30 de setembro de 2022

Memória de São Jerônimo

São Jerônimo, sacerdote e doutor da Igreja (†420). Depois de uma juventude desregrada, recebeu o Batismo em 366, abandonou a cultura pagã e levou vida ascética num deserto perto de Antioquia. Ordenado sacerdote aos 38 anos, participou do Concílio Romano de 382 e tornou-se secretário do Papa São Dâmaso, o qual o encarregou de rever as traduções latinas da Bíblia, trabalho que culminou na tradução mundialmente conhecida como a Vulgata. Combateu com vigor os erros de sua época. Destacou-se também, como seu contemporâneo Santo Ambrósio, na luta em defesa da virgindade.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Jó 38,1.12-21.40,3-5

1O Senhor respondeu a Jó, do meio da tempestade, e disse: 12“Alguma vez na vida deste ordens à manhã ou indicaste à aurora o seu lugar, 13para que ela apanhe a terra pelos quatro cantos e sejam dela sacudidos os malfeitores? 14A terra torna argila compacta, e tudo se apresenta em trajes de gala, 15mas recusa-se a luz aos malfeitores e quebra-se o braço rebelde. 16Chegaste perto das nascentes do mar ou pousaste no fundo do oceano? 17Foram-te franqueadas as portas da morte ou viste os portais das sombras? 18Examinaste a extensão da terra? Conta-me, se sabes tudo isso! 19Qual é o caminho para a morada da luz, e onde fica o lugar das trevas? 20Poderias alcançá-las em seu domínio e reconhecer o acesso à sua morada? 21Deverias sabê-lo, pois já tinhas nascido e grande é o número dos teus anos!” 40,3Jó respondeu ao Senhor, dizendo: 4“Fui precipitado. Que te posso responder? Porei minha mão sobre a boca. 5Falei uma vez, não replicarei; uma segunda vez, mas não falarei mais”.

Salmo responsorial: Sl 138(139),1-3.7-8.9-10.13-14ab (R. 24b)

R. Conduzi-me no caminho para a vida, ó Senhor!

1Senhor, vós me sondais e conheceis, *2sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos, † 3percebeis quando me deito e quando eu ando, *os meus caminhos vos são todos conhecidos. R.

7Em que lugar me ocultarei de vosso espírito? *E para onde fugirei de vossa face? 8 Se eu subir até os céus, ali estais; *se eu descer até o abismo, estais presente. R.

9Se a aurora me emprestar as suas asas, *para eu voar e habitar no fim dos mares; 10mesmo lá vai me guiar a vossa mão *e segurar-me com firmeza a vossa destra. R.

13Fostes vós que me formastes as entranhas, *e no seio de minha mãe vós me tecestes. 14Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, †porque de modo admirável me formastes! *Que prodígio e maravilha as vossas obras! R.

Evangelho: Lc 10,13-16

Naquele tempo, disse Jesus: 13“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e Sidônia tivessem sido realizados os milagres que foram feitos no vosso meio, há muito tempo teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e sentando-se sobre cinzas. 14Pois bem, no dia do julgamento, Tiro e Sidônia terão uma sentença menos dura do que vós. 15Ai de ti, Cafarnaum! Serás elevada até o céu? Não, tu serás atirada no inferno. 16Quem vos escuta a mim escuta; e quem vos rejeita a mim despreza; mas quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou”.


Santos em destaque

São Gregório, o Iluminador, Bispo (†c. 326). Apóstolo da Armênia, no fim da vida retirou-se a uma gruta junto ao rio Eufrates, onde veio falecer.

Santo Honório de Canterbury, Bispo (†653). Eleito missionário da Inglaterra por São Gregório Magno, sucedeu a São Justo na Arquidiocese de Canterbury.

São Simão, monge (†1082). Sendo conde de Crépy, França, renunciou a todas as riquezas, para levar vida monástica e posteriormente fazer-se eremita no Maciço do Jura.

São Francisco de Borja, sacerdote (†1572). Duque de Gandía e vice-rei da Catalunha, renunciou ao mundo após a morte da esposa e ingressou na Companhia de Jesus, da qual foi o terceiro Superior Geral. Ver também:

Beato Frederico Albert, presbítero (†1876). Fundou na cidade de Lanzo, na Itália, a Congregação das Irmãs de São Vicente de Paulo da Imaculada Conceição, para cuidar de pessoas que ficaram na miséria.

Beata Felícia Meda, abadessa (†1444). Religiosa clarissa, superiora do mosteiro de Santa Úrsula, em Milão, e do mosteiro Corpus Domini, de Pesaro, Itália.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior29 de setembro de 2022
Próximo artigo9 de outubro de 2022

Próximas liturgias

21 de agosto de 2022

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora Solenidade da Assunção de...

22 de agosto de 2022

Memória de Nossa Senhora Rainha Nossa Senhora Rainha. Instituída por...

23 de agosto de 2022

Festa de Santa Rosa de Lima Santa Rosa de Lima,...
Artigo anterior29 de setembro de 2022
Próximo artigo9 de outubro de 2022

Redes sociais

1,600,460FãsCurtir
103,000SeguidoresSeguir
8,500SeguidoresSeguir
253,000InscritosInscrever