27 de setembro de 2022

Memória de São Vicente de Paulo

São Vicente de Paulo, sacerdote (†1660). Estabeleceu-se em Paris, dedicando-se por inteiro ao apostolado com os pobres. Fundou a Congregação dos Padres da Missão (Lazaristas) e, junto com Santa Luisa de Marillac, as Filhas da Caridade.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Jó 3,1-3.11-17.20-23

1Jó abriu a boca e amaldiçoou o seu dia, 2dizendo: 3“Maldito o dia em que nasci e a noite em que fui concebido. 11Por que não morri desde o ventre materno ou não expirei ao sair das entranhas? 12Por que me acolheu um regaço e uns seios me amamentaram? 13Estaria agora deitado e poderia descansar, dormiria e teria repouso 14com os reis e ministros do país, que construíram para si sepulcros grandiosos; 15ou com os nobres, que amontoaram ouro e prata em seus palácios. 16Ou, então, enterrado como aborto, eu agora não existiria, como crianças que nem chegaram a ver a luz. 17Ali acaba o tumulto dos ímpios, ali repousam os que esgotaram as forças. 20Por que foi dado à luz um infeliz e vida àqueles que têm a alma amargurada? 21Eles desejam a morte que não vem e a buscam mais que um tesouro; 22eles se alegrariam por um túmulo e gozariam ao receberem sepultura. 23Por que, então, foi dado à luz o homem a quem seu próprio caminho está oculto, a quem Deus cercou de todos os lados?”

Salmo responsorial: Sl 87(88),2-3.4-5.6.7-8 (R. 3a)

R. Chegue a minha oração até a vossa presença.

2A vós clamo, Senhor, sem cessar, todo o dia, *e de noite se eleva até vós meu gemido. 3Chegue a minha oração até a vossa presença, *inclinai vosso ouvido a meu triste clamor! R.

4Saturada de males se encontra a minh’alma, *minha vida chegou junto às portas da morte. 5Sou contado entre aqueles que descem à cova, *toda gente me vê como um caso perdido! R.

6O meu leito já tenho no reino dos mortos, *como um homem caído que jaz no sepulcro, de quem mesmo o Senhor se esqueceu para sempre *e excluiu por completo da sua atenção. R.

7Ó Senhor, me pusestes na cova mais funda, *nos locais tenebrosos da sombra da morte. 8Sobre mim cai o peso do vosso furor, *vossas ondas enormes me cobrem, me afogam. R.

Evangelho: Lc 9,51-56

51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos para preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado.


Santos em destaque

Santa Hiltrudes, virgem (†800). Consagrou-se a Deus, vivendo solitária nas proximidades do mosteiro de Liesse, do qual seu irmão era abade.

Santos Adolfo e João, mártires (†824). Eram filhos de um mulçumano e uma cristã. Diante da negativa de renegar a fé, foram martirizados em Córdoba durante o reinado de Abderramán II.

São Bonfílio, Bispo (†c.1115). Depois de ter sido Bispo de Foligno, passou dez anos na Terra Santa e, ao regressar à Itália, retirou-se no mosteiro de Storaco, onde faleceu.

Santo Eleazário de Sabran (†1323). Conde de Ariano, comandante de tropas, defensor do Papa, guardou a virgindade junto com sua esposa, a Beata Delfina, e praticou todas as virtudes, observando a regra da Ordem Terceira Franciscana.

Beato Lourenço de Ripafratta, presbítero (†1456). Dominicano do mosteiro de Pistoia (Itália), observou fielmente durante 60 anos a disciplina religiosa, dedicando-se assiduamente ao Sacramento da Reconciliação.

Beato João Batista Laborier du Vivier, diácono e mártir (†1794). Durante a Revolução Francesa foi condenado a cruel cativeiro, em Rochefort, onde morreu de grave enfermidade.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior26 de setembro de 2022
Próximo artigo28 de setembro de 2022

Próximas liturgias

21 de agosto de 2022

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora Solenidade da Assunção de...

22 de agosto de 2022

Memória de Nossa Senhora Rainha Nossa Senhora Rainha. Instituída por...

23 de agosto de 2022

Festa de Santa Rosa de Lima Santa Rosa de Lima,...
Artigo anterior26 de setembro de 2022
Próximo artigo28 de setembro de 2022

Redes sociais

1,600,460FãsCurtir
103,000SeguidoresSeguir
8,500SeguidoresSeguir
253,000InscritosInscrever