29 de outubro de 2023

Domingo da 30ª semana do Tempo Comum


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ex 22,20-26

Assim diz o Senhor: 20Não oprimas nem maltrates o estrangeiro, pois vós fostes estrangeiros na terra do Egito. 21Não façais mal algum à viúva nem ao órfão. 22Se os maltratardes, gritarão por mim e eu ouvirei o seu clamor. 23Minha cólera, então, se inflamará e eu vos matarei à espada; vossas mulheres ficarão viúvas, e órfãos os vossos filhos. 24Se emprestares dinheiro a alguém do meu povo, a um pobre que vive ao teu lado, não sejas um usurário, dele cobrando juros. 25Se tomares como penhor o manto do teu próximo, deverás devolvê-lo antes do pôr do sol. 26Pois é a única veste que tem para o seu corpo, e coberta que ele tem para dormir. Se clamar por mim, eu o ouvirei, porque sou misericordioso.

Salmo responsorial: Sl 17(18),2-3a.3bc-4.47.51ab (R. 2)

R. Eu vos amo, ó Senhor, sois minha força e salvação.

2Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força, *3aminha rocha, meu refúgio e Salvador! Ó meu Deus, sois o rochedo que me abriga, *minha força e poderosa salvação. R.

3bcÓ meu Deus, sois o rochedo que me abriga *sois meu escudo e proteção: em vós espero! 4Invocarei o meu Senhor: a ele a glória! *e dos meus perseguidores serei salvo! R.

47Viva o Senhor! Bendito seja o meu Rochedo! *E louvado seja Deus, meu Salvador! 51abConcedeis ao vosso rei grandes vitórias *e mostrais misericórdia ao vosso Ungido. R.

Segunda leitura: 1Ts 1,5c-10

Irmãos, 5sabeis de que maneira procedemos entre vós, para o vosso bem. 6E vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, acolhendo a Palavra com a alegria do Espírito Santo, apesar de tantas tribulações. 7Assim vos tornastes modelo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia. 8Com efeito, a partir de vós, a Palavra do Senhor não se divulgou apenas na Macedônia e na Acaia, mas a vossa fé em Deus propagou-se por toda parte. Assim, nós já nem precisamos de falar, 9pois as pessoas mesmas contam como vós nos acolhestes e como vos convertestes, abandonando os falsos deuses para servir ao Deus vivo e verdadeiro, 10esperando dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos: Jesus, que nos livra do castigo que está por vir.

Evangelho: Mt 22,34-40

Naquele tempo, 34os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” 37Jesus respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento!’ 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. 40Toda a Lei e os Profetas dependem desses dois mandamentos”.


Santos em destaque

São Narciso, Bispo (†c. 222). Eleito Bispo de Jerusalém quando tinha quase 100 anos de idade, foi modelo de paciência e fé. Faleceu aos 116 anos.

São Zenóbio, presbítero e mártir (†séc. IV). Morto em Sidon (Libano) quando exortava os outros cristãos a enfrentarem com ânimo os tormentos do martírio.

Santo Abraão, anacoreta (†366). Nascido em uma rica família de Edessa, Síria, fez-se eremita numa estreita cela. Ordenado sacerdote, evangelizou a região de Beth-Kiduna e, logo que pôde, retomou sua vida de anacoreta.

Santo Honorato de Vercelli, Bispo (†415). Discípulo de Santo Eusébio, acompanhou-o no exílio. Foi ordenado bispo por Santo Ambrósio a quem assistiu na hora da morte.

São Teodário, abade (†c. de 575). Monge da região de Vienne, França, nomeado por seu Bispo “intercessor perante Deus” e penitenciário maior de toda a diocese.

São Dodone, abade (†séc. VIII). Abade de Wallers, França, que sentindo-se chamado à vida ascética, fez-se eremita nas proximidades deste mosteiro.

São Caetano Errico, sacerdote (†1860). Dotado de dons sobrenaturais: bilocação, êxtases e discernimento dos espíritos. Fundou em Nápoles a congregação dos Missionários dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

2 de maio de 2024

Memória de Santo Atanásio Bispo de Alexandria, doutor da Igreja...

1 de maio de 2024

Quarta-feira da 5ª Semana da Páscoa Memória facultativa de São...

30 de abril de 2024

Terça-feira da 5ª semana da Páscoa Memória Facultativa de São...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever