1 de outubro de 2023

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ez 18,25-28

Assim diz o Senhor: 25“Vós andais dizendo: ‘A conduta do Senhor não é correta’. Ouvi, vós da casa de Israel: é a minha conduta que não é correta ou, antes, é a vossa conduta que não é correta? 26Quando um justo se desvia da justiça, pratica o mal e morre, é por causa do mal praticado que ele morre. 27Quando um ímpio se arrepende da maldade que praticou e observa o direito e a justiça, conserva a própria vida. 28Arrependendo-se de todos os seus pecados, com certeza viverá; não morrerá”.

Salmo responsorial: Sl 24,4bc-5.6-7.8-9 (R. 6a)

R. Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura e compaixão!

4bMostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, * ce fazei-me conhecer a vossa estrada! 5Vossa verdade me oriente e me conduza, †porque sois o Deus da minha salvação; *em vós espero, ó Senhor, todos os dias! R.

6Recordai, Senhor meu Deus, vossa ternura *e a vossa compaixão que são eternas! 7Não recordeis os meus pecados quando jovem, *nem vos lembreis de minhas faltas e delitos! De mim lembrai-vos, porque sois misericórdia *e sois bondade sem limites, ó Senhor! R.

8O Senhor é piedade e retidão, *e reconduz ao bom caminho os pecadores. 9Ele dirige os humildes na justiça, *e aos pobres ele ensina o seu caminho. R.

Segunda leitura: Fl 2,1-11 ou 2,1-5

[Irmãos, 1se existe consolação na vida em Cristo, se existe alento no mútuo amor, se existe comunhão no Espírito, se existe ternura e compaixão, 2tornai então completa a minha alegria: aspirai à mesma coisa, unidos no mesmo amor; vivei em harmonia, procurando a unidade. 3Nada façais por competição ou vanglória, mas, com humildade, cada um julgue que o outro é mais importante 4e não cuide somente do que é seu, mas também do que é do outro. 5Tende entre vós o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus.6Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, 7mas esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens. Encontrado com aspecto humano, 8humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o nome que está acima de todo nome. 10Assim, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra 11e toda língua proclame: “Jesus Cristo é o Senhor”, para a glória de Deus Pai.

Evangelho: Mt 21,28-32

Naquele tempo, Jesus disse aos sacerdotes e anciãos do povo: 28“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse: ‘Filho, vai trabalhar hoje na vinha!’ 29O filho respondeu: ‘Não quero’. Mas depois mudou de opinião e foi. 30O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa. Este respondeu: ‘Sim, senhor, eu vou’. Mas não foi. 31Qual dos dois fez a vontade do pai?” Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam: “O primeiro”. Então Jesus lhes disse: “Em verdade vos digo que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no Reino de Deus. 32Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele. Ao contrário, os cobradores de impostos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.


Santos em destaque

São Romão, diácono (†550). Judeu de Emesa, Síria, converteu-se, recebeu o diaconato e partiu para Constantinopla. Destacou-se como compositor de hinos litúrgicos, merecendo o cognome de Melodioso.

São Nicécio de Tréveris, Bispo (†561). Era, segundo São Gregório de Tours, forte na predicação, terrível na argumentação e constante no ensinamento. Sofreu desterro sob o reinado de Clotário I.

São Bavão (ou São Bavo), monge (†c. 659). De família nobre e vida dissoluta, após ouvir um sermão de São Amando, distribuiu seus bens aos pobres e retirou-se como monge à abadia beneditina de Gand, Bélgica.

São Geraldo Edwards, sacerdote e mártir (†1588). Morto durante a perseguição desencadeada pela rainha Elizabeth I da Inglaterra, junto com os beatos Roberto Wilcox, Cristóvão Buxton e Roberto Widmerpool.

Santa Teresinha do Menino Jesus, virgem e Doutora da Igreja (†1897). Desde muito jovem entrou no Carmelo de Lisieux (França), onde foi mestra de noviças. Sua inocência e simplicidade a levaram a praticar uma nova via de perfeição: a da infância espiritual, cuja doutrina ela expôs nos seus escritos.

Beatos Gaspar Hikojiro e André Yoshida, mártires (†1617). Catequistas degolados em Nagasaki, Japão, por terem recebido sacerdotes em suas casas.

Beato Luís Maria Mónti, religioso (†1900). Fundador da Congregação dos Filhos da Imaculada Conceição. Morreu na casa para órfãos por ele instituída em Saronno, Itália.

Beato Antônio Rewera, sacerdote e mártir (†1942). Confessando a verdadeira fé, foi deportado da Polônia para Dachau, Alemanha. Sofreu terríveis torturas e obteve a coroa do martírio.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

22 de abril de 2024

Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa Leituras da Missa ...

21 de abril de 2024

Quarto Domingo da Páscoa Leituras da Missa Santos em...

20 de abril de 2023

Sábado da Terceira semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever