12 de abril de 2025

Sábado da 5ª semana da Quaresma

Leituras da Missa

Primeira leitura: Ez 37,21-28

21Assim diz o Senhor Deus: “Eu mesmo vou tomar os israelitas do meio das nações para onde foram, vou recolhê-los de toda a parte e reconduzi-los para a sua terra. 22Farei deles uma nação única no país, nos montes de Israel, e apenas um rei reinará sobre todos eles. Nunca mais formarão duas nações, nem tornarão a dividir-se em dois reinos. 23Não se mancharão mais com os seus ídolos e nunca mais cometerão infames abominações. Eu os libertarei de todo o pecado que cometeram em sua infidelidade, e os purificarei. Eles serão o meu povo e eu serei o seu Deus. 24Meu servo Davi reinará sobre eles, e haverá para todos eles um único pastor. Viverão segundo meus preceitos e guardarão minhas leis, pondo-as em prática. 25Habitarão no país que dei ao meu servo Jacó, onde moraram vossos pais; ali habitarão para sempre, também eles, com seus filhos e netos, e o meu servo Davi será o seu príncipe para sempre. 26Farei com eles uma aliança de paz, será uma aliança eterna. Eu os estabelecerei e multiplicarei, e no meio deles colocarei meu santuário para sempre. 27Minha morada estará junto deles. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 28Assim as nações saberão que eu, o Senhor, santifico Israel, por estar o meu santuário no meio deles para sempre”.

Salmo responsorial: Jr 31,10.11-12ab.13 (R. cf. 10d)

R. O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

10Ouvi, nações, a palavra do Senhor *e anunciai-a nas ilhas mais distantes: “Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, *e o guardará qual pastor a seu rebanho!” R.

11Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó *e o libertou do poder do prepotente. 12aVoltarão para o monte de Sião, †entre brados e cantos de alegria *bafluirão para as bênçãos do Senhor: R.

13Então a virgem dançará alegremente, *também o jovem e o velho exultarão; mudarei em alegria o seu luto, *serei consolo e conforto após a guerra. R.

Evangelho: Jo 11,45-56

Naquele tempo, 45muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. 46Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. 47Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: “O que faremos? Este homem realiza muitos sinais. 48Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação”. 49Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: “Vós não entendeis nada. 50Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” 51Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. 52E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. 53A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus. 54Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos. 55A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. 56Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no Templo, comentavam entre si: “O que vos parece? Será que ele não vem para a festa?”


Santos em destaque

São Júlio I, Papa (†352). Defendeu tenazmente os princípios do Concílio de Niceia durante a perseguição ariana e protegeu Santo Atanásio contra as acusações, acolhendo-o durante seu exílio.

São Zenão, Bispo (†372). Oriundo da África, foi eleito Bispo de Verona em 362. Batizou inúmeros catecúmenos e preservou a sua igreja do arianismo.

Santo Alfério, abade (†1050). De nobre família italiana, fez-se monge e tornou-se discípulo de Santo Odilon de Cluny. Fundou depois na Campânia um mosteiro que desempenhou importante papel na reforma monástica.

Santa Teresa de Los Andes, virgem (†1920). Carmelita chilena que ofereceu a vida a Deus pela conversão do mundo. Morreu aos vinte anos.

São José Moscati, leigo (†1927). Médico de prestígio, nada cobrava dos enfermos pobres e, enquanto prestava assistência médica aos corpos, procurava fortalecer as almas. Faleceu aos quarenta e sete anos em Nápoles, Itália.

São Davi Uribe, presbítero e mártir (†1927). Pároco de Buenavista, México, fuzilado em San José de Chilpancingo, durante a perseguição religiosa neste país.

Beato Lourenço, presbítero (†séc. XIV). Frade jerônimo do Mosteiro de Belém, Lisboa, a quem muitos penitentes acorriam por causa da sua insigne piedade.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Artigo anterior
Próximo artigo

Próximas liturgias

8 de abril de 2025

Terça-feira da 5ª semana da Quaresma  Leituras da Missa ...

7 de abril de 2025

Segunda-feira da 5ª semana da Quaresma  Memória facultativa de São...

6 de abril de 2025

5º Domingo da Quaresma Leituras da Missa Santos em...
Artigo anterior
Próximo artigo

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever