Memória dos Santos André de Soveral, Ambrósio Francisco e seus companheiros mártires
Santos André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, sacerdotes, e 28 companheiros, protomártires do Brasil († 1645). Esses dois presbíteros foram massacrados pelos calvinistas e índios, junto com quase duas centenas de seus paroquianos; apenas 30 deles puderam ser identificados.
Leituras da Missa
Primeira leitura: Jó 19,21-27
Disse Jó: 21“Piedade, piedade de mim, meus amigos, pois a mão de Deus me feriu! 22Por que me perseguis como Deus, e não vos cansais de me torturar? 23Gostaria que minhas palavras fossem escritas e gravadas numa inscrição 24com ponteiro de ferro e com chumbo, cravadas na rocha para sempre! 25Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; 26e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus. 27Eu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros. Dentro de mim consomem-se os meus rins”.
Salmo responsorial: Sl 26(27),7-8a.8b-9abc.13-14 (R. 13)
R. Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver, na terra dos viventes.
7Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, *atendei por compaixão! 8aMeu coração fala convosco confiante. *e os meus olhos vos procuram. R.
bSenhor é vossa face que eu procuro; *Não me escondais a vossa face! 9aNão afasteis em vossa ira o vosso servo, *sois vós o meu auxílio! bNão me esqueçais nem me deixeis abandonado, *cmeu Deus e Salvador! R.
13Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver *na terra dos viventes. 14Espera no Senhor e tem coragem, *espera no Senhor! R.
Evangelho: Lc 10,1-12
Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes,
dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós.’ 10Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: 11‘Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’ 12Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”.
Santos em destaque
São Dionísio Areopagita, Bispo (†séc. I). Convertido por São Paulo no Areópago de Atenas, tornou-se o primeiro Bispo desta cidade.
São Maximiano, Bispo (†c. 410). Bispo de Bagai, atual Argélia. Foi repetidamente torturado por hereges, lançado do alto de uma torre e dado por morto, mas recuperou-se e continuou lutando pela Fé Católica.
Santo Hesíquio, monge (†séc. IV). Discípulo de Santo Hilarião e seu companheiro de peregrinação, morreu em Mayuma, Palestina.
São Cipriano de Toulon, Bispo (. 543). Discípulo de São Cesário de Arles, defendeu em vários concílios a verdadeira fé sobre a graça.
Santos Ewaldo, o Negro, e Ewaldo, o Branco, presbíteros e mártires (†695). Sacerdotes ingleses evangelizadores dos saxões na Vestfália, martirizados nas proximidades de Dortmund.
São Geraldo de Brogne, abade (†959). Fundador do mosteiro de Brogne e reformador da abadia beneditina de Saint-Ghislain, Bélgica. Instaurou a disciplina monástica em Flandres e depois se fez eremita.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online
Galerias de imagens
7