27 de novembro de 2023

Leituras da Missa

Primeira leitura: Dn 1,1-6.8-20

1No terceiro ano do reinado de Joaquim, rei de Judá, Nabucodonosor, rei da Babilônia, avançou sobre Jerusalém e pôs-lhe cerco; 2o Senhor entregou em suas mãos Joaquim, rei de Judá, e parte dos vasos da casa de Deus, e ele os levou para a terra de Senaar, para o templo de seus deuses, depositando os vasos no tesouro dos deuses. 3Então o rei ordenou ao chefe dos eunucos, Asfenez, para que trouxesse, dentre os filhos de Israel, alguns jovens de estirpe real ou de família nobre, 4sem defeito físico e de boa aparência, preparados com boa educação, experientes em alguma ciência e instruídos, e que pudessem estar no palácio real, onde lhes deveriam ser ensinadas as letras e a língua dos caldeus. 5O rei fixou-lhes uma ração diária da comida e do vinho de sua mesa, de tal modo que, assim alimentados e educados durante três anos, eles pudessem no fim entrar para o seu serviço. 6Havia, entre esses moços, filhos de Judá, Daniel, Ananias, Misael e Azarias. 8Ora, Daniel decidiu secretamente não comer nem beber da mesa do rei por convicções religiosas e pediu ao chefe dos eunucos que o deixasse abster-se para não se contaminar. 9Deus concedera que Daniel obtivesse simpatia e benevolência por parte do mordomo. Este disse-lhes: “Tenho medo do rei, meu senhor, que determinou alimentação e bebida para todos vós; 10se vier a perceber em vós um aspecto mais abatido que o dos outros moços da vossa idade, estareis condenando minha cabeça perante o rei”. 11Mas disse Daniel ao guarda que o chefe dos eunucos tinha designado para tomar conta dele, de Ananias, Misael e Azarias: 12“Por favor, faze uma experiência com estes teus criados por dez dias, e nos sejam dados legumes para comer e água para beber; 13e que à tua frente seja examinada nossa aparência e a dos jovens que comem da mesa do rei, e, conforme achares, assim resolverás com estes teus criados”. 14O homem, depois de ouvir essa proposta, experimentou-os por dez dias. 15Depois desses dez dias, eles apareceram com melhor aspecto e mais robustos do que todos os outros jovens que se alimentavam com a comida do rei. 16O guarda, desde então, retirava a comida e bebida deles para dar-lhes legumes. 17A esses quatro jovens Deus concedeu inteligência e conhecimento das letras e das ciências, e a Daniel, o dom da interpretação de todos os sonhos e visões. 18Terminado, pois, o prazo que o rei tinha fixado para a apresentação dos jovens, foram estes trazidos à presença de Nabucodonosor pelo chefe dos eunucos. 19Depois de o rei lhes ter falado, não se achou ninguém, dentre todos os presentes, que se igualasse a Daniel, Ananias, Misael e Azarias. E passaram à companhia do rei. 20Em todas as questões de sabedoria e entendimento que lhes dirigisse, achava o rei neles dez vezes mais valor do que em todos os adivinhos e magos que havia em todo o reino.

Salmo responsorial: Dn 3,52.53-54.55.56-57 (R. 52b)

R. A vós louvor, honra e glória eternamente!

52Sede bendito, Senhor Deus de nossos pais. *A vós louvor, honra e glória eternamente! Sede bendito, nome santo e glorioso. *A vós louvor, honra e glória eternamente! R.

53No templo santo onde refulge a vossa glória. *A vós louvor, honra e glória eternamente! 54E em vosso trono de poder vitorioso. *A vós louvor, honra e glória eternamente! R.

55Sede bendito, que sondais as profundezas *A vós louvor, honra e glória eternamente! E superior aos querubins vos assentais. *A vós louvor, honra e glória eternamente! R.

56Sede bendito no celeste firmamento. *A vós louvor, honra e glória eternamente! 57Obras todas do Senhor, glorificai-o.*A ele louvor, honra e glória eternamente! R.

Evangelho: Lc 21,1-4

Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do templo. 2Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. 3Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. 4Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.


Santos em destaque

Nossa Senhora da Medalha Milagrosa, ou das Graças.

São Máximo, Bispo (†455). Fundador do mosteiro de Lerins, França. Apesar de sua resistência, foi nomeado Bispo de Riez, na Provença.

Santo Acário de Noyon, Bispo (†c. 640). Sendo monge de Luxeuil, foi eleito Bispo de Noyon (França) e Tournai (Bélgica) que formavam uma única diocese naquela época.

São Virgílio, Bispo (†784). Homem de grande cultura, foi eleito bispo de Salzburg, Áustria, e levou adiante a evangelização da Caríntia.

São Gulstano, monge (†1040). Na juventude, foi capturado por piratas que o abandonaram, após anos de escravidão, na ilha de Ouessant, França. Acolhido por São Félix, ingressou no mosteiro de São Gildas onde, apesar de analfabeto, cantava de cor o saltério, com todo o fervor.

Beato Bernardino de Fossa, presbítero (†1503). Religioso franciscano nascido em Fossa, Itália, pertencente à antiga e nobre família dos Amici. Autor de obras ascéticas e cronista da ordem, foi Padre Provincial da região dos Abruzos e da Dalmácia e Bósnia.

Beatos Tomás Koteda Kiuni e companheiros, mártires (†1619). Decapitados em Nagasaki (Japão), por ordem do governador Gonzuku.

Beato Bronislau Kostkowski, mártir (†1940). Seminarista polonês preso durante a Segunda Guerra Mundial. Foi torturado e, por fim, morto no campo de concentração de Dachau, Alemanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

1 de abril de 2024

Segunda-feira na Oitava da Páscoa Leituras da Missa Santos...

31 de março de 2024

Domingo da Páscoa na Ressureição do Senhor Para os cristãos,...

30 de março de 2024

Sábado Santo Na mais sagrada e santa das noites, a...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever