30 de novembro de 2025

1º Domingo do Advento

Hoje, omite-se a Festa de Santo André, Apóstolo


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: Is 2,1-5

1Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém. 2Acontecerá, nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as nações, 3para lá irão numerosos povos e dirão: “Vamos subir ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos”; porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a palavra do Senhor. 4Ele há de julgar as nações e arguir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices: não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate. 5Vinde, todos da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor.

Salmo responsorial: Sl 121(122),1-2.4-5.6-7.8-9 (R. cf. 1)

R. Que alegria, quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”

1Que alegria, quando ouvi que me disseram: *”Vamos à casa do Senhor!” 2E agora nossos pés já se detêm, *Jerusalém, em tuas portas. R.

4para lá sobem as tribos de Israel, *as tribos do Senhor. Para louvar, segundo a lei de Israel, *o nome do Senhor. 5A sede da justiça lá está *e o trono de Davi R.

6Rogai que viva em paz Jerusalém, *e em segurança os que te amam! 7Que a paz habite dentro de teus muros, *tranquilidade em teus palácios!  R.

8Por amor a meus irmãos e meus amigos, *peço: “A paz esteja em ti!” 9Pelo amor que tenho à casa do Senhor, *eu te desejo todo bem! R.

Segunda leitura: Rm 13,11-14a

Irmãos: 11Vós sabeis em que tempo estamos, pois já é hora de despertar. Com efeito, agora a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé. 12A noite já vai adiantada, o dia vem chegando: despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz. 13Procedamos honestamente, como em pleno dia: nada de glutonerias e bebedeiras, nem de orgias sexuais e imoralidades, nem de brigas e rivalidades. 14aPelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo.

Evangelho: Mt 24,37-44

Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: 37“A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. 38Pois nos dias, antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. 39E eles nada perceberam até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem. 40Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. 41Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada. 42Portanto, ficai atentos! porque não sabeis em que dia virá o Senhor. 43Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 44Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá”.


Santos em destaque

Santo André, apóstolo. Irmão de São Pedro, foi o primeiro a receber o chamado de Jesus. Morreu crucificado em Patras, depois de pregar o Evangelho em Acaia e outras regiões da Grécia.

São Tudual, abade e Bispo (†séc. VI). Foi o primeiro Bispo de Tréguier, na Bretanha Menor, França. Construiu ali diversos mosteiros.

São Cutberto Mayne, presbítero e mártir (†1577). Convertido ao Catolicismo e ordenado sacerdote, exercia seu ministério na Inglaterra quando foi descoberto e condenado à morte no reinado de Elizabeth I.

São Galgano Guidotti, eremita (†1181). Após uma juventude devassa, viveu como penitente numa ermida sobre o monte Siepi, na Toscana, Itália

São Tadeu Liu Ruiting, presbítero e mártir (†1823). Depois de suportar suplícios e mais de dois anos de cárcere, morreu estrangulado em Quxian, China.

São José Marchand, presbítero e mártir (†1835). Sacerdote da Sociedade das Missões Estrangeiras de Paris, que, no tempo do imperador Minh Mang, foi condenado ao suplício dos 100 açoites em Hué, Vietnã.

Beato João de Vercelas, sacerdote (†1283), sacerdote. Mestre Geral da Ordem Dominicana, divulgou empenhadamente a devoção ao Santo Nome de Jesus.

Beato Frederico de Ratisbona, religioso (†1329). Da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho onde exerceu o ofício de carpinteiro; brilhou por seu fervor na oração, obediência e caridade.

Beato Alexandre Crow, presbítero e mártir (†1586). Preso por exercer o ministério sacerdotal na Inglaterra, foi enforcado e esquartejado, no reinado de Elizabeth I.

Beato Luís Roque Gientyngier, presbítero e mártir (†1941). Executado perto de Munique, Alemanha, no tempo da ocupação militar da Polônia.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano onlne


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

21 de dezembro de 2025

4º Domingo do Advento Leituras da Missa Santos em...

20 de dezembro de 2025

Sábado da 3ª semana do Advento Leituras da Missa ...

19 de dezembro de 2025

Sexta-feira da 3ª semana do Advento Leituras da Missa ...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever