27 de agosto de 2023

Domingo da 21ª semana do Tempo Comum

Omite-se a Memória de Santa Mônica (†387 Óstia – Itália). Mãe de Santo Agostinho, por cuja conversão verteu muitas lágrimas. Com sua paciência, conseguiu também a conversão do marido pagão. Modelo de mãe cristã. Morreu antes de embarcar para a África, com cinquenta e cinco anos.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 22,19-23

Assim diz o Senhor a Sobna, o administrador do palácio: 19“Eu vou te destituir do posto que ocupas e demitir-te do teu cargo. 20Acontecerá que nesse dia chamarei meu servo Eliacim, filho de Helcias, 21e o vestirei com a tua túnica e colocarei nele a tua faixa, porei em suas mãos a tua autoridade; ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para a casa de Judá. 22Eu o farei levar aos ombros a chave da casa de Davi; ele abrirá, e ninguém poderá fechar; ele fechará, e ninguém poderá abrir. 23Hei de fixá-lo como estaca em lugar seguro e aí ele terá o trono de glória na casa de seu pai”.

Salmo responsorial: Sl 137(138),1-2a.2bc-3.6.8bc (R. 8bc)

R. Ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Completai em mim a obra começada!

1Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, *porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos *2ae ante o vosso templo vou prostrar-me R.

 bEu agradeço vosso amor, vossa verdade, * cporque fizestes muito mais que prometestes; 3naquele dia em que gritei, vós me escutastes *e aumentastes o vigor da minha alma. R.

6Altíssimo é o Senhor, mas olha os pobres, *e de longe reconhece os orgulhosos. *8bÓ Senhor, vossa bondade é para sempre! † cEu vos peço: não deixeis inacabada, *esta obra que fizeram vossas mãos! R.

Segunda leitura: Rm 11,33-36

33Ó profundidade da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus! Como são inescrutáveis os seus juízos e impenetráveis os seus caminhos! 34De fato, quem conheceu o pensamento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? 35Ou quem se antecipou em dar-lhe alguma coisa, de maneira a ter direito a uma retribuição? 36Na verdade, tudo é dele, por ele e para ele. A ele a glória para sempre. Amém!

Evangelho: Mt 16,13-20

Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e aí perguntou a seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. 17Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. 18Por isso, eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. 19Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. 20Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias.


Santos em destaque

São Pêmeno, abade (†séc. IV-V). Célebre anacoreta reconhecido por seus ensinamentos cheios de sabedoria.

São Cesário, Bispo (†542). Depois de ter levado vida monástica na Ilha de Lérins, foi nomeado Bispo de Arles, França. Escreveu um livro de sermões para ajudar os sacerdotes na catequese e compôs regras para disciplinar a vida monástica.

São Guarino, Bispo (†1150). Enviado por São Roberto de Molesme como fundador da abadia de Aulps, na Savoia, governou-a santamente e promoveu sua filiação à Ordem Cisterciense. Foi nomeado Bispo de Sion, Suíça.

Santo Amadeu, Bispo (†1159). Abade do mosteiro cisterciense de Hautecombe, França, eleito Bispo de Lausanne, Suíça.

São Davi Lewis, presbítero e mártir (†1679). Sacerdote jesuíta condenado à forca no País de Gales, onde administrou clandestinamente os Sacramentos durante mais de trinta anos.

Beato Ângelo Conti, presbítero (†1312). Sacerdote da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, falecido em Foligno, Itália, destacou-se por sua paciência diante das ofensas.

Beata Maria del Pilar Izquierdo Albero, virgem (†1945). Após se recuperar de graves doenças, fundou a Obra Missionária de Jesus e Maria, em Madri.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

28 de abril de 2024

Quinto Domingo da Páscoa  Omite-se Memórias facultativas de São Luís...

27 de abril de 2024

Sábado da 4ª semana da Páscoa Leituras da Missa ...

26 de abril de 2024

Sexta-feira da Quarta semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever