6 de março de 2024

Quarta-feira da 3ª semana da Quaresma

Leituras da Missa

Primeira leitura: Dt 4,1.5-9

Moisés falou ao povo, dizendo: 1“Agora, Israel, ouve as leis e os decretos que eu vos ensino a cumprir, para que, fazendo-o, vivais e entreis na posse da Terra Prometida que o Senhor Deus de vossos pais vos vai dar. 5Eis que vos ensinei leis e decretos conforme o Senhor meu Deus me ordenou, para que os pratiqueis na terra em que ides entrar e da qual tomareis posse. 6Vós os guardareis, pois, e os poreis em prática, porque neles está vossa sabedoria e inteligência perante os povos, para que, ouvindo todas estas leis, digam: ‘Na verdade, é sábia e inteligente esta grande nação!’ 7Pois qual é a grande nação cujos deuses lhe são tão próximos como o Senhor nosso Deus, sempre que o invocamos? 8E que nação haverá tão grande que tenha leis e decretos tão justos, como esta lei que hoje vos ponho diante dos olhos? 9Mas toma cuidado! Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que viste com os próprios olhos e nada deixes escapar do teu coração por todos os dias de tua vida; antes, ensina-o a teus filhos e netos”.

Salmo responsorial: Sl 147(147B),12-13.15-16.19-20 (R. 12a)

R. Glorifica o Senhor, Jerusalém!

12Glorifica o Senhor, Jerusalém! *Ó Sião, canta louvores ao teu Deus! 13Pois reforçou com segurança as tuas portas, *e os teus filhos em teu seio abençoou. R.

15Ele envia suas ordens para a terra, *e a palavra que ele diz corre veloz. 16ele faz cair a neve como a lã *e espalha a geada como cinza. R.

19Anuncia a Jacó sua palavra, *seus preceitos suas leis a Israel. 20Nenhum povo recebeu tanto carinho, *a nenhum outro revelou os seus preceitos. R.

Evangelho: Mt 5,17-19

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade eu vos digo, antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”.


Santos em destaque

São Julião, Bispo (†690). Reuniu três Concílios em Toledo, Espanha. Expôs em seus escritos a verdadeira doutrina, dando mostras de caridade e zelo pelas almas.

São Crodegando, Bispo (†766). Dispôs que o clero da Diocese de Metz levasse observância claustral e seguisse uma irrepreensível regra de vida. Promoveu notavelmente o canto litúrgico.

São Fridolino, abade (†séc. VIII). Oriundo da Irlanda, peregrinou através da Gália e chegou a Säckingen, Alemanha, onde fundou dois mosteiros em honra de Santo Hilário.

Santo Olegário, Bispo (†1137). Religioso agostiniano, Bispo de Barcelona e Arcebispo de Tarragona, Espanha. Trabalhou na restauração da disciplina canônica e reorganização da arquidiocese.

Santa Coleta Boylet, virgem (†1447). Religiosa clarissa que reconduziu muitos mosteiros de sua ordem à perfeita observância da regra. Faleceu em Gante, Bélgica.

Santa Rosa de Viterbo, virgem (†1253). Religiosa da Ordem Terceira de São Francisco, que consumou precocemente em Viterbo, Itália, o breve curso da sua vida aos dezoito anos de idade.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

23 de abril de 2024

Terça-feira da Quarta semana da Páscoa Memórias facultativas de Santo...

22 de abril de 2024

Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa Leituras da Missa ...

21 de abril de 2024

Quarto Domingo da Páscoa Leituras da Missa Santos em...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever