28 de junho de 2022

Memória de Santo Irineu

Santo Irineu, Bispo e mártir (†202). Memória obrigatória. Grego da Ásia Menor, discípulo de São Policarpo que tinha ouvido as pregações do Apóstolo São João Evangelista, foi Bispo de Lyon, França, onde combateu o racionalismo gnóstico. Morreu mártir sob Septímio Severo.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Am 3,1-8; 4,11-12

1Ouvi, filhos de Israel, a palavra que disse o Senhor para vós e para todas as tribos que eu retirei do Egito: 2“Dentre todas as nações da terra, somente a vós reconheci; por isso usarei o castigo por todas as vossas iniquidades. 3Se duas pessoas caminham juntas, não é porque estão de acordo? 4Se o leão ruge na selva, não é porque encontrou a presa? Se no covil rosna o filhote do leão, não é porque agarrou sua parte? 5Acaso, sem armadilha, se prende uma ave no chão? Acaso dispara a armadilha antes de capturar a presa? 6Se ressoa na cidade o toque da trombeta, não fica a população apavorada? Se acontece uma desgraça na cidade, não foi o Senhor que fez? 7Pois nada fará o Senhor Deus que não revele o plano a seus servos, os profetas. 8Ruge o leão, quem não terá medo? Falou o Senhor Deus, quem não será seu profeta? 4,11Eu arrasei-vos, como arrasei Sodoma e Gomorra, e ficastes como um tição, retirado da fogueira; e, contudo, não voltastes para mim”, diz o Senhor. 12“Por isso, assim te tratarei, Israel; e, porque sabes como te vou tratar, prepara-te, Israel, para ajustar contas com o teu Deus”.

Salmo responsorial: Sl 5,5-6.7.8 (R.9a)

R. Na vossa justiça guiai-me, Senhor!

1. Não sois um Deus a quem agrade a iniquidade, / não pode o mau morar convosco; / nem os ímpios poderão permanecer / perante os vossos olhos. – R.

2. Detestais o que pratica a iniquidade / e destruís o mentiroso. / Ó Senhor, abominais o sanguinário, / o perverso e enganador. – R.

3. Eu, porém, por vossa graça generosa, / posso entrar em vossa casa. / E, voltado reverente ao vosso templo, / com respeito vos adoro. – R.

Evangelho: Mt 8,23-27

Naquele tempo, 23Jesus entrou na barca e seus discípulos o acompanharam. 24E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas. Jesus, porém, dormia. 25Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” 26Jesus respondeu: “Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?” Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. 27Os homens ficaram admirados e diziam: “Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?”


Santos em destaque

São Paulo I, Papa (†767). Escreveu aos Imperadores Constantino V e Leão IV para que se restabelecesse a antiga veneração às sagradas imagens. Transladou os corpos dos mártires dos cemitérios em ruínas para igrejas e mosteiros.

Santo Argemiro, mártir (†856). Monge em Córdoba (Espanha), torturado e morto sob o reinado de Maomé II, por ter-se recusado a abjurar a fé cristã.

Santo Heimerado, presbítero e eremita (†1019). Expulso do mosteiro e exposto ao desprezo e zombaria de muitos, viveu como peregrino por amor a Cristo, morrendo em Hasungen, Alemanha.

São João Southworth, presbítero e mártir (†1654). Condenado à morte por exercer clandestinamente seu ministério sacerdotal na Inglaterra, durante o governo de Cromwell.

Santa Vicenta Gerosa (†1847). Religiosa da Lombardia que fundou, juntamente com Santa Bartolomea Capitanio, o Instituto das Irmãs da Caridade de Lovere, Itália.

Santa Maria Du Zhaozhi, mártir (†1900). Cristã fervorosa e mãe de um sacerdote. Morreu decapitada durante a perseguição religiosa na China, por ter-se recusado a negar a Fé.

Beatos Severiano Baranyak e Joaquim Senkivskyj, presbíteros e mártires (†1941). Sacerdotes da Ordem Basiliana de São Josafá, presos e executados pelas autoridades soviéticas em Drohobych, Ucrânia.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior27 de junho de 2022
Próximo artigo29 de junho de 2022

Próximas liturgias

17 de maio de 2022

Terça-feira da 5ª semana da Páscoa Leituras da Missa ...

18 de maio de 2022

Quarta-feira 5ª semana da Páscoa Memória facultativa de São João...

19 de maio de 2022

Quinta-feira da 5ª semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior27 de junho de 2022
Próximo artigo29 de junho de 2022

Redes sociais

1,600,460FãsCurtir
103,000SeguidoresSeguir
8,500SeguidoresSeguir
253,000InscritosInscrever