2 de outubro de 2022

Domingo da 27ª semana do Tempo Comum

Omite-se a Memória dos Santos Anjos da Guarda. Deus designou um Anjo para cuidar de cada homem, ajudá-lo a cumprir a vocação e alcançar a salvação eterna.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Hab 1,2-3.2,2-4

2Senhor, até quando clamarei, sem me atenderes? Até quando devo gritar a ti: “Violência!”, sem me socorreres? 3Por que me fazes ver iniquidades quando tu mesmo vês a maldade? Destruições e prepotência estão à minha frente; reina a discussão, surge a discórdia. 2,2Respondeu-me o Senhor, dizendo: “Escreve esta visão, estende seus dizeres sobre tábuas, para que possa ser lida com facilidade. 3A visão refere-se a um prazo definido, mas tende para um desfecho e não falhará; se demorar, espera, pois ela virá com certeza e não tardará. 4Quem não é correto vai morrer, mas o justo viverá por sua fé”.

Salmo responsorial: Sl 94(95),1-2.6-7.8-9 (R. 8)

R. Não fecheis o coração, ouvi, hoje, a voz de Deus!

1Vinde, exultemos de alegria no Senhor, *aclamemos o Rochedo que nos salva! 2Ao seu encontro caminhemos com louvores, *e com cantos de alegria o celebremos! R.

6Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, *e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! 7Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, †e nós somos o seu povo e seu rebanho, *as ovelhas que conduz com sua mão. R.

8Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: *”Não fecheis os corações como em Meriba, 9como em Massa, no deserto, aquele dia, †em que outrora vossos pais me provocaram, *apesar de terem visto as minhas obras”. R.

Segunda leitura: 2Tm 1,6-8.13-14

Caríssimo, 6exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. 7Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e sobriedade. 8Não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus. 13Usa um compêndio das palavras sadias que de mim ouviste em matéria de fé e de amor em Cristo Jesus. 14Guarda o precioso depósito com a ajuda do Espírito Santo, que habita em nós.

Evangelho: Lc 17,5-10

Naquele tempo, 5os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria. 7Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa’? 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso, tu poderás comer e beber’? 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós, quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.


Santos em destaque

São Satúrio, eremita (†606). Viveu em contemplação e penitência numa gruta localizada nas montanhas próximas ao Rio Duero.

São Beregiso, abade (†d. 725). Fundou em Andage, atual Bélgica, um mosteiro de Cônegos Regulares, do qual foi abade.

Santa Joana Emília Villeneuve, virgem (†1854). Fundou em Castres, França, a Congregação de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, conhecidas como “irmãs azuis”, pela cor do seu hábito.

Beatos Luís Yakichi, sua esposa Lúcia Donzai e seus filhos André e Francisco, mártires (†1622). Luís Yakichi, fervoroso cristão e benfeitor dos dominicanos de Nagasaki, foi queimado vivo, após ser torturado e presenciar a decapitação de sua esposa e filhos.

Beato Antônio Chevrier, presbítero (†1879). Fundou em Lyon, França, a Associação dos Padres do Prado, para formar sacerdotes destinados a ensinar aos jovens pobres a Fé cristã.

Beato João Beyzym, presbítero (†1912). Jesuíta de origem polonesa, exerceu seu ministério entre os leprosos em Fianarantsoa, Madagáscar.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior1 de outubro de 2022
Próximo artigo3 de outubro de 2022

Próximas liturgias

21 de agosto de 2022

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora Solenidade da Assunção de...

22 de agosto de 2022

Memória de Nossa Senhora Rainha Nossa Senhora Rainha. Instituída por...

23 de agosto de 2022

Festa de Santa Rosa de Lima Santa Rosa de Lima,...
Artigo anterior1 de outubro de 2022
Próximo artigo3 de outubro de 2022

Redes sociais

1,600,460FãsCurtir
103,000SeguidoresSeguir
8,500SeguidoresSeguir
253,000InscritosInscrever