Quarta-feira da 27ª semana do Tempo Comum
Memória facultativa de São Dionísio ou Dinis, Bispo e companheiros, mártires, (†250). Bispo de Paris, foi decapitado junto com o sacerdote Rústico e o diácono Eleutério na colina de Montmartre, nos arredores da cidade.
São João Leonardo, (†1609)presbítero. Fundador dos Clérigos da Mãe de Deus, em 1574, e da Congregação da Doutrina Cristã, para catequizar a juventude e premunir os adultos contra os erros da Reforma. Amigo íntimo de São Felipe Néri. Fundou em Roma uma escola para formar missionários.
Leituras da Missa
Primeira leitura: Gl 2,1-2.7-14
Irmãos, 1quatorze anos mais tarde, subi, de novo, a Jerusalém, com Barnabé, levando também Tito comigo. 2Fui lá, por causa de uma revelação. Expus-lhes o evangelho que tenho pregado entre os pagãos, o que fiz em particular aos líderes da Igreja, para não acontecer estivesse eu correndo em vão ou tivesse corrido em vão. 7Pelo contrário, viram que a evangelização dos pagãos foi confiada a mim, como a Pedro foi confiada a evangelização dos judeus. 8De fato, aquele que preparou Pedro para o apostolado entre os judeus preparou-me também a mim para o apostolado entre os pagãos. 9Reconhecendo a graça que me foi dada, Tiago, Cefas e João, considerados as colunas da Igreja, deram-nos a mão, a mim e a Barnabé, como sinal de nossa comunhão recíproca. Assim ficou confirmado que nós iríamos aos pagãos e eles iriam aos judeus. 10O que nos recomendaram foi somente que nos lembrássemos dos pobres. E isso procurei fazer sempre, com toda a solicitude. 11Mas, quando Cefas chegou a Antioquia, opus-me a ele abertamente, pois ele merecia censura. 12Com efeito, antes que chegassem alguns da comunidade de Tiago, ele tomava refeição com os gentios. Mas, depois que eles chegaram, Cefas começou a esquivar-se e a afastar-se, por medo dos circuncidados. 13E os demais judeus acompanharam-no nessa dissimulação, a ponto de até Barnabé se deixar arrastar pela hipocrisia deles. 14Quando vi que não estavam procedendo direito, de acordo com a verdade do Evangelho, disse a Cefas, diante de todos: “Se tu, que és judeu, vives como pagão e não como judeu, como podes obrigar os pagãos a viverem como judeus?”
Salmo responsorial: Sl 116(117),1.2 (R. Mc 16,15)
R. Ide, por todo o mundo, e a todos pregai o Evangelho. Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.
1Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, *povos todos, festejai-o! R.
2Pois comprovado é seu amor para conosco, *para sempre ele é fiel! R.
Evangelho: Lc 11,1-4
1Um dia, Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. 2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos, 4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’ “.
Santos em destaque
Santo Abraão, patriarca. Atendendo ao chamado de Deus, partiu de Ur dos Caldeus em busca da terra que Ele lhe prometeu.
Santa Públia (†séc. IV). Piedosa viúva de Antioquia que se fez monja. Foi esbofeteada por ordem de Juliano, o apóstata, por cantar salmos que condenavam a idolatria.
São Gisleno, monge (†séc. VII). Eremita no bosque de Hainaut, Bélgica, fundou ali mesmo um mosteiro em honra de São Pedro e São Paulo, dando origem à cidade de Saint-Ghislain.
São Deusdedit, (†c. 834). Abade do mosteiro beneditino de Monte Cassino, Itália. Encarcerado por ordem do tirano Sicardo, morreu em decorrência da fome e outras privações.
São Guntero, eremita (†1045). Abandonando os bens terrenos, abraçou a vida monástica na Ordem Beneditina. Após alguns anos, optou pela vida eremítica, retirando-se nos bosques da Baviera e Boêmia.
São Luís Beltran, presbítero (†1581). Dominicano espanhol que pregou o Evangelho aos indígenas na América Meridional e os defendeu contra os abusos dos colonizadores.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online