Quinta-feira da 5ª semana do Tempo Comum
Leituras da Missa
Primeira leitura: 1Rs 11,4-13
4Quando Salomão ficou velho, suas mulheres desviaram o seu coração para outros deuses e seu coração já não pertencia inteiramente ao Senhor, seu Deus, como o do seu pai, Davi. 5Salomão prestou culto a Astarte, deusa dos sidônios, e a Melcom, ídolo dos amonitas. 6Ele fez o que desagrada ao Senhor e não lhe foi inteiramente fiel, como seu pai, Davi. 7Foi então que Salomão construiu um santuário para Camos, ídolo de Moab, no monte que está defronte de Jerusalém, e para Melcom, ídolo dos amonitas. 8Fez o mesmo para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e ofereciam sacrifícios aos seus deuses. 9Então, o Senhor irritou-se contra Salomão, porque o seu coração tinha se desviado do Senhor, Deus de Israel, que lhe tinha aparecido duas vezes 10e lhe proibira expressamente seguir a outros deuses. Mas ele não obedeceu à ordem do Senhor. 11E o Senhor disse a Salomão: “Já que procedeste assim e não guardaste a minha aliança nem as leis que te prescrevi, vou tirar-te o reino e dá-lo a um teu servo. 12Mas, por amor de teu pai, Davi, não o farei durante a tua vida; é da mão de teu filho que o arrebatarei. 13Não te tirarei o reino todo, mas deixarei ao teu filho uma tribo, por consideração para com meu servo Davi e para com Jerusalém, que escolhi”.
Salmo responsorial: Sl 105(106),3-4.35-36.37 e 40 (R. 4)
R. Lembrai-vos, ó Senhor, de mim lembrai-vos, segundo o amor que demonstrais ao vosso povo!
3Felizes os que guardam seus preceitos *e praticam a justiça em todo o tempo! 4Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos, *pelo amor que demonstrais ao vosso povo! R.
35Misturaram-se, então, com os pagãos, *e aprenderam seus costumes depravados.36Aos ídolos pagãos prestaram culto, *que se tornaram armadilha para eles. R.
37Pois imolaram até mesmo os próprios filhos, *sacrificaram suas filhas aos demônios. 40Acendeu-se a ira de Deus contra o seu povo, *e o Senhor abominou a sua herança. R.
Evangelho: Mc 7,24-30
Naquele tempo, 24Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido. 25Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”. 28A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”. 29Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. 30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela.
Santos em destaque
São Saturnino e companheiros, mártires. Foram presos, torturados e mortos no ano de 304 durante a perseguição de Diocleciano. São também conhecidos como os mártires da Abitínia.
São Melécio, Bispo (†381). Governou a igreja de Antioquia. Por observar as normas do Concílio de Niceia, foi exilado várias vezes. Morreu quando presidia o Primeiro Concílio Ecumênico de Constantinopla. Suas virtudes mereceram-lhe grandes elogios de São João Crisóstomo e São Gregório de Nissa.
São Bento de Aniane, abade (†821). Educado na corte de Pepino, o Breve, fez-se monge sob a regra beneditina e promoveu a restauração da observância monástica em toda a França e Alemanha.
Santo Antônio Cauleias, Bispo (†901). Patriarca de Constantinopla, trabalhou para consolidar a paz e a unidade na Igreja, conturbada pelo cisma de Fócio.
São Ludão, peregrino (†1202). Natural da Escócia, filho do príncipe Hildebold, dedicou-se ao serviço dos doentes e construiu hospitais e orfanatos. Morreu em Northeim, Alemanha, quando ia em peregrinação às basílicas dos Apóstolos.
Beata Umbelina, abadessa (†1136). Convertida dos prazeres do mundo pelo seu irmão, São Bernardo de Claraval, ingressou com consentimento do marido na Abadia de Jully-les-Nonnains, França, da qual se tornou priora.
Beatos Tomás Hemmerford, Tiago Fenn, João Nutter, João Munden e Jorge Haydock, presbíteros e mártires (†1584). Eviscerados ainda vivos em Tyburn, Londres, durante o reinado de Elizabeth I.
Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online











