26 de setembro de 2023

Terça-feira da 25ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa dos Santos Cosme e Damião, mártires (†303). Memória facultativa. Médicos sírios martirizados em Ciro (Síria). Exerciam a medicina gratuitamente.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Esd 6,7-8.12b.14-20

Naqueles dias, 7o rei Dario escreveu ao governador do território da outra margem do rio Eufrates: “Deixa que prossigam os trabalhos no templo de Deus. Que o governador de Judá e os anciãos dos judeus edifiquem a casa de Deus no seu lugar. 8Também ordenei como se deve proceder com aqueles anciãos dos judeus que constroem aquela casa de Deus: com os bens do rei, deveis reembolsar religiosamente e sem interrupção aqueles homens por tudo o que gastarem. 12bEu, Dario, dei esta ordem. Que ela seja pontualmente executada!” 14E os anciãos dos judeus continuaram a construir, com êxito, de acordo com a profecia de Ageu, o profeta, e de Zacarias, filho de Ado, e puderam terminar a construção conforme a ordem do Deus de Israel e as ordens de Ciro, de Dario e de Artaxerxes, reis da Pérsia. 15Esta casa de Deus foi concluída no terceiro dia do mês de Adar, no sexto ano do reinado de Dario. 16Os filhos de Israel, os sacerdotes, os levitas e o resto dos repatriados, celebraram com alegria a dedicação desta casa de Deus. 17Ofereceram, para a inauguração desta casa de Deus, cem touros, duzentos carneiros, quatrocentos cordeiros e, como sacrifício pelo pecado de todo o Israel, doze bodes, segundo o número das tribos de Israel. 18Estabeleceram também os sacerdotes, segundo suas categorias, e os levitas, segundo suas classes, para o serviço de Deus, em Jerusalém, como está escrito no livro de Moisés. 19Os deportados celebraram a Páscoa no dia catorze do primeiro mês. 20Como todos os levitas se haviam purificado, juntamente com os sacerdotes, estavam puros; e, assim, imolaram a Páscoa para todos os filhos do cativeiro, para os sacerdotes seus irmãos e para eles próprios.

Salmo responsorial: Sl 121(122),1-2.3-4a.4b-5 (R. cf. 1)

R. Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa Senhor!”

 1Que alegria, quando ouvi que me disseram: *”Vamos à casa do Senhor!” 2E agora nossos pés já se detêm, *Jerusalém, em tuas portas. R.

3Jerusalém, cidade bem edificada *num conjunto harmonioso; 4apara lá sobem as tribos de Israel, *as tribos do Senhor. R.

bPara louvar, segundo a lei de Israel, *o nome do Senhor. 5A sede da justiça lá está * e o trono de Davi. R.

Evangelho: Lc 8,19-21

Naquele tempo, 19a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. 20Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. 21Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”.


Santos em destaque

São Gedeão, juiz de Israel. Da tribo de Manassés, libertou o povo eleito das mãos dos madianitas.

Santo Eusébio de Bolonha, Bispo (†séc. IV). Combateu o arianismo, junto com Santo Ambrósio de Milão, e empenhou-se em promover entre os jovens o valor da virgindade.

São Nilo, abade (†1004). Nascido de importante família de Rossano, Itália, renunciou ao mundo, ingressando no mosteiro de Santa Maria del Patire, onde organizou uma escola de calígrafos para a reprodução dos textos sagrados.

Santa Teresa Couderc, virgem (†1885). Fundou a Sociedade de Nossa Senhora do Cenáculo, em Lyon (França).

Santas Luzia Kim, Catarina Yi, viúva, e Madalena Cho, virgem, mártires (†1839). Por sua fé em Cristo, morreram vítimas de atrozes tomentos em Seul, Coréia.

Beata Lúcia de Caltagirone, virgem (†1400). Terciária franciscana falecida em Salerno, Itália. Destacou-se por sua fidelidade à Regra e sua devoção às Cinco Chagas de Cristo.

Beato Gaspar Stanggassinger, presbítero (†1899). Sacerdote redentorista, dedicado à educação dos jovens. Faleceu aos 28 anos, em Gars, Alemanha.

Beato Luis Tezza, presbítero (†1923). Religioso camiliano que fundou em Roma a Congregação das Filhas de São Camilo. Faleceu no Peru, onde foi enviado em missão.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

11 de dezembro de 2023

Segunda-feira da 2ª semana do Advento Memória facultativa de São Dâmaso I,...

10 de dezembro de 2023

Domingo da 2ª semana do Advento Leituras da Missa ...

9 de dezembro de 2023

Sábado da 1ª semana do Advento Memória facultativa de São...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever