28 de agosto de 2023

Memória de Santo Agostinho

Bispo e Doutor da Igreja (†430 Hipona – Argélia). Teve uma juventude cheia de vícios e desvios doutrinários, mas se converteu, graças às orações de sua mãe e à influência de Santo Ambrósio. Após um período de penitências, foi ordenado sacerdote e mais tarde Bispo. Entre as suas obras, destaca-se o livro das Confissões.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: 1Ts 1,1-5.8b-10

1Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja dos tessalonicenses, reunida em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo: a vós, graça e paz! 2Damos graças a Deus por todos vós, lembrando-vos sempre em nossas orações. 3Diante de Deus, nosso Pai, recordamos sem cessar a atuação da vossa fé, o esforço da vossa caridade e a firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo. 4Sabemos, irmãos amados por Deus, que sois do número dos escolhidos. 5Porque o nosso evangelho não chegou até vós somente por meio de palavras, mas também mediante a força que é o Espírito Santo; e isso, com toda a abundância. Sabeis de que maneira procedemos entre vós, para o vosso bem. 8bA vossa fé em Deus propagou-se por toda parte. Assim, nós já nem precisamos falar, 9pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses, para servir ao Deus vivo e verdadeiro, 10esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos: Jesus, que nos livra do castigo que está por vir.

Salmo responsorial: Sl 149,1-2.3-4.5-6a e 9b (R. 4a)

R. O Senhor ama seu povo de verdade. Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.

 1Cantai ao Senhor Deus um canto novo, *e o seu louvor na assembleia dos fiéis! 2Alegre-se Israel em Quem o fez, *e Sião se rejubile no seu Rei! R.

3Com danças glorifiquem o seu nome, *toquem harpa e tambor em sua honra! 4Porque, de fato, o Senhor ama seu povo *e coroa com vitória os seus humildes. R.

5Exultem os fiéis por sua glória, *e cantando se levantem de seus leitos, 6acom louvores do Senhor em sua boca. *9bEis a glória para todos os seus santos. R.

Evangelho: Mt 23,13-22

Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós fechais o Reino dos Céus aos homens. Vós, porém, não entrais, nem deixais entrar aqueles que o desejam. 15Aí de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós percorreis o mar e a terra para converter alguém, e quando o conseguis, o tornais merecedor do inferno, duas vezes pior do que vós. 16Ai de vós, guias cegos! Vós dizeis: ‘Se alguém jura pelo Templo, não vale; mas, se alguém jura pelo ouro do Templo, então vale!’ 17Insensatos e cegos! O que vale mais: o ouro ou o Templo que santifica o ouro? 18Vós dizeis também: ‘Se alguém jura pelo altar, não vale; mas, se alguém jura pela oferta que está sobre o altar, então vale!’ 19Cegos! O que vale mais: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? 20Com efeito, quem jura pelo altar, jura por ele e por tudo o que está sobre ele. 21E quem jura pelo Templo, jura por ele e por Deus que habita no Templo. 22E quem jura pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está sentado”.


Santos em destaque

Santo Alexandre, Bispo (†c. 336). Como Bispo de Constantinopla, lutou denodadamente em defesa da Fé, atacada pela heresia ariana.

São Moisés Etíope, monge (†400). No Egito, de ladrão se converteu em anacoreta e atraiu outros bandidos à vida religiosa.

Santa Florentina, virgem (†séc. VII). Irmã de três Santos: Leandro, Fulgêncio e Isidoro de Sevilha, foi abadessa do mosteiro beneditino de Écija, Espanha.

São Junípero Serra, presbítero (†1784). Religioso franciscano, fundou missões que deram origem a cidades como Los Angeles, São Francisco e San Diego.

Santa Joaquina de Vedruna, viúva (†1854). Educou cristãmente seus nove filhos e, após enviuvar, fundou o Instituto das Carmelitas da Caridade.

Beato Afonso Maria Mazurek, presbítero e mártir (†1944). Prior do convento carmelita de Czerna, Polônia, brutalmente torturado e, por fim, fuzilado.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

29 de abril de 2024

Memória de Santa Catarina de Sena (†1380), virgem e doutora...

28 de abril de 2024

Quinto Domingo da Páscoa  Omite-se Memórias facultativas de São Luís...

27 de abril de 2024

Sábado da 4ª semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever