28 de setembro de 2022

Quarta-feira da 26ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa de São Venceslau, mártir († 929). Memória facultativa. Duque da Boêmia. Foi assassinado quando se dirigia à igreja, por sicários a serviço de seu próprio irmão Boleslau. E São Lourenço Ruiz e companheiros, mártires (†1637). Da Ordem de São Domingos, pregaram a fé cristã nas ilhas Filipinas, em Formosa e no arquipélago japonês. Esses 16 Santos derramaram seu sangue em Nagasaki, Japão.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Jó 9,1-12.14-16

1Jó respondeu a seus amigos e disse: 2“Sei muito bem que é assim: como poderia o homem ser justo diante de Deus? 3Se quisesse disputar com ele, entre mil razões não haverá uma para rebatê-lo. 4Ele é sábio de coração e poderoso em força; quem poderia enfrentá-lo e ficar ileso? 5Ele desloca as montanhas sem que elas percebam e as derruba em sua cólera. 6Ele abala a terra em suas bases e suas colunas vacilam. 7Ele manda ao sol que não brilhe e guarda escondidas as estrelas. 8Sozinho desdobra os céus e caminha sobre as ondas do mar. 9Criou a Ursa e o Órion, as Plêiades e as constelações do Sul. 10Faz prodígios insondáveis, maravilhas sem conta. 11Se passa junto de mim, não o vejo e, quando se afasta, não o percebo. 12Se ele apanha uma presa, quem ousa impedi-lo? Quem pode dizer-lhe: ‘O que está fazendo?’ 14Quem sou eu para replicar-lhe e contra ele escolher meus argumentos? 15Ainda que eu tivesse razão, não poderia replicar e deveria pedir misericórdia ao meu juiz. 16Se eu clamasse e ele me respondesse, não creio que daria atenção à minha voz”.

Salmo responsorial: Sl 87(88),10bc-11.12-13.14-15 (R. 3a)

R. Chegue a minha oração até a vossa presença!

10bClamo a vós, ó Senhor sem cessar, todo o dia, *cminhas mãos para vós se levantam em prece. 11Para os mortos, acaso, faríeis milagres? *poderiam as sombras erguer-se e louvar-vos? R.

12No sepulcro haverá quem vos cante o amor *e proclame entre os mortos a vossa verdade? 13Vossas obras serão conhecidas nas trevas, *vossa graça, no reino onde tudo se esquece? R.

14Quanto a mim, ó Senhor, clamo a vós na aflição, *minha prece se eleva até vós desde a aurora. 15Por que vós, ó Senhor, rejeitais a minh’alma? *E por que escondeis vossa face de mim? R.

Evangelho: Lc 9,57-62

Naquele tempo, 57enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. 58Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. 62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.


Santos em destaque

Santa Eustóquia, virgem (†419). Pertencente à aristocracia romana. Com sua mãe, tornou-se filha espiritual de São Jerônimo. Quando este partiu para a Terra Santa, elas o seguiram. Em Jerusalém dedicou-se aos trabalhos escriturários para São Jerônimo, ajudando-o na tradução da Vulgata.

Santa Lioba, virgem (†c. 782). Parente de São Bonifácio, colaborou com ele na evangelização da Alemanha. Foi abadessa do mosteiro de Tauberbischofsheim.

São Simão de Rojas, sacerdote (†1624). Preceptor dos Infantes de Espanha e confessor da rainha Isabel de Bourbon. No esplendor da corte espanhola, manteve-se pobre, humilde e misericordioso com os pobres.

Beato Bernardino de Feltre, presbítero (†1494). Religioso franciscano que, para combater a usura, praga da época, promoveu a fundação de montepios. Morreu em Pavia, Itália, aos cinquenta e cinco anos.

Beata Amalia Abad Casasempere, mártir (†1936). Mãe de família, conhecida por sua militância católica, foi presa e assassinada por milicianos em Benillup (Espanha).

Beato Nicetas Budka, Bispo e mártir (†1949). Bispo auxiliar de Lviv, dos Ucranianos, deportado a um campo de detenção no Cazaquistão, onde suportou com força de ânimo as adversidades por amor a Cristo.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior27 de setembro de 2022
Próximo artigo29 de setembro de 2022

Próximas liturgias

21 de agosto de 2022

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora Solenidade da Assunção de...

22 de agosto de 2022

Memória de Nossa Senhora Rainha Nossa Senhora Rainha. Instituída por...

23 de agosto de 2022

Festa de Santa Rosa de Lima Santa Rosa de Lima,...
Artigo anterior27 de setembro de 2022
Próximo artigo29 de setembro de 2022

Redes sociais

1,600,460FãsCurtir
103,000SeguidoresSeguir
8,500SeguidoresSeguir
253,000InscritosInscrever