6 de novembro de 2024

Quarta-feira da 31ª Semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Fl 2,12-18

12Meus queridos, como sempre fostes obedientes, não só em minha presença, mas ainda mais agora na minha ausência, trabalhai para a vossa salvação, com temor e tremor. 13Pois é Deus que realiza em vós tanto o querer como o fazer, conforme o seu desígnio benevolente. 14Fazei tudo sem reclamar ou murmurar, 15para que sejais livres de repreensão e ambiguidade, filhos de Deus sem defeito, no meio desta geração depravada e pervertida, na qual brilhais como os astros no universo. 16Conservai com firmeza a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo, terei a glória de não ter corrido em vão, nem trabalhado inutilmente. 17E ainda que eu seja oferecido em libação, no sacrifício que é o sagrado serviço de vossa fé, fico feliz e alegro-me com todos vós. 18Vós também, alegrai-vos pelo mesmo motivo e congratulai-vos comigo. Palavra do Senhor.

Salmo responsorial: Sl 26(27),1.4.13-14 (R. 1a)

R. O Senhor é minha luz e salvação!

1O Senhor é minha luz e salvação; *de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; *perante quem eu tremerei? R.

4Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, *e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor *por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor *e contemplá-lo no seu templo. R.

13Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver *na terra dos viventes. 14Espera no Senhor e tem coragem, *espera no Senhor! R.

Evangelho: Lc 14,25-33

Naquele tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. 28Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’ 31Ou ainda: Qual o rei que ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”


Santos em destaque

São Félix, mártir. Séc. III.

São Leonardo de Noblac, eremita. De família nobre, nasceu na Gália no séc. VI. Seguidor de São Remígio, viveu numa floresta perto da cidade de Limoges (França).

São Melânio, Bispo (†d. 511). Construiu com suas próprias mãos uma igreja na cidade de Rennes, França, e congregou muitos monges para o serviço de Deus.

São Severo (séc.VII), mártir e Bispo de Barcelona, Espanha.

Santos Calínico, Himério, Teodoro, Estevão, Pedro, Paulo, outro Teodoro, João, outro João e outro de nome desconhecido, mártires (†638). Em Gaza, soldados aprisionados pelos sarracenos sitiantes desta cidade, encorajados pelo bispo São Sofrônio, confessaram a Cristo e foram decapitados.

São Vinoco, abade (†716). Discípulo de São Bertino no mosteiro de Sithiu, próximo de Saint Omer, França, fundou e regeu o cenóbio de Wormhoudt.

Santo Estêvão de Apt, Bispo (†1046). Insigne por sua mansidão, organizou duas peregrinações a Jerusalém e reconstruiu a catedral de sua diocese, Apt, situada ao sudeste da França.

São Teobaldo, presbítero (†1070). Religioso dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho falecido em Dorat, França. Foi guardião da igreja e saía somente para prestar assistência aos enfermos.

Beata Cristina de Stomeln, virgem (†1312). Nasceu em Stomeln, perto de Colônia (Alemanha). Aos doze anos entrou no convento e aos quinze recebeu os estigmas da Paixão. Enfrentou de modo admirável duras tentações.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

21 de janeiro de 2025

Memória de Santa Inês Virgem e mártir (†s. III-IV). Sofreu...

20 de janeiro de 2025

Segunda-feira da 2ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...

19 de janeiro de 2025

Domingo da 2ª semana do Tempo Comum Leituras da...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever