Sábado da 6ª semana da Páscoa
Leituras da Missa
Primeira leitura: At 18,23-28
23Paulo permaneceu algum tempo em Antioquia. Em seguida, partiu de novo, percorrendo sucessivamente as regiões da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos. 24Chegou a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria. Era homem eloquente, versado nas Escrituras. 25Fora instruído no caminho do Senhor e, com muito entusiasmo, falava e ensinava com exatidão a respeito de Jesus, embora só conhecesse o batismo de João. 26Então, ele começou a falar com muita convicção na sinagoga. Ao escutá-lo, Priscila e Áquila tomaram-no consigo e, com mais exatidão, expuseram-lhe o caminho de Deus. 27Como ele estava querendo passar para a Acaia, os irmãos apoiaram-no e escreveram aos discípulos para que o acolhessem bem. Pela graça de Deus, a presença de Apolo aí foi muito útil aos fiéis. 28Com efeito, ele refutava vigorosamente os judeus em público, demonstrando pelas Escrituras que Jesus é o Messias.
Salmo responsorial: Sl 46, 2-3. 8-9. 10 (R. 8a)
R. O Senhor é o grande Rei de toda a terra Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia
2Povos todos do universo, batei palmas, *gritai a Deus aclamações de alegria! 3Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, *o soberano que domina toda a terra. R.
8Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, *ao som da harpa acompanhai os seus louvores! 9Deus reina sobre todas as nações, *está sentado no seu trono glorioso. R.
10Os chefes das nações se reuniram *com o povo do Deus santo de Abraão, pois só Deus é realmente o Altíssimo, *e os poderosos desta terra lhe pertencem! R.
Evangelho: Jo 16,23-28
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 23“Em verdade, em verdade vos digo, se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. 24Até agora nada pedistes em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa. 25Disse-vos estas coisas em linguagem figurativa. Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai. 26Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que vou pedir ao Pai por vós, 27pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que eu vim da parte de Deus. 28Eu saí do Pai e vim ao mundo; e novamente parto do mundo e vou para o Pai”.
Santos em destaque
São Mamerto, Bispo (†c. 475). Perante a iminência de uma calamidade, instituiu em Vienne, França, o tríduo solene de ladainhas e rogações antes da festa da Ascensão do Senhor.
São Gualter, presbítero (†1070). Superior do mosteiro de Esterp, em Limoges, França, refulgiu pela mansidão para com seus irmãos e a caridade para com os pobres.
São Francisco de Jerônimo, presbítero (†1716). Famoso pregador jesuíta falecido em Nápoles, Itália, dedicou-se especialmente às missões populares e ao apostolado com os pobres e abandonados.
Santo Inácio de Laconi, religioso (†1781). Capuchinho da Sardenha que, percorrendo as praças de Cagliari e as estalagens do porto, pedia esmolas para socorrer as misérias dos pobres.
São Mateus Lê Van Gam, mártir (†1847). Foi degolado em Saigon, Vietnã, após um ano de cárcere, por ter levado em seu barco os missionários europeus que evangelizaram a região.
Beatos João Rochester e Jaieme Walwort, presbíteros e mártires (†1537). Monges cartuxos enforcados e expostos no patíbulo, durante dias, por não aceitar Henrique VIII como chefe da Igreja na Inglaterra.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online
Galerias de imagens