25 de agosto de 2023

Sexta-feira da 20ª semana do Tempo Comum

Memórias facultativas de São Luís, Rei de França (†1270 Túnis – Tunísia). Filho de Branca de Castela, realizou de modo extraordinário a imagem ideal do rei cristão. Teve onze filhos, que educou piedosamente. Defendeu a fé, exerceu a justiça, amou os pobres e praticou a virtude mesmo nas piores adversidades. Foi amigo de São Tomás de Aquino. Fez construir a famosa Sainte Chapelle para guardar a coroa de espinhos de nosso Redentor. Contraiu a peste na Tunísia durante uma Cruzada e lá morreu.

São José de Calasanz, presbítero (†1648 Roma). Fundador da Ordem dos Clérigos Regulares da Mãe de Deu e das Escolas Pias para ensino de meninos e adolescentes pobres.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Rt 1,1.3-6.14b-16.22

1No tempo em que os juízes governavam, houve uma fome no país e um homem de Belém de Judá foi morar nos campos de Moab com sua mulher e seus dois filhos. 3Entretanto, morreu Elimelec, marido de Noemi, e esta ficou sozinha com seus dois filhos. 4Eles casaram-se com mulheres moabitas, uma das quais se chamava Orfa, a outra, Rute. E ali permaneceram uns dez anos. 5Depois morreram também os dois, Maalon e Quelion e a mulher ficou só, sem os dois filhos e sem o marido. 6Então ela se dispôs a voltar do campo de Moab para a sua pátria com as duas noras, porque tinha ouvido dizer que o Senhor havia olhado para o seu povo, e lhe tinha dado alimentos. 14bOrfa beijou sua sogra e partiu. Rute, porém, ficou com Noemi. 15Esta disse-lhe: “Olha, tua cunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses. Vai com ela”. 16Mas Rute respondeu: “Não insistas comigo para que te deixe e me afaste de ti. Porque para onde fores irei contigo, onde pousares, lá pousarei eu também. Teu povo será o meu povo, e o teu Deus será o meu Deus”. 22Assim Noemi voltou dos campos de Moab, acompanhada de sua nora Rute, a moabita. Regressaram a Belém, quando começava a colheita da cevada.

Salmo responsorial: Sl 145(146),5-6.7.8-9a.9bc-10 (R. 2a)

R. Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 5É feliz todo homem que busca †seu auxílio no Deus de Jacó, *e que põe no Senhor a esperança. 6O Senhor fez o céu e a terra, *fez o mar e o que neles existe. R.

7Faz justiça aos que são oprimidos; †ele dá alimento aos famintos, *é o Senhor quem liberta os cativos. R.

8O Senhor abre os olhos aos cegos *o Senhor faz erguer-se o caído; o Senhor ama aquele que é justo *É o Senhor quem protege o estrangeiro. R.

9bEle ampara a viúva e o órfão, * cmas confunde os caminhos dos maus. 10O Senhor reinará para sempre! †Ó Sião, o teu Deus reinará *para sempre e por todos os séculos! R.

Evangelho: Mt 22,34-40

Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.


Santos em destaque

São Severo, abade (†séc. V). Governou com sabedoria o mosteiro por ele fundado na cidade de Agde, França.

São Menas de Constantinopla, Bispo (†552). Como Patriarca de Constantinopla, esforçou-se por reparar os danos causados pelos monofisitas e restabelecer a paz religiosa no Oriente.

Santo Arédio, abade (†591). Fundou o mosteiro de Attane, perto de Limoges, França, do qual foi abade. Empreendeu muitas viagens pela Gália, para difundir o Evangelho.

São Gregório de Utrecht, abade (†775). Discípulo de São Bonifácio, acompanhou-o na evangelização de Hessen e da Turíngia, Alemanha, e foi por ele designado abade do mosteiro de São Martinho e Bispo de Utrecht.

São Tomás Cantelupe, Bispo (†1282). Culto, nobre, severo consigo mesmo e generoso com os pobres, foi ordenado Bispo de Hereford, Inglaterra.

Beata Maria do Trânsito de Jesus Sacramentado, virgem (†1885). Fundou em Córdoba, Argentina, a Congregação das Irmãs Missionárias da Ordem Terceira de São Francisco.

Beata Maria Troncatti, virgem (†1969). Filha de Maria Auxiliadora que exerceu longa e generosa atividade entre os shuaras, ou jíbaros, do Equador.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

31 de março de 2024

Domingo da Páscoa na Ressureição do Senhor Para os cristãos,...

30 de março de 2024

Sábado Santo Na mais sagrada e santa das noites, a...

29 de março de 2024

Sexta-feira da Paixão do Senhor No dia em que a...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever