29 de setembro de 2023

Festa São Miguel, São Gabriel e São Rafael

Os três arcanjos mencionados na Sagradas Escrituras. São Miguel (“Quem como Deus?”) é o Príncipe da Milícia Celeste. São Gabriel (“Força de Deus”) é o anunciador das revelações divinas. São Rafael (“Deus curou”) é o guia.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Dn 7,9-10.13-14

9Eu continuava olhando, até que foram colocados uns tronos, e um ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal, e os livros foram abertos. 13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.

Salmo responsorial: Sl 137(138),1-2a.2bc-3.4-5 (R. 1c)

R. Perante os vossos anjos, vou cantar-vos, ó Senhor!

1Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos 2ae ante o vosso templo vou prostrar-me. R.

2bEu agradeço vosso amor, vossa verdade, 2cporque fizestes muito mais que prometestes; 3naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma. R.

4Os reis de toda a terra hão de louvar-vos quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. 5Hão de cantar vossos caminhos e dirão: “Como a glória do Senhor é grandiosa!” R.

Evangelho: Jo 1,47-51

Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael, que vinha para ele, e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: ‘Eu te vi debaixo da figueira’? Coisas maiores que essa verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo, vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.


Santos em destaque

São Ciríaco, anacoreta (†557). Viveu cerca de 90 anos em grutas nos arredores de Belém e foi grande defensor da ortodoxia contra os erros origenistas.

São Maurício, abade (†1191). Foi superior do mosteiro cisterciense de Langonnet, França, e mais tarde da abadia de Carnoët, por ele fundada.

São João de Dukla, sacerdote (†1484). Franciscano polonês, apóstolo do confessionário e do púlpito.

São Renato Goupil, mártir (†1642). Ajudante nas missões jesuítas no Canadá. Preso e morto pelos iroqueses quando perceberam que ensinava aos meninos o sinal-da-cruz.

Beato Carlos de Blois, leigo (†1364). Sendo Duque da Bretanha, desejou entrar na Ordem Franciscana, mas constrangido a reivindicar o principado, suportou com firmeza de ânimo as tribulações da prisão e foi morto em combate junto de Auray, França.

Beato Nicolau de Furca Palena, presbítero (†1449). Religioso da Ordem dos Eremitas de São Jerônimo, fundou em Roma o Mosteiro de Santo Onofre, onde faleceu aos cem anos de idade.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

31 de março de 2024

Domingo da Páscoa na Ressureição do Senhor Para os cristãos,...

30 de março de 2024

Sábado Santo Na mais sagrada e santa das noites, a...

29 de março de 2024

Sexta-feira da Paixão do Senhor No dia em que a...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever