30 de setembro de 2023

Memória de São Jerônimo

Sacerdote e doutor da Igreja (†420). Depois de uma juventude desregrada, recebeu o Batismo em 366, abandonou a cultura pagã e levou vida ascética num deserto perto de Antioquia. Ordenado sacerdote aos 38 anos, participou do Concílio Romano de 382 e tornou-se secretário do Papa São Dâmaso, o qual o encarregou de rever as traduções latinas da Bíblia, trabalho que culminou na tradução mundialmente conhecida como a Vulgata. Combateu com vigor os erros de sua época. Destacou-se também, como seu contemporâneo Santo Ambrósio, na luta em defesa da virgindade.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Zc 2,5-9.14-15a

5Levantei os olhos e eis que vi um homem com um cordel de medir na mão. 6Perguntei-lhe: “Aonde vais?” Respondeu-me: “Vou medir Jerusalém, para ver qual é a sua largura e o seu comprimento”. 7Eis que apareceu o anjo que falava em mim, enquanto lhe vinha ao encontro um outro anjo, 8que lhe disse: “Corre a falar com esse moço, dizendo: A população de Jerusalém precisa ficar sem muralha, em vista da multidão de homens e animais que vivem no seu interior. 9Eu serei para ela, diz o Senhor, muralha de fogo ao seu redor, e mostrarei minha glória no meio dela. 14Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15aMuitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti”.

Salmo responsorial: Jr 31,10.11-12ab.13 (R. 10d)

R. O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

10Ouvi, nações, a palavra do Senhor *e anunciai-a nas ilhas mais distantes: “Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, *e o guardará qual pastor a seu rebanho!” R.

11Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó *e o libertou do poder do prepotente. 12aVoltarão para o monte de Sião, †entre brados e cantos de alegria *bafluirão para as bênçãos do Senhor R.

13Então a virgem dançará alegremente, *também o jovem e o velho exultarão; mudarei em alegria o seu luto, *serei consolo e conforto após a guerra. R.

Evangelho: Lc 9,43b-45

Naquele tempo, 43bTodos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. 45Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.


Santos em destaque

São Gregório, o Iluminador, Bispo (†c. 326). Apóstolo da Armênia, no fim da vida retirou-se a uma gruta junto ao rio Eufrates, onde veio falecer.

Santo Honório de Canterbury, Bispo (†653). Eleito missionário da Inglaterra por São Gregório Magno, sucedeu a São Justo na Arquidiocese de Canterbury.

São Simão, monge (†1082). Sendo conde de Crépy, França, renunciou a todas as riquezas, para levar vida monástica e posteriormente fazer-se eremita no Maciço do Jura.

São Francisco de Borja, sacerdote (†1572). Duque de Gandía e vice-rei da Catalunha, renunciou ao mundo após a morte da esposa e ingressou na Companhia de Jesus, da qual foi o terceiro Superior Geral. Ver também:

Beato Frederico Albert, presbítero (†1876). Fundou na cidade de Lanzo, na Itália, a Congregação das Irmãs de São Vicente de Paulo da Imaculada Conceição, para cuidar de pessoas que ficaram na miséria.

Beata Felícia Meda, abadessa (†1444). Religiosa clarissa, superiora do mosteiro de Santa Úrsula, em Milão, e do mosteiro Corpus Domini, de Pesaro, Itália.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

26 de abril de 2024

Sexta-feira da Quarta semana da Páscoa Leituras da Missa ...

25 de abril de 2024

Festa de São Marcos Evangelista São Marcos, evangelista e mártir...

24 de abril de 2024

Quarta-feira da Quarta semana da Páscoa Memória facultativa de São...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever