11 de abril de 2024

Memória de Santo Estanislau

Bispo e mártir (†1079). Foi um defensor incansável dos valores humanos e do ideal cristão. Como bom pastor, dirigiu a Igreja de Cracóvia, na Polônia, ajudou os pobres e visitou todos os anos os seus clérigos. Finalmente, enquanto celebrava os divinos mistérios, foi morto pelo rei Boleslau, cuja má conduta tinha repreendido.


Ver também:

Leituras da Missa

Primeira leitura: At 5,27-33

Naqueles dias, os guardas 27levaram os apóstolos e os apresentaram ao sinédrio. O sumo sacerdote começou a interrogá-los, 28dizendo: “Nós tínhamos proibido expressamente que vós ensinásseis em nome de Jesus. Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalém com a vossa doutrina. E ainda nos quereis tornar responsáveis pela morte desse homem!” 29Então Pedro e os outros apóstolos responderam: “É preciso obedecer a Deus antes que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz. 31Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia supremo e Salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. 32E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que lhe obedecem”. 33Quando ouviram isso, ficaram furiosos e queriam matá-los.

Salmo responsorial: Sl 33, 2.9. 17-18. 19-20 (R. 7a)
R. Este infeliz gritou a Deus e foi ouvido. Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

2Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, *seu louvor estará sempre em minha boca. 9Provai e vede quão suave é o Senhor! *Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! R.

17mas ele volta a sua face contra os maus, *para da terra apagar sua lembrança. 18Clamam os justos, e o Senhor bondoso escuta *e de todas as angústias os liberta. R.

19Do coração atribulado ele está perto *e conforta os de espírito abatido. 20Muitos males se abatem sobre os justos, *mas o Senhor de todos eles os liberta. R.

Evangelho: Jo 3,31-36

31“Aquele que vem do alto está acima de todos. O que é da terra pertence à terra e fala das coisas da terra. Aquele que vem do céu está acima de todos. 32Dá testemunho daquilo que viu e ouviu, mas ninguém aceita o seu testemunho. 33Quem aceita o seu testemunho atesta que Deus é verdadeiro. 34De fato, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, porque Deus lhe dá o Espírito sem medida. 35O Pai ama o Filho e entregou tudo em sua mão. 36Aquele que acredita no Filho possui a vida eterna. Aquele, porém, que rejeita o Filho não verá a vida, pois a ira de Deus permanece sobre ele”.


Santos em destaque

Santa Gema Galgani, virgem (†1903). Mística cheia de ardor pela Cruz de Cristo, que teve como privilégio receber os estigmas da Paixão e morrer no Sábado Santo, aos vinte e cinco anos.

Beato Lanuíno, monge (†1119). Foi escolhido para acompanhar São Bruno no serviço do Papa. Após a morte do fundador, elegeram-no prior dos mosteiros. Apesar da necessidade de sair muitas vezes para missões papais, nunca perdeu o estado de espírito da Cartuxa.

Beata Sancha de Portugal, virgem (†1229). Filha do rei Sancho I, renunciou aos bens terrenos e consagrou-se a Deus no mosteiro cisterciense de Celas, por ela fundado junto a Coimbra.

Beato Ângelo Carletti de Chivasso, presbítero (†1495). Deixou o cargo de senador, que exercia no Piemonte, distribuiu seus bens e tornouse franciscano.

Beata Helena Guerra, virgem (†1914). Fundou em Lucca, Itália, a Congregação das Oblatas do Espírito Santo.

Beato Simproniano Ducki, religioso e mártir (†1942). Capuchinho franciscano, martirizado no campo de concentração de Auschwitz, Polônia.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

23 de abril de 2024

Terça-feira da Quarta semana da Páscoa Memórias facultativas de Santo...

22 de abril de 2024

Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa Leituras da Missa ...

21 de abril de 2024

Quarto Domingo da Páscoa Leituras da Missa Santos em...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever