28 de novembro de 2022

Segunda-feira da 1ª semana do Advento

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 4,2-6

2Naquele dia, o povo do Senhor terá esplendor e glória, e o fruto da terra será de grande alegria para os sobreviventes de Israel. 3Então, os que forem deixados em Sião, os sobreviventes de Jerusalém, serão chamados santos, a saber, todos os destinados à vida em Jerusalém. 4Quando o Senhor tiver lavado as imundícies das filhas de Sião, e limpado as manchas de sangue dentro de Jerusalém, com espírito de justiça e de purificação, 5ele criará em todo lugar do monte Sião e em suas assembleias uma nuvem durante o dia, e fumaça e clarão de chamas durante a noite: e será proteção para toda a sua glória, 6uma tenda para dar sombra contra o calor do dia, abrigo e refúgio contra a ventania e a chuva.

Salmo responsorial: Sl 121(122),1-2.3-4a.4b-5.6-7.8-9 (R:.1)

R. Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa Senhor!”

1Que alegria, quando ouvi que me disseram: *”Vamos à casa Senhor!” 2E agora nossos pés já se detêm, *Jerusalém, em tuas portas. R.

3Jerusalém, cidade bem edificada *num conjunto harmonioso; 4apara lá sobem as tribos de Israel, *as tribos do Senhor. R.

bPara louvar, segundo a lei de Israel, *o nome do Senhor. 5A sede da justiça lá está *e o trono de Davi. R.

6Rogai que viva em paz Jerusalém, *e em segurança os que te amam! 7Que a paz habite dentro de teus muros, *tranquilidade em teus palácios! R.

8Por amor a meus irmãos e meus amigos, *peço: “A paz esteja em ti!” 9Pelo amor que tenho à casa do Senhor, *eu te desejo todo bem! R.

Evangelho: Mt 8,5-11

Naquele tempo, 5quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: 6“Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. 7Jesus respondeu: “Vou curá-lo”.8 O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado. 9Pois eu também sou subordinado e tenho soldados debaixo de minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!’, e ele vai; e a outro: ‘Vem!’, e ele vem; e digo ao meu escravo: ‘Faze isto!’, e ele faz”. 10Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: “Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé. 11Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó”.


Santos em destaque

Santos Papiniano de Vita e Mansueto de Uruci, Bispos e mártires (†séc. V). Estes dois prelados africanos foram queimados em todo o corpo com lâminas de ferro incandescentes, por terem defendido a Fé católica contra o rei ariano Genserico.

Santo Estevão, o Jovem, monge e mártir (†764). Decapitado durante a perseguição iconoclasta de Constantino Copronymo, imperador de Constantinopla.

Santa Teodora, abadessa (†980). Discípula de São Nilo, o Jovem, na Calábria (Itália).

São Tiago de Marca, presbítero, séc. XV. Tal como seu mestre, São Bernardino de Siena, foi um grande pregador e orador.

Santo André Tran Van Trong, mártir (†1835). Por se recusar a pisar a cruz, foi preso e, após inúmeras torturas, degolado em Kham Duong, Vietnã.

Beato Luís Campos Górriz, mártir (†1936). Doutor em leis e membro do Apostolado Secular fuzilado em Paterna, nas proximidades de Valência, Espanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior27 de novembro de 2022
Próximo artigo29 de novembro de 2022

Próximas liturgias

9 de dezembro de 2022

Sexta-feira da 2ª semana do Advento Memória facultativa de São...

8 de dezembro de 2022

Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora Imaculada Conceição de...

7 de dezembro de 2022

Memória de Santo Ambrósio Santo Ambrósio, Bispo e doutor da...
Artigo anterior27 de novembro de 2022
Próximo artigo29 de novembro de 2022

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,148SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever