27 de setembro de 2024

Memória de São Vicente de Paulo

Sacerdote (†1660). Estabeleceu-se em Paris, dedicando-se por inteiro ao apostolado com os pobres. Fundou a Congregação dos Padres da Missão (Lazaristas) e, junto com Santa Luisa de Marillac, as Filhas da Caridade.

Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ecl 3,1-11

1Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para tudo que acontece debaixo do céu. 2Tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de colher a planta. 3Tempo de matar e tempo de salvar; tempo de destruir e tempo de construir. 4Tempo de chorar e tempo de rir; tempo de lamentar e tempo de dançar. 5Tempo de atirar pedras e tempo de as amontoar; tempo de abraçar e tempo de se separar. 6Tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de esbanjar. 7Tempo de rasgar e tempo de costurar; tempo de calar e tempo de falar. 8Tempo de amar e tempo de odiar; tempo de guerra e tempo de paz. 9Que proveito tira o trabalhador de seu esforço? 10Observei a tarefa que Deus impôs aos homens, para que nela se ocupassem. 11As coisas que ele fez são todas boas no tempo oportuno. Além disso, ele dispôs que fossem permanentes; no entanto o homem jamais chega a conhecer o princípio e o fim da ação que Deus realiza.

Salmo responsorial: Sl 143(144),1a e 2abc.3-4 (R. 1a)

R. Bendito seja o Senhor, meu rochedo!

1aBendito seja o Senhor, meu rochedo. 2aEle é meu amor, meu refúgio, *blibertador, fortaleza e abrigo; cÉ meu escudo: é nele que espero, *R.

3Que é o homem, Senhor, para vós?  †Por que dele cuidais tanto assim, *e no filho do homem pensais? 4Como o sopro de vento é o homem, *os seus dias são sombra que passa. R.

Evangelho: Lc 9,18-22

Aconteceu que Jesus 18estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”. 20Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.


Santos em destaque

Santa Hiltrudes, virgem (†800). Consagrou-se a Deus, vivendo solitária nas proximidades do mosteiro de Liesse, do qual seu irmão era abade.

Santos Adolfo e João, mártires (†824). Eram filhos de um mulçumano e uma cristã. Diante da negativa de renegar a fé, foram martirizados em Córdoba durante o reinado de Abderramán II.

São Bonfílio, Bispo (†c.1115). Depois de ter sido Bispo de Foligno, passou dez anos na Terra Santa e, ao regressar à Itália, retirou-se no mosteiro de Storaco, onde faleceu.

Santo Eleazário de Sabran (†1323). Conde de Ariano, comandante de tropas, defensor do Papa, guardou a virgindade junto com sua esposa, a Beata Delfina, e praticou todas as virtudes, observando a regra da Ordem Terceira Franciscana.

Beato Lourenço de Ripafratta, presbítero (†1456). Dominicano do mosteiro de Pistoia (Itália), observou fielmente durante 60 anos a disciplina religiosa, dedicando-se assiduamente ao Sacramento da Reconciliação.

Beato João Batista Laborier du Vivier, diácono e mártir (†1794). Durante a Revolução Francesa foi condenado a cruel cativeiro, em Rochefort, onde morreu de grave enfermidade.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

7 de outubro de 2024

Memória de Nossa Senhora do Rosário Esta comemoração deriva da...

6 de outubro de 2024

Domingo da 27ª semana do Tempo Comum Leituras da...

5 de outubro de 2024

Sábado da 26ª semana do Tempo Comum Memória facultativa de...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever