25 de setembro de 2023

Segunda-feira da 25ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Esd 1,1-6

1No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor moveu o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação: 2“Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do Céu, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe construir um templo em Jerusalém, na terra de Judá. 3Quem, dentre vós todos, pertence ao seu povo? Que o Senhor, seu Deus, esteja com ele, e que se ponha a caminho e suba a Jerusalém, e construa o templo do Senhor, Deus de Israel, o Deus que está em Jerusalém. 4E a todos os sobreviventes, onde quer que residam, as pessoas do lugar proporcionem prata, ouro, bens e animais, além de donativos espontâneos para o templo de Deus, que está em Jerusalém”. 5Então se levantaram os chefes de família de Judá e de Benjamim, os sacerdotes e os levitas, todos aqueles que se sentiram inspirados por Deus para ir edificar o templo do Senhor, que está em Jerusalém. 6E todos os seus vizinhos lhes trouxeram toda a espécie de ajuda em prata, ouro, bens, animais e objetos preciosos, sem falar em todas as doações espontâneas.

Salmo responsorial: Sl 125(126),1-2ab.2cd-3.4-5.6 (R. 3a)

R. Maravilhas fez conosco o Senhor!

1Quando o Senhor reconduziu nossos cativos, *parecíamos sonhar; 2aencheu-se de sorriso nossa boca, *bnossos lábios, de canções. R.

cEntre os gentios se dizia: “Maravilhas *dfez com eles o Senhor!” 3Sim, maravilhas fez conosco o Senhor, *exultemos de alegria! R.

4Mudai a nossa sorte, ó Senhor, *como torrentes no deserto. 5Os que lançam as sementes entre lágrimas, *ceifarão com alegria. R.

6Chorando de tristeza sairão, *espalhando suas sementes; cantando de alegria voltarão, *carregando os seus feixes! R.

Evangelho: Lc 8,16-18

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram, vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.


Santos em destaque

São Cléofas. Um dos discípulos de Emaús, ao lado dos quais caminhou o Senhor, explicando-lhe as Escrituras.

São Firmino de Amiens, Bispo e mártir (†303?). Natural de Pamplona (Espanha). Após evangelizar diversas cidades da França atual, foi eleito Bispo de Amiens, onde morreu decapitado no cárcere.

Santo Anacário de Auxèrre, Bispo (†605). Irmão de Santa Austregilda. Em sua diocese cuidou muito da disciplina litúrgica e canônica.

São Princípio, Bispo Soissons (França), irmão de São Remígio, séc VI.

São Sérgio de Radonez, (†1392). De nobre família russa. Fundou o mosteiro da Santíssima Trindade, em Moscou, e reformou a vida monástica na Rússia.

Beato Marcos Criado, presbítero e mártir (†1569). Religioso trinitário espanhol, lapidado pelos mouriscos nas montanhas de Alpujarras, Espanha.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

31 de março de 2024

Domingo da Páscoa na Ressureição do Senhor Para os cristãos,...

30 de março de 2024

Sábado Santo Na mais sagrada e santa das noites, a...

29 de março de 2024

Sexta-feira da Paixão do Senhor No dia em que a...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever