6 de outubro de 2024

Leituras da Missa

Primeira leitura: Gn 2,18-24

18O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele”. 19Então o Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu, e trouxe-os a Adão para ver como os chamaria; todo o ser vivo teria o nome que Adão lhe desse. 20E Adão deu nome a todos os animais domésticos, a todas as aves do céu e a todos os animais selvagens; mas Adão não encontrou uma auxiliar semelhante a ele. 21Então o Senhor Deus fez cair um sono profundo sobre Adão. Quando este adormeceu, tirou-lhe uma das costelas e fechou o lugar com carne. 22Depois, da costela tirada de Adão, o Senhor Deus formou a mulher e conduziu-a a Adão. 23E Adão exclamou: “Desta vez, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada ‘mulher’ porque foi tirada do homem”. 24Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne.

Salmo responsorial: Sl 127(128),1-2.3.4-5.6 (R. cf. 5)

R. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.

1Feliz és tu se temes o Senhor *e trilhas seus caminhos! 2Do trabalho de tuas mãos hás de viver, *serás feliz, tudo irá bem! R.

3A tua esposa é uma videira bem fecunda *no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira *ao redor de tua mesa. R.

4Será assim abençoado todo homem *que teme o Senhor. 5O Senhor te abençoe de Sião, *cada dia de tua vida, R.

Para que vejas prosperar Jerusalém, *6e os filhos dos teus filhos. Ó Senhor, que venha a paz a Israel, *que venha a paz ao vosso povo! R.

Segunda leitura: Hb 2,9-11

Irmãos: 9Jesus, a quem Deus fez pouco menor do que os anjos, nós o vemos coroado de glória e honra, por ter sofrido a morte. Sim, pela graça de Deus em favor de todos, ele provou a morte. 10Convinha de fato que aquele, por quem e para quem todas as coisas existem, e que desejou conduzir muitos filhos à glória, levasse o iniciador da salvação deles à consumação, por meio de sofrimentos. 11Pois tanto Jesus, o Santificador, quanto os santificados, são descendentes do mesmo ancestral; por esta razão, ele não se envergonha de os chamar irmãos.

Evangelho: Mc 10,2-16

Naquele tempo, 2Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. 3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 4Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!” 10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”. 13Depois disso, traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas. 15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.


Santos em destaque

São Bruno, presbítero e monge (†1101). Nascido na Alemanha, fundador da Ordem dos Cartuxos. Foi mestre de teologia em Reims, onde teve por alunos São Hugo de Grenoble e o futuro Papa Urbano II, do qual foi conselheiro.

Santa Maria Francisca das Chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo, virgem (†1791). Terciária franciscana, destacou-se por sua paciência nas tribulações e adversidades, bem como pelas penitências e pelo amor de Deus e das almas, em Nápoles, Itália.

São Francisco Tran Van Trung, mártir (†1858). Soldado do exército imperial do Vietnã que, recusando-se a pisotear a Cruz, foi torturado e decapitado.

Beato Adalberon de Würzburg, Bispo (†1090). Foi perseguido pelos cismáticos e expulso de sua Diocese de Würzburg, Alemanha, por haver defendido a Sé Apostólica.

Beatos João e Tecla Hashimoto Tahyoe e companheiros, mártires (†1619). Casal cruelmente martirizado em Kioto, Japão, junto com seus cinco filhos e mais quarenta e quatro cristãos.

Beata Maria Rosa Durocher, virgem (†1849). Fundou em Longueuil, Canadá, a Congregação das Irmãs dos Santos Nomes de Jesus e Maria, para a formação da juventude feminina.

Beato Isidoro de São José de Loor, religioso (†1916). Irmão leigo passionista, faleceu aos 35 anos em Courtrai, na Bélgica, dando exemplo de aceitação dos atrozes sofrimentos provocados pela doença.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

24 de novembro de 2024

Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo Hoje,...

23 de novembro de 2024

Sábado da 33ª semana do Tempo Comum Memórias facultativas de...

22 de novembro de 2024

Memória de Santa Cecília Virgem e mártir. Segundo antiga tradição,...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever