26 de setembro de 2022

Segunda-feira da 26ª semana do Tempo Comum

Memória facultativa dos Santos Cosme e Damião, mártires (†303). Memória facultativa. Médicos sírios martirizados em Ciro (Síria). Exerciam a medicina gratuitamente.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Jó 1,6-22

6Um dia, foram os filhos de Deus apresentar-se ao Senhor; entre eles, também satanás. 7O Senhor, então, disse a satanás: “Donde vens?” “Venho de dar umas voltas pela terra”, respondeu ele. 8O Senhor disse-lhe: “Reparaste no meu servo Jó? Na terra não há outro igual: é um homem íntegro e correto, teme a Deus e afasta-se do mal”. 9Satanás respondeu ao Senhor: “Mas será por nada que Jó teme a Deus? 10Porventura não levantaste um muro de proteção ao redor dele, de sua casa e de todos os seus bens? Tu abençoaste tudo o que ele fez, e seus rebanhos cobrem toda a região. 11Mas estende a mão e toca em todos os seus bens; e eu garanto que ele te lançará maldições no rosto!” 12Então o Senhor disse a satanás: “Pois bem, de tudo o que ele possui podes dispor, mas não estendas a mão contra ele”. E satanás saiu da presença do Senhor. 13Ora, num dia em que os filhos e filhas de Jó comiam e bebiam vinho na casa do irmão mais velho, 14um mensageiro veio dizer a Jó: “Estavam os bois lavrando e as mulas pastando a seu lado 15quando, de repente, apareceram os sabeus e roubaram tudo, passando os criados ao fio da espada. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”. 16Estava ainda falando quando chegou outro e disse: “Caiu do céu o fogo de Deus e matou ovelhas e pastores, reduzindo-os a cinza. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”. 17Este ainda falava quando chegou outro e disse: “Os caldeus, divididos em três bandos, lançaram-se sobre os camelos e levaram-nos consigo, depois de passarem os criados ao fio da espada. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”. 18Este ainda falava quando chegou outro e disse: “Teus filhos e tuas filhas estavam comendo e bebendo vinho na casa do irmão mais velho 19quando um furacão se levantou das bandas do deserto e se lançou contra os quatro cantos da casa, que desabou sobre os jovens e os matou. Só eu consegui escapar para trazer-te a notícia”. 20Então, Jó levantou-se, rasgou o manto, rapou a cabeça, caiu por terra e, prostrado, disse: 21“Nu eu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei para lá. O Senhor deu, o Senhor tirou; como foi do agrado do Senhor, assim foi feito. Bendito seja o nome do Senhor!” 22Apesar de tudo isso, Jó não cometeu pecado nem se revoltou contra Deus.

Salmo responsorial: Sl 16(17),1.2-3.6-7 (R. 6b)

R. Inclinai o vosso ouvido e escutai-me!

1Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, *escutai-me e atendei o meu clamor! Inclinai o vosso ouvido à minha prece, *pois não existe falsidade nos meus lábios! R.

2De vossa face é que me venha o julgamento, *pois vossos olhos sabem ver o que é justo. 3Provai meu coração durante a noite, †visitai-o, examinai-o pelo fogo, *mas em mim não achareis iniquidade. R.

6Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, *inclinai o vosso ouvido e escutai-me! 7Mostrai-me vosso amor maravilhoso, †vós que salvais e libertais do inimigo *quem procura a proteção junto de vós. R.

Evangelho: Lc 9,46-50

Naquele tempo, 46houve entre os discípulos uma discussão para saber qual deles seria o maior. 47Jesus sabia o que estavam pensando. Pegou então uma criança, colocou-a junto de si 48e disse-lhes: “Quem receber esta criança em meu nome estará recebendo a mim. E quem me receber estará recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre todos vós for o menor, esse é o maior”. 49João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem que expulsa demônios em teu nome. Mas nós lho proibimos, porque não anda conosco”. 50Jesus disse-lhe: “Não o proibais, pois quem não está contra vós está a vosso favor”.


Santos em destaque

São Gedeão, juiz de Israel. Da tribo de Manassés, libertou o povo eleito das mãos dos madianitas.

Santo Eusébio de Bolonha, Bispo (†séc. IV). Combateu o arianismo, junto com Santo Ambrósio de Milão, e empenhou-se em promover entre os jovens o valor da virgindade.

São Nilo, abade (†1004). Nascido de importante família de Rossano, Itália, renunciou ao mundo, ingressando no mosteiro de Santa Maria del Patire, onde organizou uma escola de calígrafos para a reprodução dos textos sagrados.

Santa Teresa Couderc, virgem (†1885). Fundou a Sociedade de Nossa Senhora do Cenáculo, em Lyon (França).

Santas Luzia Kim, Catarina Yi, viúva, e Madalena Cho, virgem, mártires (†1839). Por sua fé em Cristo, morreram vítimas de atrozes tomentos em Seul, Coréia.

Beata Lúcia de Caltagirone,virgem (†1400). Terciária franciscana falecida em Salerno, Itália. Destacou-se por sua fidelidade à Regra e sua devoção às Cinco Chagas de Cristo.

Beato Gaspar Stanggassinger, presbítero (†1899). Sacerdote redentorista, dedicado à educação dos jovens. Faleceu aos 28 anos, em Gars, Alemanha.

Beato Luis Tezza, presbítero (†1923). Religioso camiliano que fundou em Roma a Congregação das Filhas de São Camilo. Faleceu no Peru, onde foi enviado em missão.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior25 de setembro de 2022
Próximo artigo27 de setembro de 2022

Próximas liturgias

21 de agosto de 2022

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora Solenidade da Assunção de...

22 de agosto de 2022

Memória de Nossa Senhora Rainha Nossa Senhora Rainha. Instituída por...

23 de agosto de 2022

Festa de Santa Rosa de Lima Santa Rosa de Lima,...
Artigo anterior25 de setembro de 2022
Próximo artigo27 de setembro de 2022

Redes sociais

1,600,460FãsCurtir
103,000SeguidoresSeguir
8,500SeguidoresSeguir
253,000InscritosInscrever