29 de outubro de 2024

Terça-feira da 30ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ef 5,21-33

Irmãos, 21vós que temeis a Cristo, sede solícitos uns para com os outros. 22As mulheres sejam submissas aos seus maridos como ao Senhor. 23Pois o marido é a cabeça da mulher, do mesmo modo que Cristo é a cabeça da Igreja, ele, o Salvador do seu Corpo. 24Mas como a Igreja é solícita por Cristo, sejam as mulheres solícitas em tudo pelos seus maridos. 25Maridos, amai as vossas mulheres, como o Cristo amou a Igreja e se entregou por ela. 26Ele quis assim torná-la santa, purificando-a com o banho da água unida à Palavra. 27Ele quis apresentá-la a si mesmo esplêndida, sem mancha nem ruga, nem defeito algum, mas santa e irrepreensível. 28Assim é que o marido deve amar a sua mulher, como ao seu próprio corpo. Aquele que ama a sua mulher ama-se a si mesmo. 29Ninguém jamais odiou a sua própria carne. Ao contrário, alimenta-a e cerca-a de cuidados, como o Cristo faz com a sua Igreja; 30e nós somos membros do seu corpo! 31Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. 32Este mistério é grande, e eu o interpreto em relação a Cristo e à Igreja. 33Em todo caso, cada um, no que lhe toca, deve amar a sua mulher como a si mesmo; e a mulher deve respeitar o seu marido.

Salmo responsorial: Sl 127(128),1-2.3.4-5 (R. 1a)

R. Felizes todos que respeitam o Senhor!

1Feliz és tu se temes o Senhor *e trilhas seus caminhos! 2Do trabalho de tuas mãos hás de viver, *serás feliz, tudo irá bem! R.

3A tua esposa é uma videira bem fecunda *no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira *ao redor de tua mesa. R.

4Será assim abençoado todo homem *que teme o Senhor. 5O Senhor te abençoe de Sião, *cada dia de tua vida. R.

Evangelho: Lc 13,18-21

Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”.


Santos em destaque

São Narciso, Bispo (†c. 222). Eleito Bispo de Jerusalém quando tinha quase 100 anos de idade, foi modelo de paciência e fé. Faleceu aos 116 anos.

São Zenóbio, presbítero e mártir (†séc. IV). Morto em Sidon (Libano) quando exortava os outros cristãos a enfrentarem com ânimo os tormentos do martírio.

Santo Abraão, anacoreta (†366). Nascido em uma rica família de Edessa, Síria, fez-se eremita numa estreita cela. Ordenado sacerdote, evangelizou a região de Beth-Kiduna e, logo que pôde, retomou sua vida de anacoreta.

Santo Honorato de Vercelli, Bispo (†415). Discípulo de Santo Eusébio, acompanhou-o no exílio. Foi ordenado bispo por Santo Ambrósio a quem assistiu na hora da morte.

São Teodário, abade (†c. de 575). Monge da região de Vienne, França, nomeado por seu Bispo “intercessor perante Deus” e penitenciário maior de toda a diocese.

São Dodone, abade (†séc. VIII). Abade de Wallers, França, que sentindo-se chamado à vida ascética, fez-se eremita nas proximidades deste mosteiro.

São Caetano Errico, sacerdote (†1860). Dotado de dons sobrenaturais: bilocação, êxtases e discernimento dos espíritos. Fundou em Nápoles a congregação dos Missionários dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

28 de novembro de 2024

Quinta-feira da 34ª semana do Tempo Comum Leituras da...

27 de novembro de 2024

Quarta-feira da 34ª semana do Tempo Comum Leituras da...

26 de novembro de 2024

Terça-feira da 34ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever