Quinta-feira da 30ª semana do Tempo Comum
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura: Ef 6,10-20
10Para terminar, irmãos, confortai-vos no Senhor, e no domínio de sua força, 11revesti-vos da armadura de Deus, para estardes em condições de enfrentar as manobras do diabo. 12Pois não é a homens que enfrentamos, mas as autoridades, os poderes, as dominações deste mundo de trevas, os espíritos do mal que estão nos céus. 13Revesti, portanto, a armadura de Deus, a fim de que no dia mau possais resistir e permanecer firmes em tudo. 14De pé, portanto! Cingi os vossos rins com a verdade, revesti-vos com a couraça da justiça 15e calçai os vossos pés com a prontidão em anunciar o Evangelho da paz. 16Tomai o escudo da fé, o qual vos permitirá apagar todas as flechas ardentes do Maligno. 17Tomai, enfim, o capacete da salvação e o gládio do espírito, isto é, a Palavra de Deus. 18Com preces e súplicas de vária ordem, orai em todas as circunstâncias, no Espírito, e vigiai com toda a perseverança, intercedendo por todos os santos. 19Orai também por mim, para que a palavra seja colocada em minha boca para anunciar corajosamente o mistério do Evangelho, 20do qual sou embaixador acorrentado. Possa eu, como é minha obrigação, proclamá-lo com toda a ousadia.
Salmo responsorial: Sl 143(144),1.2.9-10 (R. 1a)
R. Bendito seja o Senhor, meu rochedo!
1Bendito seja o Senhor, meu rochedo, †que adestrou minhas mãos para a luta, *e os meus dedos treinou para a guerra! R.
2Ele é meu amor, meu refúgio, *libertador, fortaleza e abrigo; É meu escudo: é nele que espero, *ele submete as nações a meus pés. R.
9Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, *nas dez cordas da harpa louvar-vos, 10a vós que dais a vitória aos reis *e salvais vosso servo Davi. R.
Evangelho: Lc 13,31-35
31Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. 32Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. 33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. 34Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintainhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: ‘Bendito aquele que vem em nome do Senhor’ “.
Santos em destaque
Santo Antonino, Bispo (†c. 661). Trabalhou incansavelmente para extinguir a heresia ariana entre os lombardos.
São Wolfango, Bispo (†994). Monge beneditino elevado à sé episcopal de Ratisbona, Alemanha. Deu novo impulso à vida religiosa e restaurou a disciplina do Clero.
Santo Afonso Rodríguez, religioso (†1617). Ao perder sua esposa e filhos, tornou-se jesuíta e foi por muitos anos porteiro do colégio de Palma de Maiorca, Espanha.
Beato Cristóvão de Romanha, presbítero (†1272). Frade menor enviado pregar na Aquitânia pelo próprio São Francisco de Assis. Morreu centenário em Cahors, França.
Beato Domingos Collins, religioso e mártir (†1602). Irmão coadjutor jesuíta, preso, torturado e enforcado na Irlanda, por ter se recusado a renegar sua Fé.
Beato Tomás Bellacci de Florença, religioso (†1447). Arrependendo-se de sua juventude dissoluta, ingressou como irmão leigo na Ordem dos Frades Menores.
Beato Leão Nowakowski, presbítero e mártir (†1939). Fuzilado em Piotrków Kujawski durante a ocupação militar da Polônia.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online