1 de outubro de 2022

Memória de Santa Teresinha do Menino Jesus

Santa Teresinha do Menino Jesus, virgem e Doutora da Igreja (†1897). Desde muito jovem entrou no Carmelo de Lisieux (França), onde foi mestra de noviças. Sua inocência e simplicidade a levaram a praticar uma nova via de perfeição: a da infância espiritual, cuja doutrina ela expôs nos seus escritos.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Jó 42,1-3.5-6.12-16

1Jó respondeu ao Senhor, dizendo: 2“Reconheço que podes tudo e que para ti nenhum pensamento é oculto. 3Quem é esse que ofusca a Providência sem nada entender? Falei, pois, de coisas que não entendia, de maravilhas que ultrapassam a minha compreensão. 5Conhecia o Senhor apenas por ouvir falar, mas, agora, eu o vejo com meus olhos. 6Por isso me retrato e faço penitência no pó e na cinza”. 12O Senhor abençoou a Jó no fim de sua vida mais do que no princípio; ele possuía agora catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. 13Teve outros sete filhos e três filhas: 14a primeira chamava-se Rola, a segunda Cássia e a terceira Azeviche. 15Não havia, em toda a terra, mulheres mais belas que as filhas de Jó. Seu pai lhes destinou uma parte da herança entre os seus irmãos. 16Depois desses acontecimentos, Jó viveu cento e quarenta anos e viu seus filhos e os filhos de seus filhos até a quarta geração. E Jó morreu velho e repleto de anos.

Salmo responsorial: Sl 18(119),66.71.75.91.125.130 (R. 135a)

R. Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos.

66Dai-me bom senso, retidão, sabedoria, *pois tenho fé nos vossos santos mandamentos! R.

71Para mim foi muito bom ser humilhado, *porque assim eu aprendi vossa vontade! R.

75Sei que os vossos julgamentos são corretos, *e com justiça me provastes, ó Senhor! R.

91Porque mandastes, tudo existe até agora; *todas as coisas, ó Senhor, vos obedecem! R.

125Sou vosso servo: concedei-me inteligência, *para que eu possa compreender vossa Aliança! R.

130Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, *ela dá sabedoria aos pequeninos. R.

Evangelho: Lc 10,17-24

Naquele tempo, 17os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”. 18Jesus respondeu: “Eu vi satanás cair do céu como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”. 21Naquele momento, Jesus exultou no Espírito Santo e disse: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 22Tudo me foi entregue pelo meu Pai. Ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém conhece quem é o Pai, a não ser o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar”. 23Jesus voltou-se para os discípulos e disse-lhes em particular: “Felizes os olhos que veem o que vós vedes! 24Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que estais vendo e não puderam ver; quiseram ouvir o que estais ouvindo e não puderam ouvir”.


Santos em destaque

São Romão, diácono (†550). Judeu de Emesa, Síria, converteu-se, recebeu o diaconato e partiu para Constantinopla. Destacou-se como compositor de hinos litúrgicos, merecendo o cognome de Melodioso.

São Nicécio de Tréveris, Bispo (†561). Era, segundo São Gregório de Tours, forte na predicação, terrível na argumentação e constante no ensinamento. Sofreu desterro sob o reinado de Clotário I.

São Bavão (ou São Bavo), monge (†c. 659). De família nobre e vida dissoluta, após ouvir um sermão de São Amando, distribuiu seus bens aos pobres e retirou-se como monge à abadia beneditina de Gand, Bélgica.

São Geraldo Edwards, sacerdote e mártir (†1588). Morto durante a perseguição desencadeada pela rainha Elizabeth I da Inglaterra, junto com os beatos Roberto Wilcox, Cristóvão Buxton e Roberto Widmerpool.

Beatos Gaspar Hikojiro e André Yoshida, mártires (†1617). Catequistas degolados em Nagasaki, Japão, por terem recebido sacerdotes em suas casas.

Beato Luís Maria Mónti, religioso (†1900). Fundador da Congregação dos Filhos da Imaculada Conceição. Morreu na casa para órfãos por ele instituída em Saronno, Itália.

Beato Antônio Rewera, sacerdote e mártir (†1942). Confessando a verdadeira fé, foi deportado da Polônia para Dachau, Alemanha. Sofreu terríveis torturas e obteve a coroa do martírio.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior30 de setembro de 2022
Próximo artigo2 de outubro de 2022

Próximas liturgias

27 de setembro de 2022

Memória de São Vicente de Paulo São Vicente de Paulo,...

28 de setembro de 2022

Quarta-feira da 26ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...

29 de setembro de 2022

Festa São Miguel, São Gabriela e São Rafael Festa de...
Artigo anterior30 de setembro de 2022
Próximo artigo2 de outubro de 2022

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
8,995SeguidoresSeguir
308,000InscritosInscrever