5 de novembro de 2023

Solenidade de Todos os Santos

Na Solenidade de Todos os Santos a Igreja nos convida a ver com esperança nossos irmãos celestes, como estímulo para percorrermos por inteiro o caminho iniciado com o Batismo e atingirmos a plena felicidade na glória da visão beatífica.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ap 7,2-4.9-14

Eu, João, 2vi um outro anjo, que subia do lado onde nasce o sol. Ele trazia a marca do Deus vivo e gritava, em alta voz, aos quatro anjos que tinham recebido o poder de danificar a terra e o mar, dizendo-lhes: 3“Não façais mal à terra, nem ao mar, nem às árvores, até que tenhamos marcado na fronte os servos do nosso Deus”. 4Ouvi então o número dos que tinham sido marcados: eram cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel. 9Depois disso, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. 10Todos proclamavam com voz forte: “A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro”. 11Todos os anjos estavam de pé, em volta do trono e dos anciãos e dos quatro seres vivos, e prostravam-se, com o rosto por terra, diante do trono. E adoravam a Deus, dizendo: 12“Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém”. 13E um dos anciãos falou comigo e perguntou: “Quem são esses, vestidos com roupas brancas? De onde vieram?” 14Eu respondi: “Tu é que sabes, meu senhor”. E então ele me disse: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro”.

Salmo responsorial: Sl 23(24),1-2.3-4ab.5-6 (R. cf. 6)

R. É assim a geração dos que procuram o Senhor!

1Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; 2porque ele a tornou firme sobre os mares, *e sobre as águas a mantém inabalável. R.

3“Quem subirá até o monte do Senhor, *quem ficará em sua santa habitação?”4a“Quem tem mãos puras e inocente coração, *4bquem não dirige sua mente para o crime. R.

5Sobre este desce a bênção do Senhor *e a recompensa de seu Deus e Salvador”.6“É assim a geração dos que o procuram, *e do Deus de Israel buscam a face”. R.

Segunda leitura: 1Jo 3, 1-3

Caríssimos, 1vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 3Todo o que espera nele purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.

Evangelho: Mt 5,1-12a

Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-venturados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11Bem-venturados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.


Santos em destaque

Santos Teótimo, Filoteu e Timóteo, mártires (†307). Jovens sírios que, por serem cristãos, foram entregues às feras nos jogos circenses, em Cesaréia da Palestina.

São Donino, mártir (†307). Jovem médico, condenado na perseguição de Diocleciano a trabalhar nas minas de Mísmiya, na Cesareia da Palestina, e depois queimado vivo por permanecer cristão.

Santa Bertilla, abadessa (†705). Primeira superiora do mosteiro de Chelles, França, fundado pela rainha Santa Batilde.

São Geraldo, Bispo (†1123). Homem de admirável simplicidade, brilhou por sua profunda humildade como cônego regular de Santo Agostinho e mais ainda como Bispo de Béziers,
França.

São Domingos Mâu, presbítero e mártir (†1858). Dominicano decapitado por ordem do imperador Tu Đúc, no Vietnã, sob a acusação de portar em público o Rosário e exortar os cristãos a dar testemunho da Fé.

São Guido Maria Conforti, Bispo (†1931). Arcebispo de Ravena (Itália) e fundador da Pia Sociedade de São Francisco Xavier (Missionários Xaverianos).

Beato Gomidas Keumurgian (Cosme de Carboniano), sacerdote e mártir (†1707). Ordenado na Igreja Armênia, propagou firmemente a fé professada no Sínodo de Calcedônia. Foi perseguido e decapitado enquanto rezava o Credo.

Beato Bernardo Lichtenberg, presbítero e mártir (†1943). Vigário capitular da Catedral de Berlim, por ter denunciado os abusos nazistas, passou dois anos encarcerado e morreu a caminho do campo de Dachau, após muitos sofrimentos.

Beato Gregório Lakota, Bispo e mártir (†1950). Foi levado para o campo de detenção de Abez, na Sibéria, Rússia. Perseguido por causa de sua fé, suportou os mais terríveis tormentos até morrer.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

6 de maio de 2024

Segunda-feira da 6ª semana da Páscoa Leituras da Missa ...

5 de maio de 2024

Sexto Domingo da Páscoa  Leituras da Missa Santos em...

4 de maio de 2024

Sábado da 5ª semana da Páscoa Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever