Quarta-feira da 30ª semana do Tempo Comum
Leituras da Missa
Primeira leitura: Rm 8,26-30
Irmãos, 26o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois nós não sabemos o que pedir nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis. 27E aquele que penetra o íntimo dos corações sabe qual é a intenção do Espírito. Pois é sempre segundo Deus que o Espírito intercede em favor dos santos. 28Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus. 29Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses ele predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos. 30E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou.
Salmo responsorial: Sl 12(13),4-5.6 (R. 6a)
R. Senhor, eu confiei na vossa graça!
4Olhai, Senhor, meu Deus, e respondei-me! †Não deixeis que se me apague a luz dos olhos *e se fechem, pela morte, adormecidos! 5Que o inimigo não me diga: “Eu triunfei!” *Nem exulte o opressor por minha queda. R.
6Uma vez que confiei no vosso amor! †Meu coração, por vosso auxílio, rejubile, *e que eu vos cante pelo bem que me fizestes! R.
Evangelho: Lc 13,22-30
Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’. 26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas, no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há últimos que serão primeiros e primeiros que serão últimos”.
Santos em destaque
São Narciso, Bispo (†c. 222). Eleito Bispo de Jerusalém quando tinha quase 100 anos de idade, foi modelo de paciência e fé. Faleceu aos 116 anos.
São Zenóbio, presbítero e mártir (†séc. IV). Morto em Sidon (Libano) quando exortava os outros cristãos a enfrentarem com ânimo os tormentos do martírio.
Santo Abraão, anacoreta (†366). Nascido em uma rica família de Edessa, Síria, fez-se eremita numa estreita cela. Ordenado sacerdote, evangelizou a região de Beth-Kiduna e, logo que pôde, retomou sua vida de anacoreta.
Santo Honorato de Vercelli, Bispo (†415). Discípulo de Santo Eusébio, acompanhou-o no exílio. Foi ordenado bispo por Santo Ambrósio a quem assistiu na hora da morte.
São Teodário, abade (†c. de 575). Monge da região de Vienne, França, nomeado por seu Bispo “intercessor perante Deus” e penitenciário maior de toda a diocese.
São Dodone, abade (†séc. VIII). Abade de Wallers, França, que sentindo-se chamado à vida ascética, fez-se eremita nas proximidades deste mosteiro.
São Caetano Errico, sacerdote (†1860). Dotado de dons sobrenaturais: bilocação, êxtases e discernimento dos espíritos. Fundou em Nápoles a congregação dos Missionários dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online