Quarto Domingo da Páscoa
Ver também:
Leituras da Missa
Primeira leitura: At 13,14.43-52
Naqueles dias, Paulo e Barnabé 14partindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisídia. E, entrando na sinagoga em dia de sábado, sentaram-se. 43Muitos judeus e pessoas piedosas convertidas ao judaísmo seguiram Paulo e Barnabé. Conversando com eles, os dois insistiam para que continuassem fiéis à graça de Deus. 44No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra de Deus. 45Ao verem aquela multidão, os judeus ficaram cheios de inveja e, com blasfêmias, opunham-se ao que Paulo dizia. 46Então, com muita coragem, Paulo e Barnabé declararam: “Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que vamos dirigir-nos aos pagãos. 47Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu: ‘Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra'”. 48Os pagãos ficaram muito contentes, quando ouviram isso, e glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que eram destinados à vida eterna, abraçaram a fé. 49Desse modo, a palavra do Senhor espalhava-se por toda a região. 50Mas os judeus instigaram as mulheres ricas e religiosas, assim como os homens influentes da cidade, provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território. 51Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés, e foram para a cidade de Icônio. 52Os discípulos, porém, ficaram cheios de alegria e do Espírito Santo.
Salmo responsorial: Sl 99(100),2.3.5 (R. 3ac)
R. Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, nós somos seu povo e seu rebanho. Ou Aleluia, Aleluia, Aleluia.
2Aclamai o Senhor, ó terra inteira, †servi ao Senhor com alegria, *ide a ele cantando jubilosos! R.
3Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, †Ele mesmo nos fez, e somos seus, *nós somos seu povo e seu rebanho. R.
5Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, †sua bondade perdura para sempre, *seu amor é fiel eternamente! R.
Segunda leitura: Ap 7,9.14b-17
Eu, João, 9vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. 14bEntão um dos anciãos me disse: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro. 15Por isso, estão diante do trono de Deus e lhe prestam culto, dia e noite, no seu templo. E aquele que está sentado no trono os abrigará na sua tenda. 16Nunca mais terão fome, nem sede. Nem os molestará o sol, nem algum calor ardente. 17Porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os conduzirá às fontes da água da vida. E Deus enxugará as lágrimas de seus olhos”.
Evangelho: Jo 10,27-30
Naquele tempo, disse Jesus: 27“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão. 29Meu Pai, que me deu estas ovelhas,
é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”.
Santos em destaque
São Mamerto, Bispo (†c. 475). Perante a iminência de uma calamidade, instituiu em Vienne, França, o tríduo solene de ladainhas e rogações antes da festa da Ascensão do Senhor.
São Gualter, presbítero (†1070). Superior do mosteiro de Esterp, em Limoges, França, refulgiu pela mansidão para com seus irmãos e a caridade para com os pobres.
São Francisco de Jerônimo, presbítero (†1716). Famoso pregador jesuíta falecido em Nápoles, Itália, dedicou-se especialmente às missões populares e ao apostolado com os pobres e abandonados.
Santo Inácio de Laconi, religioso (†1781). Capuchinho da Sardenha que, percorrendo as praças de Cagliari e as estalagens do porto, pedia esmolas para socorrer as misérias dos pobres.
São Mateus Lê Van Gam, mártir (†1847). Foi degolado em Saigon, Vietnã, após um ano de cárcere, por ter levado em seu barco os missionários europeus que evangelizaram a região.
Beatos João Rochester e Jaieme Walwort, presbíteros e mártires (†1537). Monges cartuxos enforcados e expostos no patíbulo, durante dias, por não aceitar Henrique VIII como chefe da Igreja na Inglaterra.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online
Galerias de imagens