9 de dezembro de 2022

Sexta-feira da 2ª semana do Advento

Memória facultativa de São João Diego Cuauhtlatoatzin (†1548). De origem indígena, foi a ele que a Virgem Maria apareceu sob a invocação de Guadalupe. Varão de fé puríssima e de grande fervor e humildade, empenhou-se na construção de um santuário para Nossa Senhora na colina de Tepeyac, onde Ela tinha aparecido.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 48,17-19

17Isto diz o Senhor, o teu libertador, o santo de Israel: “Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis, te conduzo pelo caminho em que andas. 18Ah, se tivesses observado os meus mandamentos! Tua paz teria sido como um rio e tua justiça como as ondas do mar; 19tua descendência seria como a areia do mar e os filhos do teu ventre como os grãos de areia; este nome não teria desaparecido nem teria sido cancelado de minha presença”.

Salmo responsorial: Sl 1,1-2.3.4 e 6 (R. cf. Jo 8,12

R. Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida.
1Feliz é todo aquele que não anda *conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, *nem junto aos zombadores vai sentar-se; 2mas encontra seu prazer na lei de Deus *a medita, dia e noite, sem cessar. R.

3Eis que ele é semelhante a uma árvore, *que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, †e jamais as suas folhas vão murchar. *Eis que tudo o que ele faz vai prosperar. R.

4Mas bem outra é a sorte dos perversos. †Ao contrário, são iguais à palha seca *espalhada e dispersada pelo vento. 6Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, *mas a estrada dos malvados leva à morte. R.

Evangelho: Mt 11,16-19

Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 16“Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 17‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’ 18Veio João, que não come nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. 19Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras”.


Santos em destaque

Santa Leocádia, virgem e mártir (†304). Condenada à masmorra, em Toledo, por recusar as ofertas de apostasia do governador Daciano.

Santa Gorgónia, mãe de família (†370). Filha de Santa Nona, irmã de São Gregório Nazianzeno e São Cesáreo. Viveu exemplarmente seu matrimônio esmerando-se na educação e santificação dos seus.

São Cipriano, abade (†séc. VI). Viveu no mosteiro de Genouillac, próximo a Périgueux, na atual França, onde dedicou-se com esmero ao cuidado dos enfermos.

São Pedro Fourier, sacerdote (†1640). Fundador da Congregação de Nossa Senhora, para educação de meninas.

Beato Libório Wagner, presbítero e mártir (†1631). De origem luterana, converteu-se ao Catolicismo e foi ordenado sacerdote. Torturado e morto em Maienberg, Alemanha, durante a Guerra dos Trinta Anos.

Beato Bernardo Maria de Jesus Silvestrelli, presbítero (†1911). Nascido em abastada família romana, ingressou na Ordem dos Passionistas, da qual foi Superior Geral durante 24 anos.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior8 de dezembro de 2022
Próximo artigo10 de dezembro de 2022

Próximas liturgias

1 de fevereiro de 2023

Quarta-feira da 4ª semana do Tempo Comum Leituras da...

31 de janeiro de 2023

Memória de São João Bosco Natural de Castelnuovo de Asti,...

30 de janeiro de 2023

Segunda-feira da 4ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior8 de dezembro de 2022
Próximo artigo10 de dezembro de 2022

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,234SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever