27 de julho de 2024

Sábado da 16ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Jr 7,1-11

1Palavra comunicada a Jeremias, da parte do Senhor: 2“Põe-te à porta da casa do Senhor e lá anuncia esta palavra, dizendo: Ouvi a palavra do Senhor, todos vós de Judá, que entrais por estas portas para adorar o Senhor. 3Isto diz o Senhor dos exércitos, Deus de Israel: Melhorai vossa conduta e vossas obras, que eu vos farei habitar neste lugar. 4Não ponhais vossa confiança em palavras mentirosas, dizendo: ‘É o templo do Senhor, o templo do Senhor, o templo do Senhor!’ 5Mas, se melhorardes vossa conduta e vossas obras, se fizerdes valer a justiça, uns com os outros, 6não cometerdes fraudes contra o estrangeiro, o órfão e a viúva, nem derramardes sangue inocente neste lugar, e não andardes atrás de deuses estrangeiros, para vosso próprio mal, 7então eu vos farei habitar neste lugar, na terra que dei a vossos pais, desde sempre e para sempre. 8Eis que confiais em palavras mentirosas, que para nada servem. 9Como!? Roubar, matar, cometer adultério e perjúrio, queimar incenso a Baal, e andar atrás de deuses que nem sequer conheceis; 10e depois, vindes à minha presença, nesta casa em que meu nome é invocado, e dizeis: ‘Nenhum mal nos foi infligido’, tendo embora cometido todas essas abominações. 11Acaso, esta casa, em que meu nome é invocado, tornou-se a vossos olhos uma caverna de ladrões? Eis que também eu vi”, diz o Senhor.

Salmo responsorial: Sl 83(84),3.4.5-6a e 8a.11 (R. 2)

R. Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

3Minha alma desfalece de saudades *e anseia pelos átrios do Senhor! Meu coração e minha carne rejubilam * e exultam de alegria no Deus vivo! R.

4Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, †e a andorinha ali prepara o seu ninho, *para nele seus filhotes colocar: vossos altares, ó Senhor Deus do universo! *vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor! R.

5Felizes os que habitam vossa casa; *para sempre haverão de vos louvar! 6aFelizes os que em vós têm sua força, *8aCaminharão com um ardor sempre crescente. R.

11Na verdade, um só dia em vosso templo *vale mais do que milhares fora dele! Prefiro estar no limiar de vossa casa, *a hospedar-me na mansão dos pecadores! R.

Evangelho: Mt 13,24-30

Naquele tempo, 24Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. 26Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. 27Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ 28O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ 29O dono respondeu: ‘Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!'”.


Santos em destaque

São Pantaleão, mártir (†c. 305). Exerceu a medicina em Nicomédia, atual Turquia, sem receber recompensa alguma por seu trabalho. No Real Mosteiro da Encarnação, Madri, conserva-se uma relíquia de seu sangue, que se liquefaz na véspera de sua festa.

São Celestino I, Papa (†432). Instituiu o episcopado na Irlanda e na Inglaterra. Apoiou o Concílio de Éfeso, no qual Nossa Senhora foi proclamada Mãe de Deus.

São Simeão Estilita, monge (†459). Por muitos anos viveu em duras mortificações e contínua oração sobre uma coluna nas proximidades de Antioquia, atual Turquia.

São Clemente de Ochrida, Bispo (s. IX ou X). Insigne pela sua erudição e conhecimento dos escritos sagrados. Nomeado Bispo de Velika (Bulgária), levou ao povo búlgaro a luz da fé.

São Félix e Santa Liliosa, mártires (†852). São esposos e foram decapitados durante a perseguição dos maometanos em Córdoba, Espanha.

Beato Bertoldo de Garsten, abade (†1142). Adotou as reformas cluniacenses na abadia de Garsten, Áustria. Foi muito favorecido pelos dons de profecia e poder taumatúrgico.

Beata Lúcia Bufalari, virgem (†c. 1350). Religiosa das Oblatas da Ordem de Santo Agostinho, em Amélia, Itália, destacou-se por seu espírito de penitência e zelo pelas almas.

Beata Maria Madalena Martinengo, abadessa (†1737). De família nobre, entrou como religiosa no convento capuchinho de Bréscia. Foi favorecida com fenômenos místicos e deixou escritos que revelam sua incomum espiritualidade.

Beato Joaquim Vilanova Camallonga, presbítero e mártir (†1936). Sacerdote diocesano assassinado em L’Olleria, nas proximidades de Valência, durante a Guerra Civil espanhola.

Beata Maria Clemente de Jesus Crucificado Staszewska, virgem e mártir (†1943). Religiosa ursulina polonesa, morta no campo de concentração de Auschwitz.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

27 de novembro de 2024

Quarta-feira da 34ª semana do Tempo Comum Leituras da...

26 de novembro de 2024

Terça-feira da 34ª semana do Tempo Comum Leituras da...

25 de novembro de 2024

Segunda-feira da 33ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever