12 de fevereiro de 2024

Segunda-feira da 6ª semana do Tempo Comum

Leituras da Missa

Primeira leitura: Tg 1,1-11

1Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que vivem na dispersão: saudações. 2Meus irmãos, quando deveis passar por diversas provações, considerai isso motivo de grande alegria, 3por saberdes que a comprovação da fé produz em vós a perseverança. 4Mas é preciso que a perseverança gere uma obra de perfeição, para que vos torneis perfeitos e íntegros, sem falta ou deficiência alguma. 5Se a alguém de vós falta sabedoria, peça-a a Deus, que a concede generosamente a todos, sem impor condições; e ela lhe será dada. 6Mas peça com fé, sem duvidar, porque aquele que duvida é semelhante a uma onda do mar, impelida e agitada pelo vento. 7Não pense tal pessoa que receberá alguma coisa do Senhor: 8o homem de duas almas é inconstante em todos os seus caminhos. 9O irmão humilde pode ufanar-se de sua exaltação, 10mas o rico deve gloriar-se de sua humilhação. Pois há de passar como a flor da erva. 11Com efeito, basta que surja o sol com o seu calor, logo seca a erva, cai a sua flor e desaparece a beleza do seu aspecto. Assim também acabará por murchar o rico no meio de seus negócios.

Salmo responsorial: Sl 118(119),67.68.71.72.75.76 (R. 77a)

R. Venha a mim o vosso amor e viverei.

67Antes de ser por vós provado, eu me perdera; *mas agora sigo firme em vossa lei! R.

68Porque sois bom e realizais somente o bem, *ensinai-me a fazer vossa vontade! R.

71Para mim foi muito bom ser humilhado, *porque assim eu aprendi vossa vontade! R.

72A lei de vossa boca, para mim, *vale mais do que milhões em ouro e prata. R.

75Sei que os vossos julgamentos são corretos, *e com justiça me provastes, ó Senhor! R.

76Vosso amor seja um consolo para mim, *conforme a vosso servo prometestes. R.

Evangelho: Mc 8,11-13

Naquele tempo, 11os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. 12Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: “Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal”. 13E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem.


Santos em destaque

São Saturnino e companheiros, mártires. Foram presos, torturados e mortos no ano de 304 durante a perseguição de Diocleciano. São também conhecidos como os mártires da Abitínia.

São Melécio, Bispo (†381). Governou a igreja de Antioquia. Por observar as normas do Concílio de Niceia, foi exilado várias vezes. Morreu quando presidia o Primeiro Concílio Ecumênico de Constantinopla. Suas virtudes mereceram-lhe grandes elogios de São João Crisóstomo e São Gregório de Nissa.

São Bento de Aniane, abade (†821). Educado na corte de Pepino, o Breve, fez-se monge sob a regra beneditina e promoveu a restauração da observância monástica em toda a França e Alemanha.

Santo Antônio Cauleias, Bispo (†901). Patriarca de Constantinopla, trabalhou para consolidar a paz e a unidade na Igreja, conturbada pelo cisma de Fócio.

São Ludão, peregrino (†1202). Natural da Escócia, filho do príncipe Hildebold, dedicou-se ao serviço dos doentes e construiu hospitais e orfanatos. Morreu em Northeim, Alemanha, quando ia em peregrinação às basílicas dos Apóstolos.

Beata Umbelina, abadessa (†1136). Convertida dos prazeres do mundo pelo seu irmão, São Bernardo de Claraval, ingressou com consentimento do marido na Abadia de Jully-les-Nonnains, França, da qual se tornou priora.

Beatos Tomás Hemmerford, Tiago Fenn, João Nutter, João Munden e Jorge Haydock, presbíteros e mártires (†1584). Eviscerados ainda vivos em Tyburn, Londres, durante o reinado de Elizabeth I.

Ver todos os Santos deste dia no Martirológio Romano online


Galerias de imagens

Próximas liturgias

28 de julho de 2024

Domingo da 17ª semana do Tempo Comum Leituras da...

27 de julho de 2024

Sábado da 16ª semana do Tempo Comum Leituras da...

26 de julho de 2024

Memória de São Joaquim e Santa Ana, pais de...

Redes sociais

1,644,769FãsCurtir
125,191SeguidoresSeguir
9,530SeguidoresSeguir
558,475InscritosInscrever