28 de outubro de 2023

Festa dos Santos Simão e Judas Tadeu

São Simão e São Judas Tadeu, Apóstolos e mártires. São Judas evangelizou o Egito e a Mauritânia; São Simão a Índia, Samaria, Síria e Mesopotâmia. Ambos foram martirizados na Pérsia.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ef 2,19-22

Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nessa construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.

Salmo responsorial: Sl 18(19A),2-3.4-5 (R/.5a)
R. Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

2Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento, a obra de suas mãos; 3O dia ao dia transmite essa mensagem, a noite à noite publica essa notícia. R.

4Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; 5seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz. R.

Evangelho: Lc 6,12-19

12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. 17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele e curava a todos.


Santos em destaque

São Ferrúcio, mártir (†c. 300). Abandonou a carreira militar para servir melhor e mais livremente a Cristo. Foi martirizado em Mogúncia, Alemanha.

São Vicente, Santa Sabina e Santa Cristeta, mártires (†c. 305). Vicente e suas duas irmãs foram martirizados juntos na cidade de Ávila, durante as perseguições de Diocleciano.

São Faro, Bispo (†670). Persuadido por sua irmã, Santa Fara, abandonou a corte para servir somente a Deus. Nomeado bispo de Meaux, França, dedicou-se à conversão dos pagãos, erigiu paróquias e fundou mosteiros.

São Germano, abade (†séc. XI). Fundou e dirigiu o priorato de Talloires, França.

São João Ðat, presbítero e mártir (†1798). Decapitado em Cho-Ra, Vietnã.

São Rodrigo Aguilar, presbítero e mártir (†1927). Condenado à forca durante a perseguição religiosa no México, morreu bradando “Viva Cristo Rei e Santa Maria de Guadalupe”.

Beato Salvador Damião Enguix Garés, mártir (†1936). Membro da Ação Católica e fundador da Adoração Noturna em Alcira (Espanha), assassinado nessa cidade durante a Guerra Civil.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

2 de maio de 2024

Memória de Santo Atanásio Bispo de Alexandria, doutor da Igreja...

1 de maio de 2024

Quarta-feira da 5ª Semana da Páscoa Memória facultativa de São...

30 de abril de 2024

Terça-feira da 5ª semana da Páscoa Memória Facultativa de São...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever