7 de março de 2024

Quinta-feira da 3ª semana da Quaresma

Memória facultativa de Santas Perpétua e Felicidade (†203). Mártires em Cartago durante a perseguição de Septimio Severo.

Leituras da Missa

Primeira leitura: Jr 7,23-28

Assim fala o Senhor: 23“Dei esta ordem ao povo, dizendo: Ouvi a minha voz, assim serei o vosso Deus e vós sereis o meu povo; e segui adiante por todo o caminho que eu vos indicar para serdes felizes. 24Mas eles não ouviram e não prestaram atenção; ao contrário, seguindo as más inclinações do coração, andaram para trás e não para a frente, 25desde o dia em que seus pais saíram do Egito até o dia de hoje. A todos enviei meus servos, os profetas, e enviei-os cada dia, começando bem cedo; 26mas não ouviram e não prestaram atenção, ao contrário: obstinaram-se no erro, procedendo ainda pior que seus pais. 27Se falares todas essas coisas, eles não te escutarão e, se os chamares, não te darão resposta. 28Dirás, então: ‘Esta é a nação que não escutou a voz do Senhor, seu Deus, e não aceitou correção. Sua fé morreu, foi arrancada de sua boca’”.

Salmo responsorial: Sl 94(95),1-2.6-7.8-9 (R. 8

R. Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: Não fecheis os vossos corações.

1Vinde, exultemos de alegria no Senhor, *aclamemos o Rochedo que nos salva! 2Ao seu encontro caminhemos com louvores, *e com cantos de alegria o celebremos! R.

6Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, *e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! 7Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, †e nós somos o seu povo e seu rebanho, *as ovelhas que conduz com sua mão. R.

8Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: *”Não fecheis os corações como em Meriba, 9como em Massa, no deserto, aquele dia, †em que outrora vossos pais me provocaram, *apesar de terem visto as minhas obras”. R.

Evangelho: Lc 11,14-23

Naquele tempo, 14Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. 15Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. 16Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. 17Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. 18Ora, se até satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. 19Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. 20Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. 22Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava e reparte o que roubou. 23Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.


Santos em destaque

São Paulo, o Simples, eremita (†séc. IV). Discípulo de Santo Antão na Tebaida, Egito.

São Paulo de Prusa, Bispo (†850). Por defender o culto das imagens sagradas, foi expulso de sua pátria e morreu no exílio em Prusa, atual Bursa, Turquia.

Santa Teresa Margarida Redi, virgem (†1770). Carmelita descalça do convento de Florença, Itália. Percorreu um árduo caminho de perfeição em sua curta vida de 22 anos.

São Simeão Berneux, Bispo e mártir (†1866). Missionário francês nomeado Vigário Apostólico na Coreia. Foi decapitado após sofrer terríveis tormentos.

São João Baptista Nam Chong-sam, mártir (†1866). Nobre coreano, camareiro real, converteu-se ao Cristianismo e passou a ser malvisto pela corte. Foi preso, torturado e decapitado.

Beato José Olallo Valdés, religioso (†1889). Da Ordem Hospitaleira de São João de Deus, dedicou-se aos doentes durante 54 anos servindo como enfermeiro num hospital de Havana, Cuba.

Beato Leônidas Fëdorov, Bispo e mártir (†1935). Exarca dos católicos russos de rito bizantino, foi encarcerado em Kirov, onde morreu como fiel discípulo de Cristo.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

23 de abril de 2024

Terça-feira da Quarta semana da Páscoa Memórias facultativas de Santo...

22 de abril de 2024

Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa Leituras da Missa ...

21 de abril de 2024

Quarto Domingo da Páscoa Leituras da Missa Santos em...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever