11 de fevereiro de 2024

Leituras da Missa

Primeira leitura: Lv 13,1-2.44-46

1O Senhor falou a Moisés e Aarão, dizendo: 2“Quando alguém tiver na pele do seu corpo alguma inflamação, erupção ou mancha branca, com aparência do mal da lepra, será levado ao sacerdote Aarão, ou a um dos seus filhos sacerdotes. 44Se o homem estiver leproso é impuro, e como tal o sacerdote o deve declarar. 45º homem atingido por este mal andará com as vestes rasgadas, os cabelos em desordem e a barba coberta, gritando: ‘Impuro! Impuro!’ 46Durante todo o tempo em que estiver leproso será impuro; e, sendo impuro, deve ficar isolado e morar fora do acampamento”.

Salmo responsorial: Sl 31(32),1-2.5.11 (R. 7)

R. Sois, Senhor, para mim, alegria e refúgio.

1Feliz o homem que foi perdoado *e cuja falta já foi encoberta! 2Feliz o homem a quem o Senhor †não olha mais como sendo culpado, *e em cuja alma não há falsidade! R.

5Eu confessei, afinal, meu pecado, *e minha falta vos fiz conhecer. Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” *E perdoastes, Senhor, minha falta. R.

11Regozijai-vos, ó justos, em Deus, †e no Senhor exultai de alegria! *Corações retos, cantai jubilosos! R.

Segunda leitura: 1Cor 10,31-11,1

Irmãos, 31quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus. 32Não escandalizeis ninguém, nem judeus, nem gregos, nem a Igreja de Deus. 33Fazei como eu, que procuro agradar a todos em tudo, não buscando o que é vantajoso para mim mesmo, mas o que é vantajoso para todos, a fim de que sejam salvos. 11,1Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.

Evangelho: Mc 1,40-45

Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus e, de joelhos, pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero: fica curado!” 42No mesmo instante, a lepra desapareceu e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!” 45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.


Santos em destaque

Santa Soter, virgem e mártir (†c. 304). Preferindo a Fé à nobreza familiar e às honras humanas, não obedeceu à ordem de imolar aos ídolos, nem se perturbou com os ultrajantes insultos, nem temeu a condenação à morte ao fio da espada. Seu sepulcro encontra-se em Roma.

São Gregório II, Papa (†731). No tempo do imperador iconoclasta Leão III, o Isáurico, defendeu o culto às imagens sacras e enviou São Bonifácio para pregar o Evangelho na Germânia.

São Pascoal I, Papa (†824). Promoveu as primeiras missões nos países escandinavos e trasladou muitas relíquias dos mártires das catacumbas para as igrejas. Reconstruiu a Basílica de Santa Cecília, em Roma.

São Pedro Maldonado, presbítero e mártir (†1937). Preso enquanto atendia Confissões na Quarta-feira de Cinzas, foi barbaramente assassinado em Chihuahua, México.

Beato Tobias Borras Romeu, mártir (†1937). Religioso da Ordem Hospitalar de São João de Deus. Foi exemplo de bondade, humildade e zelo. Martirizado durante a Guerra Civil Espanhola.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

 

Próximas liturgias

22 de abril de 2024

Segunda-feira da 4ª Semana da Páscoa Leituras da Missa ...

21 de abril de 2024

Quarto Domingo da Páscoa Leituras da Missa Santos em...

20 de abril de 2023

Sábado da Terceira semana da Páscoa Leituras da Missa ...

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
331,686InscritosInscrever