. 51Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.


Santos em destaque

São Severo, abade (†séc. V). Governou com sabedoria o mosteiro por ele fundado na cidade de Agde, França.

São Menas de Constantinopla, Bispo (†552). Como Patriarca de Constantinopla, esforçou-se por reparar os danos causados pelos monofisitas e restabelecer a paz religiosa no Oriente.

Santo Arédio, abade (†591). Fundou o mosteiro de Attane, perto de Limoges, França, do qual foi abade. Empreendeu muitas viagens pela Gália, para difundir o Evangelho.

São Gregório de Utrecht, abade (†775). Discípulo de São Bonifácio, acompanhou-o na evangelização de Hessen e da Turíngia, Alemanha, e foi por ele designado abade do mosteiro de São Martinho e Bispo de Utrecht.

São Tomás Cantelupe, Bispo (†1282). Culto, nobre, severo consigo mesmo e generoso com os pobres, foi ordenado Bispo de Hereford, Inglaterra.

Beata Maria do Trânsito de Jesus Sacramentado, virgem (†1885). Fundou em Córdoba, Argentina, a Congregação das Irmãs Missionárias da Ordem Terceira de São Francisco.

Beata Maria Troncatti, virgem (†1969). Filha de Maria Auxiliadora que exerceu longa e generosa atividade entre os shuaras, ou jíbaros, do Equador.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior24 de agosto de 2022
Próximo artigo26 de agosto de 2022

Próximas liturgias

4 de julho de 2022

Segunda-feira da 14ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

5 de julho de 2022

Terça-feira da 14ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

6 de julho de 2022

Quarta-feira da 14ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...
Artigo anterior24 de agosto de 2022
Próximo artigo26 de agosto de 2022

Redes sociais

1,600,460FãsCurtir
103,000SeguidoresSeguir
8,500SeguidoresSeguir
253,000InscritosInscrever